Pular para o conteúdo
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 22 do total)
  • Autor
    Niggaz
    Participante

Bom dia amigos!

Aqui na empresa que trabalho, temos o seguinte cenário:

Temos cerca de 120 users, cada user tem a sua tablespace e suas respectivas tabelas.
      No banco só tem 1(uma) tablespace TEMP.

A dúvida é: Preciso criar uma tablespace temporaria para cada user?

Ao meu ver, do jeito que está, é uma forma errada(peguei o bonde andando)..queria saber se preciso criar mesmo e qual a melhor maneira de configurar.

Obrigado!

Peterson
      Participante

Vocês têm 120 schemas? São aplicações distintas que usam cada um dos schemas?

Niggaz
        Participante

Exatamente, 120 schemas.

É assim: Cada Schema funciona como uma empresa. Essas empresas são acessadas por uma só aplicação, porém elas não “se conversam”. Cada empresa tem as suas tabelas(que por sinal são iguais) que recebem as suas informações.

Entendeu?

DBA_LUCAS
          Participante

Cara , ate onde eu sei , vc só precisa de 1 tablespace temporaria para cada instancia de banco de dados , independente de quantas tablespaces ou users vc tem criado!

Peterson
            Participante

Bom jovem,

Então é o seguinte. Primeiro você tem que avaliar se ter uma só tablespace é um problema para você. Se não for, não justifica criar outras. Mas se precisar, você pode criar grupos de tablespace temporárias. Assim você pode trabalhar mais eficientemente e resolver algum gargalo que possa estar acontecendo.

Niggaz
              Participante

hmmm

Como eu faço para avaliar isso?

Eu não sei se isso pode estar causando um outro problema: Do nada a conexão ficou muito lenta. Demora para conectar e depois qdo conecta, os selects são rápidos…

Não sei se tem relação…

Peterson
                Participante

Cara, no Enterprise Manager deve ter alertas se tiver faltando área de memória. Monitore também pelo taskmanager do Windows se a memória do Windows não tá no gargalo.

Niggaz
                  Participante

Então Petersen, é Linux e faço o monitoramento pelo Nagios.

Segundo ele a CPU está ok.

O problema está em alguma Tablespace…porém o maldito não fala qual…rs

Participante

Ola Niggaz.! Boa tarde..!

Bom… vamos ao que ja foi dito..!!

Vc acha que o problema possa ser uma tablespace.. mas se o problema fosse qualquer tablespace, vc teria um erro de “EXTENT”..! Mesmo que seja em uma tablespace TEMP..!!

Gere um AWR do período de lentidão e verifique os gargalos..!!

Abraços..!

Niggaz
                      Participante

Obrigado Thunder_Catz!

Oq seria AWR? rs 😳

hudsona
                        Participante

Amigo

O AWR coleta estatísticas do banco de dados, diferentes estatísticas são coletadas pelo AWR, incluindo eventos de espera, estatísticas de modelo de tempo (time model statistics), estatísticas de histórico de sessão ativa …. etc.
                          Existe uma material bem vasto sobre ele no google …

Facilitando a sua vida, para gerar um snapshot use o E.M

clique em desempenho >> adivisor Central >> e gera logo um snapshot awr com analise de desempenho do addm, já vai te ajudar …

Ishii
                          Participante

Olá,

Para entendimento geral:

O momento de lentidão é percebido na conexão apenas? Ou seja, após a conexão, as queries são executadas rapidamente?

Se sim, quantas conexões simultâneas estamos falando?
                            Qual a configuração do SGA e do SO para Memória RAM?
                            A configuração do cliente Oracle é via hostname ou IP?
                            Estou lhe dando algumas dicas do caminho, mas me parece ser mais um problema relacionado a rede ou a forma de conexão do que do Oracle especificamente….

[]s Ishii
                            ps: Lembrando nosso amigo Portilho: “Tuning é fácil, basta seguir a receita…”

Peterson
                            Participante

Complementando o Ishii,

Demora no momendo da conexão não é sintoma de problemas com a tablespace temporária. Como o Ishii disse, parece ser mais problema de rede ou dimensionamento de memória no servidor.

🙄

Niggaz
                              Participante

Bom dia Ishii, desculpa a demora em responder.

Vamos lá:

A conexão é somente no momento de conexão, depois as querys são normais.
                                A conexões são poucas, existem 120 users, mas nem todos são usados diariamente, no momento eu diria que não passa de 20 conexões.

A maquina está com 1g de memoria livre.

A configuração do client é IP.

Como eu vejo a configuração da SGA?

Obrigado

Niggaz
                                Participante

Então Peterson…

como eu verifico se a minha SGA está de acordo?

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 22 do total)
                                • Você deve fazer login para responder a este tópico.