Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 7 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 3 meses atrás por Ricardo Portilho Proni.
Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Tchelo
    Participante

Caros colegas boa noite,

Preciso de um help, estou preparando um standby fisico no Oracle 10g Standard.

Como é de conhecimento de todos por conta da licença o gerenciamento e aplicação de archives deve ser feita manualmente, nao teremos o beneficio do Data Guard pois o mesmo é um feature da Enterprise.

Bem suponhamos que eu prepare algum script ou tenha algum aplicativo de sincronismo para fazer as copias dos archives do primario para o standby, a minha duvida é a seguinte:

Caso no momento do recover no standby seja necessario a proxima sequencia de archives, eu conseguirei abrir o standby em read only ?

Em caso de pane conseguirei fazer um active no standby ???

A minha maior duvida é esta visto que eu nao farei um switch no primario para depois fazer recover no standby … estarei fazendo recover de 30 em 30 minutos e nestas situações o standby sempre dara a falta da proxima sequencia …

Alguem pode me ajudar nessas duvidas ou me indicar um caminho melhor ou mais correto ???

Grato,
      Tchelo

Ricardo Portilho Proni
      Participante

Olá.

O mais importante que você deve lembrar é que o Standby não sabe que é um Standby. Ele acha que é o próprio banco, em RECOVER após uma falha.
        Como ele não “conversa” com a Produção, ele não sabe que a SEQUENCE acabou, e sempre solicitará mais uma, mais uma…

Sim, você conseguirá abrir ele em READ ONLY, pode testar.

Mas não há Switchover, muito menos Switchback: você abre o ex-Standby em READ WRITE, e a partir daí, ele é um novo banco.

Este é o primeiro Lab do meu Treinamento Oracle Data Guard, dê uma olhada na apostila se te ajuda:
        http://nervinformatica.com.br/odg.asp

Tchelo
        Participante

Ola Portilho obrigado pelo retorno, mas deixa eu entender melhor:

Esse material que vc me disponibilizou fala sobre o Data Guard correto ???

Bem não vem a ser o meu caso pois como minha licença é Standard tenho que fazer o Standby Manual.

Dessa forma vc fala que se eu fazer um:
          alter database open read only;

Não terei problemas mesmo sem a proxima sequence ???

Quando vc fala read – write seria fazer um:
          alter database activate standby database;

Seria isso ???

Dessa forma o meu standby fica ativo e em producao ???

Grato
          Tchelo

Ricardo Portilho Proni
          Participante

Embora o Treinamento seja sobre Data Guard, o primeiro Lab é sobre o “StandPobre”, esse aí que você está tentando fazer. 🙂
            Faço isto para vficar mais evidente para os alunos as vantagens no DG, e também porque tem muito Standard por aí.

Durante o RECOVER, o Oracle sempre irá pedir a próxima sequence. Ele não sabe que é um Standby.

Mas, se você aplicou ARCHIVEs suficientes (um a mais depois que o backup na origem foi feito), ele vai abrir em RO.

Para abrir em RW (virar produção), é só “ALTER DATABASE OPEN RESETLOGs”. Acho que o ACTIVATE não funciona, pois ele não é um Standby – é um RECOVER. O Standby usa outro tipo de CONTROLFILE.
            Após o OPEN em RW, acabou a aplicação de ARCHIVEs: a partir deste momento são dois bancos separados.

Tchelo
            Participante

Portilho entendi, só que eu uso um Standby controlfile, criado pelo comando:

alter database create standby controlfile

como fica dessa forma ???

Tchelo

Ricardo Portilho Proni
              Participante

Hum, você está utilizando meio DG / meio StandPobre.
                Não sei o que vai acontecer. Mas agora acho que o ACTIVATE vai funcionar. Só testando.

Tchelo
                Participante

Exatamente … vou te falar o que fiz:

Baixei o produção, copiei todos os datafiles para o standby, montei no standby a mesma estrutura de arquivos, nomes e serviços igual ao produção …

criei o standby controlfile …

criei script para copiar os archives de tempos em tempos do primario e aplicar no standby …

foi isso …

o que vc estava falando era tipo uma copia fiel do primario ate os controlfiles ??? como se tivesse acontecido um crash e eu precisasse fazer recover ???

acha melhor do que a forma q eu fiz ?

Tchelo

Ricardo Portilho Proni
                  Participante

Sim, uma cópia exata dos CONTROLFILEs, como se fosse um RESTORE / RECOVER. Desse jeito eu sei que funciona.
                    Nunca fiz Standby Manual com o Standby Controlfile, não sei se é bom ou vai dar certo. Você pode testar?

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
                  • Você deve fazer login para responder a este tópico.