- Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 2 meses atrás por
Ricardo Portilho Proni.
-
AutorPosts
-
18 de dezembro de 2012 às 3:09 pm #104920
marlontk
ParticipanteBom dia,
Meu ambiente atual:
Servidor1
Dell R610
Memória:8GB
SO:Red Hat Enterprise Linux Server release 5.4 (tikanga)
Instâncias:
1 Oracle Standart edition one 11GR2(SGA 3GB)
Atende a sistemas de varejo, folha de Pagamento e outros pequenos sistemas.
1 Oracle Standart edition one 10GR2(SGA 2GB)
Atende a sistemas de contabilidade e Faturamento de energia.Neste ambiente os usuários estão reclamando de desempenho que acredito seja muito em conta da memória que esta faltando já que o servidor esta fazendo swap.
Estamos pensando em comprar outra maquina Dell e coloca-la a trabalhar também com este storage.
Pensamos que assim podemos ter mais poder de processamento já que as bases rodariam em hardware separado e com mais memória já que junto estamos cotando um aumento de memória para 16GB.
Além de termos duas maquinas com mesmo SO acessando os dados do storage e caso aconteça alguma falha no servidor 1 temos a opção de abrir a base pelo servidor 2(ambos servidores teriam as duas instancias mas no servidor 1 a 11g estaria parada e no servidor 2 a instancia 10g estaria parada, mas como os dados estão no storage poderíamos abrir a base pelo outro servidor.)Tenho duas instancias porque o sistema de um terceiro não era homologado para o 11G então tivemos que optar por colocar outra instancia 10G no mesmo servidor.
Minha pergunta é que já que os datafiles ja estão no storage quando nos comprarmos o novo servidor e faze-lo se comunicar com o storage, quais serão os passos necessários para passar esta instancia 11G do servidor1 para o Servidor 2?
E se alguém já montou este ambiente?Tipo :
Instalação do sofware Oracle 11GR2
Parar base 11g do servidor 1.
Copia dos controlfiles.
copia dos redos(ou multiplexalos no storage)
copia do spfile.
copia da flash(backup do rman+archives)
Copia do arquivo de senhas
Startup;
…19 de dezembro de 2012 às 8:06 pm #104929Ricardo Portilho Proni
ParticipanteO Oracle não sabe que DATAFILEs estão no Storage. Para ele, /u01/oradata/users01.dbf é /u01/oradata/users01.dbf, não importa se é um Storage ou disco local, ou pendrive.
Desta forma, o Upgrade para 11gR2 será o mesmo se os dados estiverem no Storage, com a mera facilidade de não precisar copiar eles de máquina A para máquina B. Mas já que você precisa fazer um backup completo antes, se não foram Terabytes, não será muito diferente.O que me preocupa é o problema de lentidão. Encontrei as frases “acredito seja muito em conta da memória…”, “Estamos pensando…”, “Pensamos que assim podemos ter mais poder de processamento…”, o que indicam que vocês não sabem realmente qual é o problema, será coloca mais hardware na (correta, mas cara e imprecisa) esperança de que isto resolva. Vamos olhar o AWR destas intâncias? E oque causa este swap?
Mas para redundância, a segudna máquina é uma boa.
19 de dezembro de 2012 às 8:47 pm #104930marlontk
ParticipanteEai Portilho,
Primeiro Obrigado por responder a questão já estava achando estranho ninguém responder kkk.1º) não haverá nenhum upgrade( as versão vão continuar as mesmas apenas a instancia 11G deste servidor que irá sair da i e ir para o servidor 2. Neste caso apenas teria que fechar a instancia 11g no servidor 1 e copiar os arquivos que citei no 1 topico para o servidor 2 e abrir a base no 2?
2º) A causa do swap é devido a termos 8GB de memória total
3GB SGA 11G
1GB PGA 11G
+- 150 sessions2GB SGA 10G
388M PGA 10G
+- 200 SessionsSobra muito pouco para o SO poder gerenciar
(Já estou com a com o dbconsole das duas bases parado por falta de memória)3º AWR
Posso te enviar por email?19 de dezembro de 2012 às 9:06 pm #104931Ricardo Portilho Proni
ParticipanteOpa !
Se sua máquian tem 8GB, o seguro é utilizar 4GB. SGAs de 2GB, e só. Mais que isso, não vai te ajudar.
Pode mandar os AWR sim por e-mail sim! Adoro olhar AWR.Abraço !
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.