Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 5 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 18 anos, 7 meses atrás por gustavodesa.
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    crisinha
    Participante

Tenho um Banco 9.2. Os meus data files são criados com 800 MB de tamanho, ja aconteceu duas vezes de eu rodar o diário e retornar a mensagem de tablespace no limite mas quando fui olhar o data file só estava ocupado 300 ou 400 MB. Por que será que ele está pedindo para inserir data file se ainda há espaço disponível.
      Grata Cristiane

Marcio68Almeida
      Participante

Bom dia…
        Pode ser duas coisas…
        1. Você definiu que ele cresca até 800MB só que não há espaço disponível para isso…
        2. Provavelmente o next extent da tabela é grande demais para o espaço reservado, tente diminuir o NEXT.

Obs.: Quando postar algum erro, é bom colocar o código e a mensagem para auxiliar quem vai te ajudar 😛

crisinha
        Participante

Não entendi quando vc disse espaço disponível?? em disco? há sim e a tablespace deste data file está como auto extend.
          Pode deixar que vou mandar o erro………mas nesse caso não houve erro pois foi verificado com a ferramenta de monitoramento.

Grata

Marcio68Almeida
          Participante

Se você criou uma tablespace com 100MB permitindo que ela cresça até 800 (por exemplo) pode ser que não haja espaço no disco para no crescimento do datafile…
            Se a tablespace estiver com o tamanho total alocado e a tabela não está podendo crescer, pode ser problema de fragmentação da tablespace ou então o next da tabela é muito grande…

crisinha
            Participante

Este problemas ainda esta obscuro pra mim……será que posso enviar um jpg de uma consulta feita pelo enterprise manager. Poderia me enviar seu end. eletronico?

gustavodesa
              Participante

Pode ser problema de quota na Tablespace… Você pode obter essas informações nas views USER_TS_QUOTAS e DBA_TS_QUOTAS.

Para definir uma quota de um usuário para uma tablespace basta digitar o comando abaixo:

alter user quota unlimited on ;

ou

alter user quota 500M on ;

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
              • Você deve fazer login para responder a este tópico.