Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 39 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 7 meses atrás por Rodrigofs.
Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 40 do total)
  • Autor
    Participante

Opa Rodrigão..

Nada melhor doq ver a opinião e exemplos de um expert.. hehehee..!!

Só uma duvida.. oq pode acontecer se utilizar redundancy e retention juntos?

Aqui eu deixei REDUNDANCY = 24 e RETENTION = 3.. analisando mais friamente agora é a mesma coisa q falar 2+2=4 e 3+1 = 4..

Pois se meu backup gera 8 arquivos por dia.. e minha politica de RETENTION é 3.. ele irá sempre gerar 24 arquivos neste período..

Bom.. sei que tenho que aprender muito ainda sobre RMAN..

Abraços.. e obrigado pelas dicas..!

Rodrigo Almeida
      Participante

Regis,

RETENTION POLICY e REDUNDANCY são “retenções” de políticas diferentes para o RMAN, ou seja, você define o quanto que será recuperado.

Exemplo:

Se tenho uma base 24×7, (Crítica), o melhor é sempre utilizar uma retenção baseada em DIAS, ou seja, se eu defino RETENTION POLICY OF 15 DAYS.

Todos os meus backups gerados, seja, FULL, nível 0,1,2,3,4 e etc, serão válidos durante 15 dias, se necessário, pode catalogar outros e aumentar a retenção, porém, estará seguro dentro desses 15 dias.

Com o REDUNDANCY é diferente, pois ele diz que irá utilizar o N backups anteriores para recuperar, ou seja, cópias.

Portanto se definir REDUNDANCY 3, o RMAN irá olhar apenas para as suas últimas 3 cópias do seu backup e iniciar a recuperação! Isso pode lhe deixar “engessado”

Agora sobre a quantidade de backup sets gerados durante o backup, vai depender de como é feito o seu backup, pois existe uma regra básica:

1) Para cada canal alocado, é gerado um backup set.
        2) Se tiver MAXPIECE no canal irá gerar mais.
        3) Internamente no RMAN, existe um algoritmo na geração dos backups sets que ele calcula os datafiles que serão alocados no bs, pois pode existir que 1 canal seja alocado e realocado para o mesmo backup dependendo da quantidade de blocos a ser copiado.
        4) Datafiles e archives sempre estão em backup sets separados, ou seja, mesmo que coloque a opção PLUS ARCHIVELOG ALL, será gerado um backup set somente para archives.

Não existe um backup set que tenha archived logs e datafiles juntos.

Abraços,

vieri
        Participante

Hiii rapaz…

Vamos por partes !!

O RMAN não faz isso?? Este tópico foi em vão !! ahuahuahu
          brincadeira…
          achei que o comando delete fazia.

O delete é apenas para enxugar o repositório do catalogo ?

Mas para archives não backupeados ele remove correto ? não estou louco ainda!!
          ahuahua

Policy :

Eu acabei configurando os dois para 4.

Mas ele me mostra apenas um cara.

RMAN> show all ;

RMAN configuration parameters are:
          CONFIGURE RETENTION POLICY TO RECOVERY WINDOW OF 4 DAYS;
          CONFIGURE BACKUP OPTIMIZATION ON;
          CONFIGURE DEFAULT DEVICE TYPE TO DISK; # default
          CONFIGURE CONTROLFILE AUTOBACKUP ON;
          CONFIGURE CONTROLFILE AUTOBACKUP FORMAT FOR DEVICE TYPE DISK TO ‘%F’; # default
          CONFIGURE DEVICE TYPE DISK PARALLELISM 4 BACKUP TYPE TO BACKUPSET;
          CONFIGURE DATAFILE BACKUP COPIES FOR DEVICE TYPE DISK TO 1;
          CONFIGURE ARCHIVELOG BACKUP COPIES FOR DEVICE TYPE DISK TO 1;
          CONFIGURE MAXSETSIZE TO UNLIMITED; # default
          CONFIGURE ENCRYPTION FOR DATABASE OFF; # default
          CONFIGURE ENCRYPTION ALGORITHM ‘AES128’; # default
          CONFIGURE ARCHIVELOG DELETION POLICY TO NONE; # default
          CONFIGURE SNAPSHOT CONTROLFILE NAME TO ‘/u01/app/oracle/product/10.2.0/dbs/snapcf_ora10g.f’; # default

como “reseto” a configuration por redundancy ?

Para compreensão de como o RMAN pensa.

Qdo eu defino minha policy por days,
          ele marca como obsoleto quando completar N days,
          ai depois eu vou mando o delete e ele remove do catalogo,
          ai eu vou com o rm – rf e removo do disco sem gerar
          inconsistência e problemas
          de checkagem com o catalgo pois as linhas referentes a estes BS’s
          já foram removidas.

acho que o resumo da obra é isso né Rodrigo,
          já vi que vou ter que fazer uma batchzinha!! risos..

abraços galera

acho que é isso !!

Rodrigo Almeida
          Participante

VIERI!

Eu que acabei falando besteira!

o comando DELETE apaga sim o BS do disco ou fita!!! Pensei uma coisa e falei outra! Sorry… =D

E agora na versão 10g, ele deve travar o uso do RETENTION POLICY e o REDUNDANCY, pq realmente dava muitos problemas!!!

E a sua teoria do DELETE está certo! Eu que errei aqui!

Vou culpar o David, pq ele está aqui aprendendo o BMR!!

Tá vendo como funciona!! heheheheh

Abraços,

David Siqueira
            Participante

HAuhUAHuHUAhua!!!
              Que fase!!!!

Tenho nada a ver com isso não…!!!…

Calunia, blasfemia, injuria..hauhauhauhauah

Abraço

Participante

Caraca..

Ei Vieri.. seu post rendeu uma aula de RMAN heim… Rodrigão.. só não vale cobrar heim.. hauhua..!!

Agora entendi muita coisa q eu nao estava conseguindo compreender..

Então para definir qual configuração utilizar vai depender de N fatores.. avaliando pela estrutura q tenho aqui.. o parametro q defini de Retention 3 está quase no limite do meu espaço.. pois por dia gero cerca 300GB.. e só tenho 1T de espaço..

Abraços

jspaulonci
                Participante

Nuh…parabens moçada, esse assunto é complexo mesmo.

vieri
                  Participante

hahaaha,

O delete funciona, já estava agendando uma consulta com minha
                    psicologa, pois eu jurei que vi um BS’s sumindo do disco apos o delete,
                    mas como o rodrigão falou, Véio…. nem testei acreditei e abortei a missão!!! kkkkkkkkkk

Po David atrapalha nosso ACE ai não.. pq oque ele fala agente escrece e passa pra frente!! risos..

Mas agora acho que está tudo esclarecido.

incluir estes comandos no fim do script,
                    e vou acompanhar se está apagando
                    corretamente.

crosscheck backupset;
                    crosscheck archivelog all;
                    CROSSCHECK BACKUP;
                    #RESTORE TABLESPACE SYSTEM VALIDATE;
                    #RESTORE ARCHIVELOG ALL VALIDATE;
                    LIST BACKUP OF DATABASE;
                    REPORT UNRECOVERABLE;
                    REPORT SCHEMA;
                    REPORT NEED BACKUP;
                    REPORT OBSOLETE;

Delete noprompt expired backup;
                    Delete noprompt expired archivelog all;
                    Delete noprompt obsolete;

só tem mais uma coisa Rodrigão,
                    como eu “reseto”, a configuration por redundancy ?
                    Visto que o funcionamento dela não se enquadra no meu cenârio,
                    apenas por dias.

[]s

Marcos Braga
                    Participante

Oi Vieri,

Defina o parâmetro para 1 novamente.

RMAN> configure retention policy to redundancy 1;

parametros de configuracao RMAN antigos:
                      CONFIGURE RETENTION POLICY TO RECOVERY WINDOW OF 7 DAYS;
                      novos parametros de configuracao RMAN:
                      CONFIGURE RETENTION POLICY TO REDUNDANCY 1;
                      os novos parametros de configuracao RMAN foram armazenados com sucesso

RMAN>

[]s

vieri
                      Participante

Porque para 1 ?

eu quero cancelar a política de retention.

vieri
                        Participante

Ops… de redundancy !!!

To com a UNDO na cabeça !! problema em produção.. risos..

Marcos Braga
                          Participante

Porque é necessário pelo menos uma cópia de backup “REDUNDANCY = 1”.

Observe os testes abaixo.

Primeiro um help:

RMAN> configure retention policy to redundancy;

RMAN-00571: ===========================================================
                            RMAN-00569: =============== ERROR MESSAGE STACK FOLLOWS ===============
                            RMAN-00558: erro encontrado durante anßlise dos comandos de entrada
                            RMAN-01009: erro de sintaxe: encontrou ";": esperava: "equal, integer"
                            RMAN-01007: na linha 1 coluna 41 no arquivo: standard input

RMAN>

Como pode observar, após o comando espera-se um sinal de igualdade ou um número inteiro, não existe uma opção “clear” ou “reset”, o que poderia anular a configuração.

Se tentarmos definir a redundância para 0, observe o erro.

RMAN> configure retention policy to redundancy 0;

RMAN-00569: =============== ERROR MESSAGE STACK FOLLOWS ===============
                            RMAN-03002: falha do comando configure em 08/11/2009 13:05:15
                            RMAN-06532: contagem de redundÔncia deve ser maior do que zero

RMAN>

Portanto a solução mais correta é definirmos para 1, indicando ao RMAN que precisaremos somente de uma cópia de backup cada vez que efetuarmos o mesmo.

Creio que isso elucida o caso. 🙂

[]s
                            Braga

Participante

Opa..

Olha eu me intrometendo novamente…!!

Braga uma dúvida.. se definirmos o redundancy para 1.. Desta maneira estamos dizendo ao RMAN que somente o ultimo arquivo backup está “valido” para recovery.. Mas se eu precisar de um backup de 2 dias atras.. oq acontece?!?!?

Marcos Braga
                              Participante

Oi Regis,

Observe esse caso (deixei na configuração só o que nos interessa para este assunto):

Primeiro, a configuração de redundancia:
                                RMAN> show all;

usar o arquivo de controle do banco de dados de destino em vez do catßlogo de recuperaþÒo
                                os parÔmetros de configuraþÒo RMAN sÒo:

Primeiro backup:
                                RMAN> backup datafile 4 format 'c:oraclermanorcl%U';

Iniciando backup em 11/08/09
                                canal alocado: ORA_DISK_1
                                canal ORA_DISK_1: sid=147 devtype=DISK
                                canal ORA_DISK_1: iniciando conjunto de backup completo e compactado do arquivo de dados
                                canal ORA_DISK_1: especificando arquivo(s) de dados no conjunto de backups
                                fno=00004 name=C:ORACLEPRODUCT10.2.0ORADATAORCLUSERS01.DBF do arquivo de dados de entrada
                                canal ORA_DISK_1: iniciando o componente 1 em 11/08/09
                                canal ORA_DISK_1: componente 1 finalizado em 11/08/09
                                handle de componente=C:ORACLERMANORCL1JKME5LL_1_1 tag=TAG20090811T143117 comentßrio=NONE
                                canal ORA_DISK_1: conjunto de backups concluÝdo, tempo decorrido: 00:00:25
                                Finalizado backup em 11/08/09

Segundo backup:
                                RMAN> backup datafile 4 format 'c:oraclermanorcl%U';

Iniciando backup em 11/08/09
                                utilizando o canal ORA_DISK_1
                                canal ORA_DISK_1: iniciando conjunto de backup completo e compactado do arquivo de dados
                                canal ORA_DISK_1: especificando arquivo(s) de dados no conjunto de backups
                                fno=00004 name=C:ORACLEPRODUCT10.2.0ORADATAORCLUSERS01.DBF do arquivo de dados de entrada
                                canal ORA_DISK_1: iniciando o componente 1 em 11/08/09
                                canal ORA_DISK_1: componente 1 finalizado em 11/08/09
                                handle de componente=C:ORACLERMANORCL1KKME5MK_1_1 tag=TAG20090811T143148 comentßrio=NONE
                                canal ORA_DISK_1: conjunto de backups concluÝdo, tempo decorrido: 00:00:25
                                Finalizado backup em 11/08/09

Agora que veremos onde o parâmetro REDUNDANCY faz efeito.

Observe que utilizando REDUNDANCY = 1 um dos backups que acabei de efetuar já ficaram obsoletos:
                                RMAN> report obsolete;

a polÝtica de retenþÒo RMAN serß aplicada ao comando
                                a polÝtica de retenþÒo RMAN estß definida para a redundÔncia 1
                                Relat¾rio de backups e c¾pias obsoletos
                                Tipo Chave Hora de TÚrmino Nome do Arquivo/Handle

Parte de Backup 42 11/08/09 C:ORACLERMANORCL1JKME5LL_1_1

Agora vou alterar o parâmetro para REDUNDANCY = 2
                                RMAN> CONFIGURE RETENTION POLICY TO REDUNDANCY 2;

parÔmetros de configuraþÒo RMAN antigos:
                                novos parÔmetros de configuraþÒo RMAN:
                                CONFIGURE RETENTION POLICY TO REDUNDANCY 2;
                                os novos parÔmetros de configuraþÒo RMAN foram armazenados com sucesso

Observe o que ocorre com os backups obsoletos agora:
                                RMAN> report obsolete;

a polÝtica de retenþÒo RMAN serß aplicada ao comando
                                a polÝtica de retenþÒo RMAN estß definida para a redundÔncia 2
                                nenhum backup obsoleto encontrado

Bom…, o que aprendemos analisando este pequeno teste é que se eu rodar um comando do tipo DELETE OBSOLETE, uma dessas cópias será apagada; porém se não rodarmos o comando DELETE, ela ficará aí até que eu execute o comando DELETE.

Em suma, depende mais de política de backup e retenção.

Os dois parâmetros são independentes, ou você usa um ou usa o outro, onde: REDUNDANCY trata da quantidade de backups que poderemos armazenar e o outro RECOVERY WINDOW trata de quantos dias de backups serão armazenados independente da quantidade de backups que temos.

Porém…, isso só fará efeito quando utilizarmos o comando DELETE.

Bom…, acho que é isso. E por favor, se alguém souber de uma explicação mais didática me ajude. Eu não sei bem como explicar… 😀

Mesmo assim, espero ter esclarecido algo.

[]s
                                Braga

vieri
                                Participante

Mas se você configurou os 2 parâmetros de policy como saber qual irá
                                  prevalecer porque vc pode setar os 2.

Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 40 do total)
                                • Você deve fazer login para responder a este tópico.