Pular para o conteúdo
Visualizando 14 posts - 1 até 14 (de 14 do total)
  • Autor
    msantino
    Participante

Falae pessoal, tranquilex?

To com um cenário aqui meio estranho e queria saber se vocês podem me ajudar?

Tenho um servidor com 32GB de RAM e 2 instâncias Oracle 10g (10.2.0.4) em RHEL 5.
      Instância A:
      SGA_MAX_SIZE = 8G
      SGA_TARGET = 5G

Instância B:
      SGA_MAX_SIZE = 5G
      SGA_TARGET = 5G

Meu alvo é a instância A, pois a B não preciso mexer.

Quando eu mando um:
      ALTER SYSTEM SET SGA_TARGET=6G SCOPE=BOTH
      Ele simplesmente não responde ao comando.
      A instância continua funcionando normalmente, aceitando conexões e tal, mas a janela do SQLPLUS não faz nada.
      Até que eu aperto Ctrl+c e cancelo o comando, aí ele me dá a mensagem:

alter system set sga_target=6G scope=both
      *
      ERROR at line 1:
      ORA-02097: parameter cannot be modified because specified value is invalid
      ORA-01013: user requested cancel of current operation

A minha dúvida é:
      Existe uma instância em standby pra esse cara, usando DATAGUARD. E no servidor de contingência não há mais memória livre, pois o hardware é diferente.

Será que eu não consigo alocar mais SGA_TARGET em produção por causa do stdby?

Douglas Paiva de Sousa
      Participante

Teoricamente não existe nenhuma relação com o banco de dados standby, pois cada um tem seu spfile, e as informações que são executadas com “alter system…” e “alter database….” não geram REDO se eu não estiver errado. Mais em todo caso investigue algumas coisas como.

1 – Seu servidor tem a quantidade de memória livre que você quer alocar?
        2 – Se você puder crie um pfile a partir do spfile alter a SGA, re-inicie a instancia a partir do pfile e re-crie o spfile.

Talvez isso ajude.

Att

msantino
        Participante

Pois é @DPaiva, mas aí é que tá. Eu não queria parar a instância pra isso, pois justamente há algum tempo realizamos essa parada pra aumentar o SGA_MAX_SIZE pra 8G e permitir ir incrementando o SGA_TARGET aos poucos e vendo o comportamento do banco…

SObre a memória livre no servidor, não estou tão certo pelo seguinte: O servidor tem 32gb e é dedicado pra Oracle, contendo 2 instâncias:

Instância 1:
          sga_max_size big integer 8G
          sga_target big integer 5G

Instância 2:
          sga_max_size big integer 12G
          sga_target big integer 12G

Sendo assim, ainda existem pelo menos 12G de memória a serem uilizadas pelo SO e pro Oracle.

Sendo que ao rodar um free -m retorna assim:

total used free shared buffers cached
          Mem: 32170 29550 2619 0 102 20641
          -/+ buffers/cache: 8807 23362
          Swap: 40962 855 40106

Parece que livres de fato só tem 2G e que os outros estão todos em cache.

Alguma sugestão?

Douglas Paiva de Sousa
          Participante

Cara a algum tempo atrás eu passei por situação semelhante com relação a memória livre no servidor, mais na realidade meu problema estava no DB_CACHE_SIZE que estava subdimensionado então o banco de dados começava a pegar memória do SO e quando ela acabava ainda consumia SWAP.
            No meu caso fizemos um tunning no DB_CACHE_SIZE para achar o valor ideal, mais também logo em seguida migramos para o 11gR2 e resolveu.

Tenta dar um “top” no SO para ver quem está consumindo mais memória.

Att,

msantino
            Participante

Saquei…

Mas o TOP tá mostrando que tem 20G livres:

Mem: 32942136k total, 32761492k used, 180644k free, 179528k buffers
              Swap: 41945704k total, 900196k used, 41045508k free, 22011540k cached

E o free -m mostra 2g:

total used free shared buffers cached
              Mem: 32170 31944 226 0 177 21584
              -/+ buffers/cache: 10182 21987
              Swap: 40962 879 40083

Em quem eu acredito? hehehehe

msantino
              Participante

Segundo a explicação desse link http://www.linuxatemyram.com/, na verdade eu tenho memória livre pra usar… no caso, cerca de 20g que conseguiria alocar pra alguma coisa.

Mas é estranho eu não conseguir alocar mais.

Será que dando um shutdown na instância e subindo ela novamente, eu consigo alterar direto pelo banco, sem precisar mexer nos arquivos de config? Vai que tem alguma coisa travada! rs…

Douglas Paiva de Sousa
                Participante

Tenta fazer assim;

ALTER SYSTEM SET SGA_TARGET=6G SCOPE=SPFILE;

Depois disso dá um shutdown na instancia e reinicie a mesma.

Acredito que deva funcionar, pois quando você der shutdown todos os recursos alocados por esta instancia serão liberados.

Att,

msantino
                  Participante

Não vai também! rs…

Já tinha tentado… Ele simplesmente fica parado, sem retorno e quando eu cancelo dá o erro que falei:

ERROR at line 1:
                    ORA-02097: parameter cannot be modified because specified value is invalid
                    ORA-01013: user requested cancel of current operation

Chuta que é macumba?

Douglas Paiva de Sousa
                    Participante

Cara, acho que você vai ter que ser mais radical…

1 – SHUTDOWN IMMEDIATE;
                      2 – STARTUP MOUNT;
                      3 – ALTER SYSTEM SET SGA_TARGET=6G SCOPE=SPFILE;
                      4 – SHUTDOWN IMMEDIATE;
                      5 – STARTUP;

Att,

msantino
                      Participante

Vou tentar..

Hoje à noite quando finalizar o backup vou mandar ver… depois posto o resultado!

Abs ai e valeu pela força! 😉

rman
                        Participante

@msantino

Uma outra coisa que você pode testar, ao invés de aumentar, tente diminuir, isso vai tirar a dúvida se é falta de memoria ou não…

msantino
                          Participante

Mas ai, diminuindo eu corro o risco de não conseguir subir na mesma hora e afetar o ambiente de produção…

De qualquer forma, à noite eu posso testar isso antes de subir a SGA e ver no que dá!

felipeg
                            Participante

Seguinte, se ainda não estiver funcionando.

Três coisas:
                              1 – Depois de executar e cancelar o comando, alguma coisa aparece no alert.log?
                              2 – Se a resposta do 1 for não, gere um trace e veja o que aparece no momento do travamento:
                              Use o oradebug

http://psoug.org/reference/oradebug.html

3 – IMHO, pode ser alguma coisa com os parâmetros no SO incorretosmal dimensionados, revise a sua instalação utilizando a documentação oficial da Oracle para a versão do Banco e do SO.

Atenciosamente,
                              Felipe.

msantino
                              Participante

Acho que foi algum comportamento inesperado mesmo (bug!).

1 – Eu baixei a instância, subi (sem alteração), e alterei o SGA_TARGET. Foi na boa…
                                2 – Aí subi o SGA_MAX_SIZE target=spfile, foi também.
                                3 – Parei a instância e subi novamente (pra pegar o novo MAX_SIZE)
                                4 – Subi o SGA_TARGET novamente

Funcionou na boa!

valeu galera pela força!

Visualizando 14 posts - 1 até 14 (de 14 do total)
                              • Você deve fazer login para responder a este tópico.