Pular para o conteúdo
Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Autor
    brunopb
    Participante

Fazendo a comparação entre os bancos qual se sai melhor? no ponto de vista de mercado, remuneração. e nos quesitos de funcionalidades, qualidade e confiabilidade?

minha empresa quer migrar do postgresql para o oracle ou sql server… portanto qualquer ajuda será bem vinda

fsitja
      Participante

hehe… as opiniões que você vai encontrar aqui penderão ao Oracle, é natural, e espero que você saiba disso de antemão.

Da mesma forma, no AskTom eu li um artigo outro dia no qual ele veste a camisa, mas o Tom Kyte, além de entender muito mais de Oracle do que eu (ou qualquer um ao redor), ele entende muito mais de arquitetura de banco de dados e dos recursos do SQL Server também.

Dê uma lida, não quero antecipar o placar.

http://asktom.oracle.com/pls/asktom/f?p … 6476148373

hudsona
        Participante

Bruno,

Escolher entre SQLServer, Oracle ou Postgree vai variar muito do negocio da sua empresa. Você vai precisar de um ambiente o qual o acesso e a segurança dos dados sejam de suma importância ? Ou o seu ambiente vai ter uma aplicação web simples, o qual indisponibilidades não iram gerar prejuizos financeiros ?
          A licença do Oracle é muito cara (consulte um post do portilho no blog dele para ter uma leve noção dos valores) , e o oracle database é um super SGBD, não é justificado o seu uso em alguns projetos. Dependendo do que você vai precisar o SQL Server esta de ótimo tamanho, ou ainda o prórprio postgree vai ser excelente para o que precisa, não adianta tem que ser feito um trabalho de análise e verificação da real necessidade da sua empresa, não da pra fechar os olhos e apontar qual solução de SGBD vai ser usada, cada escopo do negócio tem uma solução apropriada.

Ishii
          Participante

Olá,

Mas lembre-se sempre: PENSE no planejamento futuro (e isso seria de 10 anos para cima) ou seja, escolher o DB agora para depois ter que migrar pode sair caro também….

Já tive clientes que tem que fazer cluster de Servidor para o SQL Server com 10 milhões de registros para “melhorar” performance… e o custo saiu alto… mas também já vi casos de comprar Oracle e não chegar a 10GB de dados em 1 ano….

[]s Ishii

hudsona
            Participante

Muito bem citado Ishi ( Salve a voz da experiência)
              Planejamento futuro, é uma questão muito importante, e que complementa o que eu disse, se existe a possibilidade de um crescimento futuro o qual nesse estado justifique a escolha de um SGBD com maior potência , é um caso indicado para um SGBD com as devidas proporções.

fsitja
              Participante

A abordagem quanto aos dados em si é muito importante. Qual o valor dos seus dados para o negócio? Pense em expectativas de disponibilidade e contingências, planos de ação para desastre, backups offsite. Enfim, coisas que vão além da escolha do SGBD.

brunopb
                Participante

entendi,

novas informações, as questões de custo serão bancadas pelo cliente, essa migração do postgres para oracle ou sql server, é uma exigência do cliente.

o sistema foi desenvolvido em postgres porque eu imaginei que nao haveria expectativa de crescimento exagerada mas a coisa engrenou e o cliente quer o sistema de qualquer jeito, pra isso devo adaptá-lo a TI do cliente.

Fiz o curso de DBA Oracle, não sou certificado e estou estudando pra isso, particularmente quero ficar com o oracle mas preciso de argumentos pra justificar a escolha.

muito obrigado pelo tempo desperdicado

Ishii
                  Participante

Olá,

Um bom argumento seria no caso de existência de procedures ou outros objetos no PostGres pois para o Oracle a migração será muito tranquila… para o Transact será necessário uma análise mais detalhada….

[]s Ishii

hudsona
                    Participante

Qual o negócio do cliente ?
                      O Sistema dele vai ter uma alta disponibilidade ?
                      Você vai precisar de Hots Backups ?
                      Os dados que o banco vai armazenar são de vital importância ?

Se precisa de Argumentos, o oracle oferece vários, segurança com varias opções de controle de usuários e acesso aos dados, varias soluções de backup, controle de performance, verifique todos os requisitos do cliente e mostre porque o Oracle vai atender as suas necessidades. Agora não esqueça de alertar ele sobre os custos, principalmente com a mão e obra especializada.

brunopb
                      Participante

entendi,

obrigado pelos comentários, estou na torcida pelo oracle! rs

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
                      • Você deve fazer login para responder a este tópico.