Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 5 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 8 meses atrás por Rodrigo Almeida.
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Cassorielo
    Participante

Amigos,

Preciso rolar uma nova instância em meu servidor de testes. Além de comportar minha instance “teste”, preciso criar uma segunda instância, a “teste-devel”. Não consegui criar na mão, rola um erro e força uma saída. Com o DBCA consegui criar, porém queria criar na mão, com meu script de “CREATE DATABASE…
      Se fosse em outra máquina criava outro banco e fazia um import, já era. No entanto, não é e precisa de um procedimento diferente.

Me ajudem neste case.

Abraço,
      Leandro.

Anônimo

Em que momento que o ocorreu o erro ? No CREATE DATABASE ?

Qual a mensagem de erro ?

O que tem no alert.log ? (se é que gerou algum)

CleitonHanzen
        Participante

Olá Leandro,

Não entendi muito bem o seu problema. Por que complicar querendo utilizar a linha de comando?

Mas caso queira ver como o procedimento de criação do banco funciona na linha de comando, na última página do DBCA existe uma opção “Generada Database Creation Scripts”, no diretório selecionado será criado os arquivos (.bat em Windows e .sh em Unix) contendo todas as chamados de scripts para criação do banco.

Flw.

Cassorielo
          Participante

Então, eu já tinha gerado os scripts usando o DBCA, porém, nenhum dos scripts gerados tinha o conteúdo CREATE DATABASE. Um dos scripts em PL/SQL fez um recover das tablespaces system, sysaux, undotbs e sequencialmente, num outro script um CREATE CONTROLFILE e puxando mais alguns scripts. Achei um bom artigo (link abaixo), resumindo a documentação oficial da oracle. Só adaptei para o Linux e mandei bala. Rolou…

http://www.adp-gmbh.ch/ora/admin/creati … ually.html

Vou continuar enchendo o saco de vocês (coitado do Márcio Almeida e CleitonHanzen..rsrs), mas quero tirar minha certificação em Dezembro.

Abraço e valeu aí.
            Leandro.

CleitonHanzen
            Participante

Opá,

“Compartilhar” um pouco de conhecimento não faz mal a ninguém… 😉

Bom, os scripts que você gerou via DBCA faziam o recover, por que foi utilizado um template que contém datafiles (Data Warehouse, General Purpose ou Transaction Processing). Se for selecionado “Custom Database” o script iria ter os comandos de create.

Abs.

Rodrigo Almeida
              Participante

Bom, basta checar.

Geralmente, quando se cria um banco de dados manualmente, existem algumas “etapas” que fazer o Oracle se “auto-abortar”, como por exemplo:

• Alguma parâmetro no INIT.ORA que estaja apontando para um caminho não existente no servidor.
                • Não ter a tablespace de UNDO criada.

• Quando se cria na mão, o comando CREATE DATABASE e blá blá blá, já cria a tablespace SYSTEM e UNDO no MINIMO (Para 10g tem a SYSAUX), após criar o banco de dados, deve ser executado os scripts CATALOG.SQL e CATPROC.SQL para criar o dicionário e finalizar o restante das tarefas.

Basicamente, é etapar simples como:

• Montar toda a estrutura de diretórios para os arquivos do banco de dados, aconselhável seguir o padrão OFA.
                • Criar o arquivo de parâmetro. (Como todos os caminhos para os locais mencionados acima).
                • Iniciar a instância em NOMOUNT.
                • Executar o CREATE DATABASE.
                • Depois o CATALOG e CATPROC
                • E terminar as tarefas, como criar a tablespaces, importar os dados, e fazer o que quizer.

Nesse link abaixo, tem um exemplo simples de como criar um banco de dados manualmente em ambiente Linux.

http://imasters.uol.com.br/artigo/5565/ … de_backup/

Qualquer dúvida, poste aí.

Abraços,

Rodrigo Almeida

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
              • Você deve fazer login para responder a este tópico.