Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 2 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 4 meses atrás por eversonpiza.
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    eversonpiza
    Participante

Olá amigos,

Tem alguma forma de impedir de dropar um schema?

Pensei em usar uma database trigger, mas só pela drop de objetos, não de schema. 🙁

O usuário ‘adm’ do nosso sistema cria e remove usuários, por isso não posso tirar o grant dele, só que já aconteceu de droparam usuários que não deveriam, inclusive o meu, rs.

Vocês tem alguma dica para me dar?

Obrigado,
      Everson

rman
      Participante

@eversonpiza

Não é por nada não, mas pelo que percebi, muitas pessoas tem poder de DBA sem necessidade. Restrinja esse acesso.

Uma boa conversa (comida de rabo) também resolve. Isso é um problema administrativo, não é um problema tecnico.

eversonpiza
        Participante

Oi rman,

Na verdade eles não tem DBA, mas o sistema tem uma ferramenta de administração que precisa de um pool grande de grants, entre eles o de ‘drop user’.

O problema é que aqui na equipe de desenvolvimento e de testes, todo mundo sabe a senha desse usuário, e como é muita gente fica dificil controlar o que as pessoas fazem, tem meio que ‘confiar’, pois se tirar o grant eles não trabalham :/

Bom….
          Achei uma forma de criar uma trigger de drop em schema, agora é só tratar isso 🙂

Segue um exemplo dela:
          create or replace trigger tr_drop_user
          before drop on database
          when (dbms_standard.dictionary_obj_type = 'USER' )
          begin
          null;
          end;

Att,
          Everson

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.