Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 6 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos atrás por jspaulonci.
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    airoosp
    Participante

Boa tarde,

Temos dois servidores virtuais com 2GB de RAM cada que utilizam sistema operacional Windows 2003 server enterprise. Estes dois servidores estão rodando sobre VMWare ESXi 4.0 Além disso, temos uma storage na qual os dois servidores virtuais tem acesso.
      Neste cenário pretendemos instalar o Oracle 10g e utilizar a funcionalidade RAC.

A dúvida é: levando em conta que os dois servidores virtuais acessarão a mesma base de dados ou seja, os mesmos datafiles. Como deve ser estruturado o acesso ao disco, por estes dois servidores ao datafile?
      Os dois servidores terão acesso a mesma lun da storage ou serão necessárias luns separadas para cada servidor?

Obrigado.

Airton

Participante

Salve Airton..

Com relação a RAC basta vc apontar para os bancos os mesmos caminhos das LUNS, eles utilizarão todos os datafiles “compartilhados”…

Tipo..!

---------- ----------
        | RAC1 | | RAC2 |
        | A | | B |
        ---------- ----------
        | |
        |_______________________________|
        |
        -----------------------
        | STORAGE |
        | DISCO A,B,C,D,E |
        -----------------------

Caraca.. ficou bom o desenho.. nossa… vou mudar de área.. virar webdesigner.. hehehe..

Hehehe.. voltando ao assunto.. é bem isto..!!

Vc vai ter apenas uma área de datafile para ambos os servers/bancos..

Qualquer coisa.. posta ai..!

Abraços..!

Peterson
        Participante

quando conseguir implementar posta pra nós. Gostaria de saber do resultado, porque nunca vi RAC Oracle no Windows.

abraço!

VitorLeandro
          Participante

Airton,

Gostaria de levantar a questão sobre os prós e contras:

1- Montar dois nós em RAC utilizando maquinas virtuais, com 2 GB e 2 Processadores cada?
            2- Montar em uma mesma máquina virtual uma instancia de 4GB e 4 processadores?

Ao meu ver, RAC é bom para aumentar o poder computacional de um banco de dados e também aumentar a redundância (failover).

Mas, montar um RAC em duas maquinas virtuais utilizando uma mesma maquina física você somente estará se prevenindo de problemas em uma máquina virtual, pois se o servidor físico sair do ar, seu RAC todo pára.

Tirando redundância, qual seria a vantagem do RAC nesse cenário?

Sobre RAC em Windows, eu já utilizei e posso dizer que funciona… Mas a aplicação de Patchs pelo menos da versão 10.2.0.1 para a 10.2.0.3 foi um parto de 36 horas de indisponibilidade. Somente um cara da África que conseguiu resolver!

Peterson
            Participante

Fala Vitor,

Como vai cara? Depois se tiver documentos de RAC no Windows me manda… é igual cabeça de bacalhau, só ouvi falar até hj!

Sua colocação foi legal… não há porque fazer um RAC em 2 máquinas virtuais estando no mesmo hardware. A NÃO SER QUE… seja somente para estudos.

abraços

airoosp
              Participante

Boa noite,

Há uma aplicação que precisa estar em alta disponibilidade pois isso que esta ambiente precisa ser montado.
                Inicialmente não estaremos preocupados com performance.

Vitor, se você tiver o material sobre o RAC em ambiente Windows e puder passar uma cópia agradeço.

Obrigado.

Airton

jspaulonci
                Participante

Oi airoosp

Não vou acrescentar nada de mais no meu post mas reforço que se eu fosse você não montaria esse ambiente em RAC, RAC em uma máquina física ?

abraços
                  jp

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
                • Você deve fazer login para responder a este tópico.