Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 7 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 11 meses atrás por David Siqueira.
Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    souza
    Participante

Pessoal,

Gostaria de saber qual é a diferença entre rollback segments e tablespace de undo , porque na minha ferramenta de gerenciamento do sgbd aparece no rollback segments e mostra a ts SYSTEM.

Desde já obrigado

Ishii
      Participante

Olá,

A tablespace UNDO substituiu os Rollback Segments para um melhor gerenciamento de espaço e memória. Isso ocorreu na versão 9i ou seja nas anteriores ainda se encontra os segmento de Rollback

[]s Ishii

souza
        Participante

Ok.

Mas porque no meu toad em rollback segments aparece a SYSTEM ? E meus bancos são 9i e 10g

Ishii
          Participante

Olá,

Isso deve ser do TOAD mesmo pois não tem mais isso no Oracle 9i em diante.

[]s Ishii

dbacesar
            Participante

Boa tarde a todos,

Ishii,

Na versão 10 g os segmentos de rollback existem apenas para funcionalidades de versões anteriores, mas a Oracle não recomenda mais a sua utilização.

att

César

souza
              Participante

Então quer dizer que posso deletar esse segmento ?

Desde já obrigado

dbacesar
                Participante

Sim,
                  mais a sua utilização não é recomendavel.

Att

César

David Siqueira
                  Participante

Souza tudo bem?
                    Bom respondendo ao seu questionamento e reforçando as explicações dos colegas , basicamente o UNDO segement veio para não só melhorar a performance dessa área de banco de dados tão uilizadas em bancos onde as transações sõ continuas e recorrentes, como também veio para amenizar o trabalho do DBA em termos de gerenciamento dessa mesma área, o conjunto de parametros UNDO_TABLESPACE, UNDO_RETENTION e UNDO MANAGEMENT são fortes aliados nesse trabalho, como você deve saber atrávés deles conseguimos não só controlar alocação de espaço dessa área como também determinar como e quando trabalhar, e ficou opcional a utilização do tipo de gerenciamento que cada um escolhe, ha pessoas que se sentem mais a vontade usando gerenciamento manual e outras preferem o padrão automatico, porque quem já trabalhou com versões 8i e menores sabe como é trabalhoso ficar fazendo SHRINK em segmentos de rollback quando estão muito grandes, ou até mesmo ficar editando o init.ora cada vez que é adicionado segmentos novos, pois era uma necessidade a declaração dos segmentos de rollback no init.ora, enfim, eu vejo como uma grande ferramente de auxilio ao cotidiano do DBA.
                    Espero ter ajudado.
                    Abçs.

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
                  • Você deve fazer login para responder a este tópico.