- Este tópico contém 7 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 3 meses atrás por
Ricardo Portilho Proni.
-
AutorPosts
-
20 de novembro de 2012 às 4:02 am #104801
Tchelo
ParticipanteCaros colegas boa noite,
Preciso de um help, estou preparando um standby fisico no Oracle 10g Standard.
Como é de conhecimento de todos por conta da licença o gerenciamento e aplicação de archives deve ser feita manualmente, nao teremos o beneficio do Data Guard pois o mesmo é um feature da Enterprise.
Bem suponhamos que eu prepare algum script ou tenha algum aplicativo de sincronismo para fazer as copias dos archives do primario para o standby, a minha duvida é a seguinte:
Caso no momento do recover no standby seja necessario a proxima sequencia de archives, eu conseguirei abrir o standby em read only ?
Em caso de pane conseguirei fazer um active no standby ???
A minha maior duvida é esta visto que eu nao farei um switch no primario para depois fazer recover no standby … estarei fazendo recover de 30 em 30 minutos e nestas situações o standby sempre dara a falta da proxima sequencia …
Alguem pode me ajudar nessas duvidas ou me indicar um caminho melhor ou mais correto ???
Grato,
Tchelo23 de novembro de 2012 às 1:40 pm #104806Ricardo Portilho Proni
ParticipanteOlá.
O mais importante que você deve lembrar é que o Standby não sabe que é um Standby. Ele acha que é o próprio banco, em RECOVER após uma falha.
Como ele não “conversa” com a Produção, ele não sabe que a SEQUENCE acabou, e sempre solicitará mais uma, mais uma…Sim, você conseguirá abrir ele em READ ONLY, pode testar.
Mas não há Switchover, muito menos Switchback: você abre o ex-Standby em READ WRITE, e a partir daí, ele é um novo banco.
Este é o primeiro Lab do meu Treinamento Oracle Data Guard, dê uma olhada na apostila se te ajuda:
http://nervinformatica.com.br/odg.asp27 de novembro de 2012 às 4:03 am #104813Tchelo
ParticipanteOla Portilho obrigado pelo retorno, mas deixa eu entender melhor:
Esse material que vc me disponibilizou fala sobre o Data Guard correto ???
Bem não vem a ser o meu caso pois como minha licença é Standard tenho que fazer o Standby Manual.
Dessa forma vc fala que se eu fazer um:
alter database open read only;Não terei problemas mesmo sem a proxima sequence ???
Quando vc fala read – write seria fazer um:
alter database activate standby database;Seria isso ???
Dessa forma o meu standby fica ativo e em producao ???
Grato
Tchelo4 de dezembro de 2012 às 1:53 pm #104833Ricardo Portilho Proni
ParticipanteEmbora o Treinamento seja sobre Data Guard, o primeiro Lab é sobre o “StandPobre”, esse aí que você está tentando fazer. 🙂
Faço isto para vficar mais evidente para os alunos as vantagens no DG, e também porque tem muito Standard por aí.Durante o RECOVER, o Oracle sempre irá pedir a próxima sequence. Ele não sabe que é um Standby.
Mas, se você aplicou ARCHIVEs suficientes (um a mais depois que o backup na origem foi feito), ele vai abrir em RO.
Para abrir em RW (virar produção), é só “ALTER DATABASE OPEN RESETLOGs”. Acho que o ACTIVATE não funciona, pois ele não é um Standby – é um RECOVER. O Standby usa outro tipo de CONTROLFILE.
Após o OPEN em RW, acabou a aplicação de ARCHIVEs: a partir deste momento são dois bancos separados.4 de dezembro de 2012 às 4:50 pm #104840Tchelo
ParticipantePortilho entendi, só que eu uso um Standby controlfile, criado pelo comando:
alter database create standby controlfile
como fica dessa forma ???
Tchelo
4 de dezembro de 2012 às 4:56 pm #104842Ricardo Portilho Proni
ParticipanteHum, você está utilizando meio DG / meio StandPobre.
Não sei o que vai acontecer. Mas agora acho que o ACTIVATE vai funcionar. Só testando.4 de dezembro de 2012 às 5:03 pm #104843Tchelo
ParticipanteExatamente … vou te falar o que fiz:
Baixei o produção, copiei todos os datafiles para o standby, montei no standby a mesma estrutura de arquivos, nomes e serviços igual ao produção …
criei o standby controlfile …
criei script para copiar os archives de tempos em tempos do primario e aplicar no standby …
foi isso …
o que vc estava falando era tipo uma copia fiel do primario ate os controlfiles ??? como se tivesse acontecido um crash e eu precisasse fazer recover ???
acha melhor do que a forma q eu fiz ?
Tchelo
4 de dezembro de 2012 às 6:41 pm #104853Ricardo Portilho Proni
ParticipanteSim, uma cópia exata dos CONTROLFILEs, como se fosse um RESTORE / RECOVER. Desse jeito eu sei que funciona.
Nunca fiz Standby Manual com o Standby Controlfile, não sei se é bom ou vai dar certo. Você pode testar? -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.