- Este tópico contém 25 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 1 mês atrás por
rejmd.
-
AutorPosts
-
9 de fevereiro de 2012 às 4:18 pm #102714
rejmd
ParticipantePessoal,
Acredito que temos participantes que já passaram por essa situação.
Lidero o programa de TI local em uma unidade de uma empresa que faz parte de uma Holding, os dados de todas as unidades são armazenados e persistidos no dc da holding.
Chegamos em um momento que precisamos das informações de cada unidade disponibilizada localmente para que possamos contruir algumas ferramentas de acompanhamento de indicadores, um BI de menor porte.
Pensei em configurar um servidor semelhante ao que temos na holding e propor alguma modelo de sincronização entre o db principal e o db local.
Porém para isso ser aprovado essa alteração deve impactar minimamente nos servidores da holding.
Qual a forma mais correta de propor essa sincronização?
Os servidores do dc Holding hospedam o Oracle 11G.9 de fevereiro de 2012 às 5:06 pm #102717rman
Participante@rejmd
A sincronização deve ser síncrona ou assíncrona ? Se for assíncrona qual a frequência de atualização ?
Se for assíncrona e com uma frequência relativamente baixa você pode restaurar o backup via RMAN ou importar via impdp. Isso depende da sua politica de backup/recover.
9 de fevereiro de 2012 às 5:28 pm #102718rejmd
ParticipanteComo pela vpn localXholding trafega outros sistemas, acredito que eles não vão aprovar se a atualização for síncrona por questões de disponibilidade.
Então com isso deve ser assíncrona e com a freqûencia de no máximo duas vezes ao dia.Com esse cenário qual dos dois procedimentos da menos trabalhos para configurar e operar, pois a sincronização deverá ser programada para várias unidades.
9 de fevereiro de 2012 às 6:08 pm #102721rman
Participante@rejmd
Lendo novamente o tópico levantei uma dúvida, o que você precisa é um clone da base de produção ou você já quer fazer a carga no BI pegando da base de produção ?
Você disse no máximo 2 vezes por dia, eu estava pensando em 1 vez por mês ou até 1 vez por semana. Qual é o tempo de backup/restore via RMAN e expdp/impdp ? Qual é o tamanho das bases ?
9 de fevereiro de 2012 às 7:07 pm #102726rejmd
ParticipanteUm clone do db em produção, inclusive a proposta da sincronização é para garantir que em hipótese alguma a base de produção seja afetada.
A idéia que eu tinha era configurar um server local e realizar o restore da base na posição atual. Após isso seria feito algum tipo de backup/recover diferencial na base local.
9 de fevereiro de 2012 às 7:21 pm #102727rman
Participante@rejmd
Bom tanto restaurar o backup via RMAN ou importar via impdp não vai afetar o servidor de produção, pois suponho que os 2 métodos já são feitos.
Faça um teste com o tempo de restore de do backup via RMAN e via impdp, verifique também o tempo que você vai gastar pra conseguir transferir o backup para a máquina local.
Só para ter uma ideia um dump de 80 gb aqui leva 11:30 para importar via impdp, ou seja, dependendo como for, 2 vezes por dia pode não ser possível. 😯 Creio que o restore via RMAN é muito mais rápido.
9 de fevereiro de 2012 às 7:24 pm #102728rejmd
ParticipanteEntão, por isso que pensei em atualizar essa base via um backup diferencial, dessa forma o tamanho não passaria de alguns Mb.Correto?
9 de fevereiro de 2012 às 7:44 pm #102729rman
Participante@rejmd
Se você trabalha com backup diferencial é melhor ainda, o backup que você precisa transferir para a máquina local vai ser reduzido.
Mas o ideal é testar, se a base for pequena, o impdp pode ser mais simples. Aplique as 2 soluções e compute os tempos.
9 de fevereiro de 2012 às 7:56 pm #102730rejmd
ParticipanteEsse backup Diferencial/Incremental também é feito por Rman, pois a minha base atual deve estar passando dos 70 GB.
9 de fevereiro de 2012 às 8:43 pm #102732Regis Araujo
ParticipanteOla Senhores..
Amigos…. desculpe interromper.. mas existe um problema nesta ideia de vocês…
Não tem como vc gerar um backup diferencial em um banco e importa-lo em outro.. A partir do momento que vc abrir o banco restaurado.. ele já irá começar a atualizar o SCN no controlfile.. alem de q.. quando vc restaura um banco em outra máquina.. vc precisa abrir o banco em resetlogs.. ai já é outra incarnação e o banco não vai mais reconhecer o backup da base origem…
Uma ideia que eu uso na empresa q trabalho para este tipo de sincronização.. é o Oracle Streams.. onde se pode criar uma replicação UNIDIRECIONAL que irá garantir que os dados alterados/inseridos/deletados na base origem serão replicados automaticamente ao banco destino.. Ou o Oracle Golden Gate que é a mesma ideia.. porém é um appliance a parte do banco e q tem um custo.. já o Streams não possui custo adicional e é nativo no banco..
Abraços..!!
9 de fevereiro de 2012 às 10:00 pm #102735rejmd
ParticipanteComo tenho que preparar uma proposta de um sincronismo para o db da holding o qual não sou eu que administro, tenho que estar bem atento a essas situações, e tenho que elaborar algo que seja claro para os dbas entenderem e aceitarem.
Sobre o Oracle Stream, eu tenho como configurar para ele verificar o que foi alterado no banco num momento x ou ele tem que ficar monitorando o banco full time?
Li algo sobre o Oracle Active Data Guard, alguém conhece?
9 de fevereiro de 2012 às 10:42 pm #102737Regis Araujo
Participante@rejmd
Oracle Streams monitora apenas os REDOS e os archives…
Oracle Active DataGuard é uma nova features do banco 11g para alta disponibilidade.. Porém esta features custa em torno de 15mil Dolares..!!
Abraços..!
9 de fevereiro de 2012 às 11:25 pm #102739rejmd
ParticipanteThunder,
Como o valor dessa feature é impraticável e o Oracle Streams me parece que vai demandar do servidor mesmo que seja mínimo, acredito que a melhor forma de propor isso é via Job, como você mesmo disse em um tópico anterior sobre sincronização. Até porque a sincronização vai ser feita de forma unidirecional de um banco em produção para um 2º banco off-line, isso no máximo 2 vezes ao dia e esse banco terá como principal demananda consultas para geração de relatório.
O problema é que não sei como modelar isso para apresentar. Se conhecer alguma solução que foi desenvolvida dessa forma acho que vai ser melhor apara eu ter uma noção.
vlw….
10 de fevereiro de 2012 às 1:03 am #102740ithigvo
ParticipanteAmigo,
De uma pesquisada em duas ferramentas da oracle (que eram de empresas adiquiridas pela mesma):
Oracle GoldenGate e Oracle Data Integrator.Segundo a Oracle, o GoldenGate promete uma replicação sincrona sem honerar nem rede, nem as bases de onde ele busca as informações.
Abraços..
10 de fevereiro de 2012 às 3:07 am #102742rejmd
ParticipanteSao ferramentas nativas? Se nao qual o valor do investimento?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.