Pular para o conteúdo
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    msantino
    Participante

Fala galera, blz?

Quando acontece de receber esse erro, “Snapshot too old”, qual seria a recomendação mais válida?

Eu li que poderia aumentar o tamanho do tablespace de UNDO, mas no caso, ele está setado como AUTO. Ele não faria isso automaticamente, de acordo com a demanda?

Esse erro tá dando durante um EXPDP que leva algumas horas pra rodar, por limitações de hardware e disco…

Que caminho eu devo tomar pra evitar esse erro?

vlw pessoal… abraços

rman
      Participante

@msantino

O ora-01555 pode ser resolvido de 2 formas: configurando o undo_retention ou tamanho de undo.

Para descobrir se deve aumentar o undo_retention ou a undo segue um artigo:

http://www.oraclehome.com.br/2011/09/02 … ot-to-old/

msantino
        Participante

Então @rman,

Mas a minha dúvida diante disso é: por que então existe o undo_management? Não deveria fazer isso pra mim automaticamente?

rman
          Participante

@msantino

Boa pergunta… Eu também não vou saber responder isso…

Mas você chegou a analisar o período que deu erro?

msantino
            Participante

Cara, olha o cenário:

O banco de produção ocorre esse erro às vezes, então o EXPDP falha. Mas, imaginamos que temos muitos acessos durante o EXPDP com um undo_retention baixo (default da instalação).

Então pegamos o backup full (rman) e restauramos em uma máquina paralela, de homologação com o hardware um pouco inferior, motivo pelo qual o EXPDP demora mais pra rodar.

Só que no banco de homologação não tem uma consulta sequer, a única coisa rodando no banco é o EXPDP e deu o mesmo erro de snapshot too old.

Agora não sei mais o real motivo.

Testei aumentar o tamanho do tablespace de undo. Incluí um novo datafile e mandei rodar de novo pra ver no que dá…

Se não funfar, vou experimentar aumentar o undo_retention.

rman
              Participante

@msantino

Chegou a ler com calma o artigo que te passei ?

Lá é apresentado como descobrir se é para aumentar o undo ou o undo_retention. Passe na consulta o periodo em que aconteceu o erro.

msantino
                Participante

@rman,

Vi sim. O problema é que deu o erro na semana passada e só agora parei pra ver isso. Rodei a query e não retornou nada:

no rows selected

Está em execução novamente… se der o erro eu rodo a query. Já tá guardadinha aqui…

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
                • Você deve fazer login para responder a este tópico.