Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 11 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 1 mês atrás por Ishii.
Visualizando 12 posts - 1 até 12 (de 12 do total)
  • Autor
    GuiLL3
    Participante

alera meu primeiro topico no forum..
      e primeiramente digo que sou iniciante em oracle.

Acontece o seguinte, temos um servidor aqui na empresa com o Oracle 9i instalado,
      na verdade a maquina onde está o BD só tem o HD Scsi de 76GB, e está quase lotado.
      Adquirimos recentemente um servidor da HP Proliant ML110, com 1 HD SATA 250GB.

O que quero é saber o que é preciso para estar passando esse banco de dados de uma máquina para outra.
      Se tenho que instalar o Linux, e se tem alguma forma de exportar e importar esse banco de dados, sem ter que refazer toda a
      configuração do banco de dados. Tenho em mãos todos os Cds para a instalação do Oracle 9i.
      Mais gostaria de saber qual solução voces me recomendam.
      Desde já agradeço.
      Obrigado!

hudsona
      Participante

Fala GuiLL3

Vamos Lá

• Você precisa instalar o Oracle na máquina nova de preferência com o mesmo S.O (Não é obrigatório).
        • Verificar a sua estrutura atual e recria-la no novo servidor ou seja você vai ter que criar os tablespaces,
          usuários e depois efetuar um export do seu banco atual e executar um import no novo.
          Se você quiser efetuar esse procedimento sozinho é bom pesquisar um pouco da estrutura do oracle, como ele
          funciona e como é a sua estrutura fisica e lógica. Comece a instalar o oracle na nova máquina e va postando
          as dúvidas aqui.

Abraços

Rodrigofs
        Participante

Olá GuiLL3,
          Pelo que percebi você tem Oracle 9i rodando no linux certo?
          Se no seu novo servidor você não tem instalado o Linux, faça isso.
          Tome cuidado com a versão do seu SO verifique se é homologado pela Oracle antes, e instale uma versão instável.

Aconcelho fazer o sequinte:
          1 – Instalar o Linux
          2 – Instalar o Oracle 9i
          3 – Fazer um backup Full do BD de produção
          4 – Restaurar o banco de dados no novo servidor
          5 – fazer os ajustes da instância (sga, shared_pool, etc)

Se quiser uma ajuda para instalar o Oracle, o sequinte link é para instalação do Oracle 10g, mas você pode usar como base pra instalar o Oracle 9i sem problemas.

http://rodrigo-oracle.blogspot.com/2009 … 0g-no.html

Para ajudar a fazer um backup full da base usando o RMAN, segue o seguinte link.

http://rodrigo-oracle.blogspot.com/2010 … -caso.html

Espero ter ajudado,
          Abraço!

rwarstat
          Participante

Só uma correção no que o Rodrigo falou, aonde ele diz “… instale uma versão instável.”, leia-se “… instlae uma versão estável.”.

Abraço,
            Roberto

GuiLL3
            Participante

Então pessoal, acontece o seguinte.
              O cara que instalou o BD o instalou com o RedHat, acontece que não tenho o RedHat aqui, então, para não ter que adquirir um RedHat, pensei em instalar o CentOS 5, ou algum outro SO que recomendarem.o que acham?
              e muito obrigado pela ajuda ai pessoal.abraço!

rwarstat
              Participante

GuiLL3,

Sendo esse um banco de produção, é importante que tu instale ele em um SO certificado pela Oracle. O CentOS não é.
                Não me lembro agora quais as distribuições linux que são certificadas, e também não achei no site da Oracle, mas tu podes usar a própria distribuição linux da Oracle para o teu banco. Ele é gratuito e certificado.

Abraço,
                Roberto

GuiLL3
                Participante

rwarstat, foi pq o Rodrigofs me passou um artigo que ensina a instalar o BD no CentOS, então nem imaginei que não fosse certificado Oracle.
                  Não entenda mal a minha pergunta por favor, mais..qual o problema em instalar o Oracle em uma versão não certificada pela Oracle? e qual a gratuita distribuição Linux da Oracle?
                  obrigado

rwarstat
                  Participante

GuiLL3,

A questão de instalar o Oracle em um SO não certificado por eles é que caso tu precise de suprote da Oracle, não terá. No momento que tu informar que tu está usando CentOS, gentilmente irá receber a resposta, “O seu SO não é certificado por nós. Não podemos prestar suporte para ele.”.
                    Isso não quer dizer que o banco não irá funcionar perfeitamente. Tu só não irá conseguir ter suporte da Oracle, caso precise.

Não me lembro agora a distribuição da Oracle, teria que dar uma olhada no site da Oracle.

Abraço,
                    Roberto

hudsona
                    Participante

GuiLL3

Só pra lembrar, você não obrigatoriamente precisa instalar em uma distribuição Linux, você pode instalar o Oracle no windows.
                      Se não tem conhecimento em linux, pense bem antes de instalar o Oracle no linux, já que a administração do Oracle em Linux requer mais conhecimentos.
                      Porém o desempenho do Oracle no Linux é bem superior que no windows.

GuiLL3
                      Participante

certo rwarstat, entendi, então se essa distribuição da oracle for gratuita, vou optar por ela.
                        e hudsona, pois é cara, poderia sim instalar em windows, mais para isso precisamos adquirir o mesmo, e as ‘verbas’ não estão disponiveis no momento, e infelizmente(ou felizmente) vou ter que aprender ‘um pouco’ sobre linux, e oracle ne..já estou lendo bastante..e uma hora ou outra tinha que aprender mesmo. e acho que até eu conseguir fazer o BD rodar beleza, o servidor antigo ainda aguenta um pouquinho.
                        estou meio sem tempo agora..mais vou começar a quebrar a cabeça no final de semana, e de acordo com os passos vou postando minhas dúvidas aqui.
                        Mas desde já agradeço a todos pela atenção, paciencia, e coperação.
                        Obrigado a todos, e abraços.
                        Guilherme.

Rodrigofs
                        Participante

rwarstat obrigado por corrigir a palavra acima.
                          GuiLL3 no artigo que te passei, eu explico que o CentOS 5.2 não é homologado pela Oracle, basta ler com atenção.
                          O Risco que você corre instalando Oracle em uma distribuição não homologada pela Oracle é justamente o que o rwastat disse, SUPORTE.
                          Pesquise sobre a distribuição da Oracle gratuita, pode ser sua saída. No mais, estamos aqui para tentar te ajudar.

Abraço!

Ishii
                          Participante

Olá,

Para sintetizar:

Versões homologadas Oracle:

Asianux 2 (update 7) ou 3
                            RHEL 4 e 5
                            Suse Enterprise 10 (SP2) e 11
                            Oracle Enterprise Linux 4 e 5

O custo do SUSE e do RHEL não é caro e acho que vale a pena cotar e avaliar para os casos de suporte necessários (não sei exatamente os valores mas não são absurdos) o Asianux acho que é gratuito mas também é o mais complexo de instalar se você não conhece nada de Linux. O Oracle Linux precisa do CSI da Oracle para qualquer instalação de pacotes (tentei instalar manualmente via rpm e mesmo assim ele abre a tela de cadastro do CSI) porém é super intuitivo e prático.

Honestamente, sugiro usar uma versão homologada Oracle o custo/benefício compensa…

[]s Ishii

Visualizando 12 posts - 1 até 12 (de 12 do total)
                          • Você deve fazer login para responder a este tópico.