Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 5 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 2 meses atrás por Avatar photoRegis Araujo.
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    armandoveloso
    Participante

Preciso fazer uma migracao de 9i 32 bits (windows) para 10G 64 bits (linux).

A base hoje tem uns 400GB de DBFs.

Na base nova, em linux 64 bits, vou criar um banco novo, zerado, e então criar via script todas as tablespaces.

Na base antiga há umas 40 tablespaces, a maioria pequenas, mas tem algumas grandes, com quase 100GB, daí peço sugestões quanto ao tamanho dos datafiles dessas TS.

Ate que ponto é melhor ter varios datafiles pequenos em cada TS ou poucos datafiles com tamanho consideravel, ou é indiferente?

Penso em criar datafiles de no maximo 10GB, o que acham?

Obrigado

rman
      Participante

@armandoveloso

Eu também vou por essa linha. 10 GB cada datafile é um tamanho bom.

armandoveloso
        Participante

Valeu, rmam!

Obrigado pelo “pronto atendimento”

😀

Participante

Ola..!

@armandoveloso

Com relação aos datafiles, eu por experiência própria prefiro sempre ter datafiles com 30GB em FileSystem e de 40GB em ASM, pois consigo gerenciar melhor, alem de reduzir a necessidade do banco ter q escrever em tantos arquivos.

Pois como vc mesmo disse, seu banco tem 400GB, e com 10GB de datafiles você terá só de inicio 40 datafiles, e se usar 30GB terá de inicio 14 datafiles.

Pois para a escrita do banco, quanto menos arquivos melhor, ate mesmo para o SO poder gerenciar isto fica mais fácil.

Bom, esta é a minha opinião, mas você tera que ver qual é a melhor opção em sua arquitetura.

Terá que verificar quantos diretórios haverão para a criação dos datafiles, qual o tamanho de cada diretório, etc.

Abraços..!

rman
            Participante

@Thunder_Catz

Por que se for em ASM você deixa maior que o file system ?

Participante

@rman

Então..com FileSystem existe a limitação de blocos do SO e no ASM a limitação é independente do SO.

E como em FileSystem eu normalmente crio os bancos com db_block_size de 8k a limitação é de 32GB.. e em ASM eu deixo o db_block_size com no minimo 16k onde a limitação é de 64GB..

Então, pela minha padronização eu crio desta maneira os datafiles, poderia criar os de 16k com 60GB, mas por enquanto uso os tamanhos informados..

É mais uma coisa de costume mesmo..!

Abraços..!

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
              • Você deve fazer login para responder a este tópico.