- Este tópico contém 8 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 9 meses atrás por
LuizLaiho.
-
AutorPosts
-
11 de junho de 2009 às 10:11 pm #87276
LuizLaiho
ParticipanteApesar de trabalhar com Oracle10g em linux, em casa só montei “servidores” para estudo em Windows. Resolvi desvendar o mundo do RedHat e até agora correu tudo bem. Instalei o Oracle 10g baseado nos tutoriais que vemos poraí. Consigo logar no SQLPLUS, subir a instância, dar selects (yup!), mas o LISTENER não sobre.
ao dar o comando “lsnrctl start”, obtenho a seguinte falha:
Connecting to (DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=IPC)(KEY=EXTPROC)))
TNS-12547: TNS:lost contact
TNS-12560: TNS:protocol adapter error
TNS-00517: Lost contact
Linux Error: 104: Connection reset by peer
Connecting to (DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=TCP)(HOST=192.168.44.131)(PORT=1521)))
TNS-12541: TNS:no listener
TNS-12560: TNS:protocol adapter error
TNS-00511: No listener
Linux Error: 111: Connection refused
————————————————————————————————-
Meu LISTENER.ORA:
SID_LIST_LISTENER =
(SID_LIST =
(SID_DESC =
(SID_NAME = PLSExtProc)
(ORACLE_HOME = /u01/app/oracle/product/10.2.0/db_1)
(PROGRAM = extproc)
)
)LISTENER =
(DESCRIPTION_LIST =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS_LIST =
(ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC))
)
(ADDRESS_LIST =
(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 192.168.44.131)(PORT = 1521))
)
)
)
—————————————————————————————————–
Meu TNSNAMES.ORA:
TSH1 =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 192.168.44.131)(PORT = 1521))
(CONNECT_DATA =
(SERVER = DEDICATED)
(SERVICE_NAME = TSH1)
)
)EXTPROC_CONNECTION_DATA =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS_LIST =
(ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1))
)
(CONNECT_DATA =
(SID = PLSExtProc)
(PRESENTATION = RO)
)
)
—————————————————————————————————————-Alguém tem idéia de como me ajudar? O RH está instalado em VMWare.
Obrigado desde já!
12 de junho de 2009 às 3:08 pm #87278Regis Araujo
ParticipanteOla Amigo, bom dia!
Vc já verificou se o serviço de rede no linux dentro da sua VMWARE está no ar?
Quando vc da um ping do WINDOWS para o ip do LINUX ele retorna algo? E vice-versa?
Abraços…
12 de junho de 2009 às 5:13 pm #87279Marcio68Almeida
ParticipanteVerifique o firewall do seu linux.
Tente trocar o número IP por localhost.12 de junho de 2009 às 8:01 pm #87281LuizLaiho
Participantejá tentei os 2…
- os pings funcionam normal
- tentei com localhost e com o nome da máquina, ambos vão normal.
Na instalação deixei o firewall desativado, mas não sou expert de linux então não sei como está o firewall exatamente. Vou fuçar o firewall…
obrigado
12 de junho de 2009 às 8:25 pm #87282Regis Araujo
ParticipanteFala Luiz..
Bom, tenta recriar o Listener via NETCA..
Abraços..
13 de junho de 2009 às 9:36 pm #87285Mixelsjce
ParticipanteE Ae Luiz..
Olha, nao sou nenhum expert em linux tbm, mas tive experiencias ruins com o mesmo..rsrs, uma vez aconteceu como o seu problema, mas nao sei se pode ser a mesma coisa..tenta colocar o Service Name minusculo(tsh1)….cara, tive muuuuuuiiitos problemas em um dos nossos clientes na empresa onde trabalho por causa do TNSNAMES no linux….ele é muito cheio de frescuras, e as vezes o VI não interpreta alguns caracteres, ele naão reconhece e da uns erros, pode ser besteira, mas tenta aae!!
15 de junho de 2009 às 1:57 am #87287CleitonHanzen
ParticipanteOpá…
Por algum acaso vc habilitou o validnode_checking no sqlnet.ora?? Já cometi a burrada de habilitar isto e não colocar o localhost no invited_nodes, resultado: Este erro que você está recebendo…
Flws…
15 de junho de 2009 às 4:42 pm #87290David Siqueira
ParticipanteOpa!..desculpem a invasão…
Já trabalho com LInux e Oracle a algum tempo, e sempre que tive problemas de conectividade eram por duas razões que alias, ja foram aqui citadas :- Verifique se você desabilitou o SELINUX na instalação
- Certifique-se de que o IPTABLES esteja desabilitado
- Tente recriar o LIstener via NETCA, pois pode ser um problema no formato ou até mesmo de falta de parametros.
Espero ter ajudado.
Abraço á todos.
David
Obs.: Check as recomendações do Régis e do Hanzen.
26 de junho de 2009 às 5:30 am #87527LuizLaiho
ParticipanteSó para não deixar sem resposta para futuras pesquisas…. resolvi o problema… como? não sei!
Mas sinceramente, eu e mais um amigo (iniciante como eu na aventura de dba, colega de pós) estáva-mos convencidos que o problema era rede… ou no linux ou na VM.
Mexemos em tudo, e nada adiantava. Quando eu quis voltar a situação “original” para poder mostrar para um professor, o listener subiu. Mas mexemos muito em configurações de rede e config do VMWare (workstation no caso) e funcionou mesmo com conexão NAT e ip dinamico (dhcp).
Só me digam uma coisa… o que é NETCA…. .heeheh . . . desculpe a ignorância… vivendo e aprendendo.
obrigado
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.