Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 3 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 3 meses atrás por Ricardo Portilho Proni.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    asoares
    Participante

Pessoal, estou com o seguinte problema: Meu ERP trabalha com o Oracle 9i e recentemente a inicialização do mesmo esta com lentidão e ao observar o banco, percebi que a tablespace UNDOTBS1 está com 11 GB e 99,5 % ocupada … baixei o banco para vêr se limpava mas não mudou nada e pesquisando no banco esta tablespace está com limitação de expansão de até 32 GB o que futuramente deve me gerar problemas … então pergunto, como faço para limpar esta tablespace e como faço para saber o que está ocorrendo com a mesma ? Me desculpem se não fui muito claro …

David Siqueira
      Participante

Olá, veja o parametro UNDO_RETENTION , tente mensurar qual a sua maior query e seu maior tempo de execução e ajuste esse parametro para melhor atende-lo, lembrando que esse parametro é dado em segundos, portanto se tiver 600=10 minutos e assim sucessivamente, assim que você ajustar esse parametro você estara deterinando ao banco de dados quanto tempo ele deverá segurar as informações na área de UNDO para que sejam reutilizadas , provavelmente sua UNDO deve estar com 10800 ou mais, faça o ajuste e veja a diferença.
        Espero ter ajudado.

mpvargas
        Participante

Aproveitando o assunto, gostaria de solicitar uma ajuda.
          Recebi o seguinte erro:
          ORA-03206: maximum file size of (4587520) blocks in AUTOEXTEND clause is out of range

Isso ocorreu qdo tentei aumentar a UNDOTBS para 10Gb.
          E exibiu tb que não foi possivel fazer o commit.
          Aí reinicie minha instancia, mas quando retornou estava tudo OK.

Será que houve algum problema ou terei problemas futuramente?

Obrigado

Ricardo Portilho Proni
          Participante

Não se preocupe com um datafile de UNDO cheio.
            Não é porque ela está cheia que tudo o que está lá é útil. Se o Oracle precisar de espaço, e blocos da UNDO não forem mais necessários, eles serão reutilizados.
            O limite de 32GB é para DATAFILEs. Uma TABLESPACE pode ter N DATAFILEs, portanto, várias vezes este limite. Basta acrescentar DATAFILEs a TABLESPACE existente.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.