- Este tópico contém 2 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 2 meses atrás por
CleitonHanzen.
-
AutorPosts
-
4 de outubro de 2010 às 11:13 pm #96397
Alyne
ParticipanteOlá de novo pessoal!
Li em alguns lugares que é melhor você usar a tablespace temporária sem o autoextends, alocando um espaço fixo, pois assim quando ela utilizar todo este espaço que foi disponibilizado ela irá realocá-lo (alguns dizem “reciclar”) automaticamente e então não seria preciso fazer a limpeza da “TEMP” e nem se preocupar se ela irá estourar o tamanho do disco.
O que vocês acham sobre isso?
4 de outubro de 2010 às 11:46 pm #96398Regis Araujo
ParticipanteAlyne, boa tarde!
Bom, vamos lá.. existem alguns pontos erroneos no que você disse..
Primeiro.. a tablespace TEMP não precisa ser limpa, como o próprio nome dela diz.. ela é uma tablespace TEMPORARIA, utilizada quando utilizamos os comandos “CREATE INDEX, ANALYZE, SELECTS com DISTINCT, GROUP BY, ORDER BY, UNION, INTERSECT, MINUS, para armazenar informações de um retorno de select.. etc.. Onde ela só será ocupada enquanto estes processos estiverem ativos, após o retorno das informações, o espaço na mesma é automaticamente liberado..
Segundo.. ela pode sim, “estourar”, ou por ter chegado ao limite pré-definido em sua criação ou por chegar a capacidade máxima do disco.. e isto ocorre quando uma grande massa de dados é utilizada nos processos citados acima..
Vc deixar ela AutoExtent ou não é opção.. eu prefiro controlar o crescimento manualmente, alem de que uma tablespace temporária não pode ocupar tanto espaço assim, pois como é temporária, por muitas vezes será um espaço não utilizado que você poderia estar realocando para uma outra tablespace que precise deste espaço..!
Tente deixar sua tablespace TEMP com um espaço suficiente para que os processos que à utilizam possam ser processados sem maiores dificuldades.. e outra coisa.. um select mal escrito pode usar gigas e gigas de TEMP e vc pode achar que o problema é a tablespace e não o select..
Espero ter ajudado..!!
Abraços..!
4 de outubro de 2010 às 11:53 pm #96399CleitonHanzen
ParticipanteOpá…
Intaum, eu considero uma boa prática vc colocar um tamanho fixo na temp e também na undo.
Já peguei problemas de encher o disco e parar o banco por causa dessas tablespaces que crescem “indefinitivamente”.
Lembre-se somente de fazer um sizing adequado desta tablespace (eu, geralmente uso 10% do tamanho do banco, ex: 100GB de dados = 10GB de temporary, mas se o banco for gigante ex: acima de 1TB, acho que essa regra pode ser diminuida pra 5%).
Se alguma rotina usar mais que esses 5 – 10%, tem alguma coisa errada. Afinal, fazer um sort de mais de 10% do tamanho total da base é complicado…rsrsrsrsrs
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.