Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 2 meses atrás por Ricardo Portilho Proni.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    marlontk
    Participante

Bom dia,
      Meu ambiente atual:
      Servidor1
      Dell R610
      Memória:8GB
      SO:Red Hat Enterprise Linux Server release 5.4 (tikanga)
      Instâncias:
      1 Oracle Standart edition one 11GR2(SGA 3GB)
      Atende a sistemas de varejo, folha de Pagamento e outros pequenos sistemas.
      1 Oracle Standart edition one 10GR2(SGA 2GB)
      Atende a sistemas de contabilidade e Faturamento de energia.

Neste ambiente os usuários estão reclamando de desempenho que acredito seja muito em conta da memória que esta faltando já que o servidor esta fazendo swap.

Estamos pensando em comprar outra maquina Dell e coloca-la a trabalhar também com este storage.

Pensamos que assim podemos ter mais poder de processamento já que as bases rodariam em hardware separado e com mais memória já que junto estamos cotando um aumento de memória para 16GB.
      Além de termos duas maquinas com mesmo SO acessando os dados do storage e caso aconteça alguma falha no servidor 1 temos a opção de abrir a base pelo servidor 2(ambos servidores teriam as duas instancias mas no servidor 1 a 11g estaria parada e no servidor 2 a instancia 10g estaria parada, mas como os dados estão no storage poderíamos abrir a base pelo outro servidor.)

Tenho duas instancias porque o sistema de um terceiro não era homologado para o 11G então tivemos que optar por colocar outra instancia 10G no mesmo servidor.

Minha pergunta é que já que os datafiles ja estão no storage quando nos comprarmos o novo servidor e faze-lo se comunicar com o storage, quais serão os passos necessários para passar esta instancia 11G do servidor1 para o Servidor 2?
      E se alguém já montou este ambiente?

Tipo :
      Instalação do sofware Oracle 11GR2
      Parar base 11g do servidor 1.
      Copia dos controlfiles.
      copia dos redos(ou multiplexalos no storage)
      copia do spfile.
      copia da flash(backup do rman+archives)
      Copia do arquivo de senhas
      Startup;

Ricardo Portilho Proni
      Participante

O Oracle não sabe que DATAFILEs estão no Storage. Para ele, /u01/oradata/users01.dbf é /u01/oradata/users01.dbf, não importa se é um Storage ou disco local, ou pendrive.
        Desta forma, o Upgrade para 11gR2 será o mesmo se os dados estiverem no Storage, com a mera facilidade de não precisar copiar eles de máquina A para máquina B. Mas já que você precisa fazer um backup completo antes, se não foram Terabytes, não será muito diferente.

O que me preocupa é o problema de lentidão. Encontrei as frases “acredito seja muito em conta da memória…”, “Estamos pensando…”, “Pensamos que assim podemos ter mais poder de processamento…”, o que indicam que vocês não sabem realmente qual é o problema, será coloca mais hardware na (correta, mas cara e imprecisa) esperança de que isto resolva. Vamos olhar o AWR destas intâncias? E oque causa este swap?

Mas para redundância, a segudna máquina é uma boa.

marlontk
        Participante

Eai Portilho,
          Primeiro Obrigado por responder a questão já estava achando estranho ninguém responder kkk.

1º) não haverá nenhum upgrade( as versão vão continuar as mesmas apenas a instancia 11G deste servidor que irá sair da i e ir para o servidor 2. Neste caso apenas teria que fechar a instancia 11g no servidor 1 e copiar os arquivos que citei no 1 topico para o servidor 2 e abrir a base no 2?

2º) A causa do swap é devido a termos 8GB de memória total
          3GB SGA 11G
          1GB PGA 11G
          +- 150 sessions

2GB SGA 10G
          388M PGA 10G
          +- 200 Sessions

Sobra muito pouco para o SO poder gerenciar
          (Já estou com a com o dbconsole das duas bases parado por falta de memória)

3º AWR
          Posso te enviar por email?

Ricardo Portilho Proni
          Participante

Opa !
            Se sua máquian tem 8GB, o seguro é utilizar 4GB. SGAs de 2GB, e só. Mais que isso, não vai te ajudar.
            Pode mandar os AWR sim por e-mail sim! Adoro olhar AWR.

Abraço !

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.