- Este tópico contém 11 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 1 mês atrás por
Ishii.
-
AutorPosts
-
17 de fevereiro de 2010 às 7:18 pm #92645
GuiLL3
Participantealera meu primeiro topico no forum..
e primeiramente digo que sou iniciante em oracle.Acontece o seguinte, temos um servidor aqui na empresa com o Oracle 9i instalado,
na verdade a maquina onde está o BD só tem o HD Scsi de 76GB, e está quase lotado.
Adquirimos recentemente um servidor da HP Proliant ML110, com 1 HD SATA 250GB.O que quero é saber o que é preciso para estar passando esse banco de dados de uma máquina para outra.
Se tenho que instalar o Linux, e se tem alguma forma de exportar e importar esse banco de dados, sem ter que refazer toda a
configuração do banco de dados. Tenho em mãos todos os Cds para a instalação do Oracle 9i.
Mais gostaria de saber qual solução voces me recomendam.
Desde já agradeço.
Obrigado!18 de fevereiro de 2010 às 12:55 am #92654hudsona
ParticipanteFala GuiLL3
Vamos Lá
- Você precisa instalar o Oracle na máquina nova de preferência com o mesmo S.O (Não é obrigatório).
- Verificar a sua estrutura atual e recria-la no novo servidor ou seja você vai ter que criar os tablespaces,
usuários e depois efetuar um export do seu banco atual e executar um import no novo.
Se você quiser efetuar esse procedimento sozinho é bom pesquisar um pouco da estrutura do oracle, como ele
funciona e como é a sua estrutura fisica e lógica. Comece a instalar o oracle na nova máquina e va postando
as dúvidas aqui.
Abraços
18 de fevereiro de 2010 às 1:00 am #92655Rodrigofs
ParticipanteOlá GuiLL3,
Pelo que percebi você tem Oracle 9i rodando no linux certo?
Se no seu novo servidor você não tem instalado o Linux, faça isso.
Tome cuidado com a versão do seu SO verifique se é homologado pela Oracle antes, e instale uma versão instável.Aconcelho fazer o sequinte:
1 – Instalar o Linux
2 – Instalar o Oracle 9i
3 – Fazer um backup Full do BD de produção
4 – Restaurar o banco de dados no novo servidor
5 – fazer os ajustes da instância (sga, shared_pool, etc)Se quiser uma ajuda para instalar o Oracle, o sequinte link é para instalação do Oracle 10g, mas você pode usar como base pra instalar o Oracle 9i sem problemas.
http://rodrigo-oracle.blogspot.com/2009 … 0g-no.html
Para ajudar a fazer um backup full da base usando o RMAN, segue o seguinte link.
http://rodrigo-oracle.blogspot.com/2010 … -caso.html
Espero ter ajudado,
Abraço!18 de fevereiro de 2010 às 2:04 pm #92660rwarstat
ParticipanteSó uma correção no que o Rodrigo falou, aonde ele diz “… instale uma versão instável.”, leia-se “… instlae uma versão estável.”.
Abraço,
Roberto18 de fevereiro de 2010 às 2:53 pm #92662GuiLL3
ParticipanteEntão pessoal, acontece o seguinte.
O cara que instalou o BD o instalou com o RedHat, acontece que não tenho o RedHat aqui, então, para não ter que adquirir um RedHat, pensei em instalar o CentOS 5, ou algum outro SO que recomendarem.o que acham?
e muito obrigado pela ajuda ai pessoal.abraço!18 de fevereiro de 2010 às 3:23 pm #92664rwarstat
ParticipanteGuiLL3,
Sendo esse um banco de produção, é importante que tu instale ele em um SO certificado pela Oracle. O CentOS não é.
Não me lembro agora quais as distribuições linux que são certificadas, e também não achei no site da Oracle, mas tu podes usar a própria distribuição linux da Oracle para o teu banco. Ele é gratuito e certificado.Abraço,
Roberto18 de fevereiro de 2010 às 4:33 pm #92667GuiLL3
Participanterwarstat, foi pq o Rodrigofs me passou um artigo que ensina a instalar o BD no CentOS, então nem imaginei que não fosse certificado Oracle.
Não entenda mal a minha pergunta por favor, mais..qual o problema em instalar o Oracle em uma versão não certificada pela Oracle? e qual a gratuita distribuição Linux da Oracle?
obrigado18 de fevereiro de 2010 às 4:48 pm #92668rwarstat
ParticipanteGuiLL3,
A questão de instalar o Oracle em um SO não certificado por eles é que caso tu precise de suprote da Oracle, não terá. No momento que tu informar que tu está usando CentOS, gentilmente irá receber a resposta, “O seu SO não é certificado por nós. Não podemos prestar suporte para ele.”.
Isso não quer dizer que o banco não irá funcionar perfeitamente. Tu só não irá conseguir ter suporte da Oracle, caso precise.Não me lembro agora a distribuição da Oracle, teria que dar uma olhada no site da Oracle.
Abraço,
Roberto18 de fevereiro de 2010 às 4:59 pm #92669hudsona
ParticipanteGuiLL3
Só pra lembrar, você não obrigatoriamente precisa instalar em uma distribuição Linux, você pode instalar o Oracle no windows.
Se não tem conhecimento em linux, pense bem antes de instalar o Oracle no linux, já que a administração do Oracle em Linux requer mais conhecimentos.
Porém o desempenho do Oracle no Linux é bem superior que no windows.18 de fevereiro de 2010 às 5:42 pm #92672GuiLL3
Participantecerto rwarstat, entendi, então se essa distribuição da oracle for gratuita, vou optar por ela.
e hudsona, pois é cara, poderia sim instalar em windows, mais para isso precisamos adquirir o mesmo, e as ‘verbas’ não estão disponiveis no momento, e infelizmente(ou felizmente) vou ter que aprender ‘um pouco’ sobre linux, e oracle ne..já estou lendo bastante..e uma hora ou outra tinha que aprender mesmo. e acho que até eu conseguir fazer o BD rodar beleza, o servidor antigo ainda aguenta um pouquinho.
estou meio sem tempo agora..mais vou começar a quebrar a cabeça no final de semana, e de acordo com os passos vou postando minhas dúvidas aqui.
Mas desde já agradeço a todos pela atenção, paciencia, e coperação.
Obrigado a todos, e abraços.
Guilherme.18 de fevereiro de 2010 às 6:24 pm #92673Rodrigofs
Participanterwarstat obrigado por corrigir a palavra acima.
GuiLL3 no artigo que te passei, eu explico que o CentOS 5.2 não é homologado pela Oracle, basta ler com atenção.
O Risco que você corre instalando Oracle em uma distribuição não homologada pela Oracle é justamente o que o rwastat disse, SUPORTE.
Pesquise sobre a distribuição da Oracle gratuita, pode ser sua saída. No mais, estamos aqui para tentar te ajudar.Abraço!
18 de fevereiro de 2010 às 6:50 pm #92677Ishii
ParticipanteOlá,
Para sintetizar:
Versões homologadas Oracle:
Asianux 2 (update 7) ou 3
RHEL 4 e 5
Suse Enterprise 10 (SP2) e 11
Oracle Enterprise Linux 4 e 5O custo do SUSE e do RHEL não é caro e acho que vale a pena cotar e avaliar para os casos de suporte necessários (não sei exatamente os valores mas não são absurdos) o Asianux acho que é gratuito mas também é o mais complexo de instalar se você não conhece nada de Linux. O Oracle Linux precisa do CSI da Oracle para qualquer instalação de pacotes (tentei instalar manualmente via rpm e mesmo assim ele abre a tela de cadastro do CSI) porém é super intuitivo e prático.
Honestamente, sugiro usar uma versão homologada Oracle o custo/benefício compensa…
[]s Ishii
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.