- Este tópico contém 6 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos atrás por
VitorLeandro.
-
AutorPosts
-
1 de março de 2010 às 7:21 pm #92879
mpvargas
ParticipanteCaros Amigos,
Estamos com um projeto para replicar o nosso servidor, tipo cluster, mas será através de um NAS… preciso passar algumas informações para formalização da proposta e tenho algumas dúvidas.Tenho que informar qual a “taxa de escrita aproximada das aplicações”.
Alguém tem alguma query para fornecer essas informações?Uma outra dúvida:
Como faço para passar corretamente essa informação se tenho dias em que o sistema fica mais “light” e dias que o sistema fica mais pesado.Obrigado pela ajuda.
1 de março de 2010 às 9:49 pm #92884VitorLeandro
Participantempvargas,
Já havia pensado nisso, por questões de custo de uma storage nova, mas será que compensa? Eu não saberia lhe dizer sobre throughput, mas com certeza o NAS deveria possuir RAID 10 ou 0+1, HDs SAS de no mínimo 10K e interfaces de rede redundantes acima de 2Gbps…
Outro fator importante é se essa bagaça parar, o que você poderá fazer? Uma storage, possui controladoras independentes, HBAs redundantes, suporte 24×7, e garantidas por fabricantes como a HP, DELL, EMC…Já houvi falar de DBAs que possuem bancos de dados onde os datafiles ficam em servidores de arquivos (Linux) que simulam Storages, com RAID 0+1, placa de rede Fiber channel, etc.
Assim que tiver alguma informação a mais, poste as configurações do NAS que você adquirindo. Seria bem interessante…
1 de março de 2010 às 10:24 pm #92886mpvargas
ParticipanteCaro Vitor,
Na verdade estamos adquirindo um EVA da HP…
Funciona com discos virtuais FC, redundancia de controladora e rede, garantia HP, RAID 10, etc
Nossa intenção é adquirir 2(dois) para haver redundancia, ficando um aqui no RJ e outro em nossa filial em MG…
Preciso informar a taxa de escrita para que eles formalizem a proposta.1 de março de 2010 às 10:58 pm #92888VitorLeandro
ParticipanteNossa cara, é realmente uma Storage.
O termo “NAS” é muito utilizado para definir aqueles pequenos storages departamentais, de pequena capacidade. O termo mais correto seria “SAN”, por possuir FC (Fiber Channel), HBAs e outras funcionalidades avançadas de grande porte.
Continuo não sabendo sobre o throughput exatamente, mas posso mandar no seu e-mail um arquivos de best pratices desenvolvido pela HP para storages EVA em Oracle.
O que eu posso lhe dizer é que o melhor é utilizar HDs SAS de 15K, RAID 10 como você postou, e HBAs de alta velocidade, redundantes e que permitam Load Balance, quando trabalharem juntas.
Só complementando, essas novas Storages “Virtuais”, possuem controladoras independentes, como se fosse no próprio disco, ou seja, quanto mais discos você tiver, maior será o seu throughput! Então quanto mais discos menores, melhor!
Poste um e-mail que eu possa lhe enviar os arquivos!
Espero ter ajudado!
2 de março de 2010 às 12:10 am #92892mpvargas
ParticipanteVocê está certo, o termo correto é SAN.
Segue abaixo meu e_mailValeu, Vitor
Obrigado pela ajuda.
2 de março de 2010 às 5:32 pm #92897mpvargas
ParticipanteFala Vitor,
recebi a documentação, obrigado.Na verdade o que eu preciso é saber como calcular essa taxa de escrita. Isso é que estou na dúvida.
2 de março de 2010 às 8:06 pm #92900VitorLeandro
ParticipanteSegue o link pra quem quizer…
http://www.4shared.com/dir/32608321/cdf … uivos.html
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.