- Este tópico contém 13 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 6 meses atrás por
Peterson.
-
AutorPosts
-
30 de agosto de 2010 às 5:01 pm #95748
RomuloRDM
ParticipanteBom dia,
Trabalhamos com ORACLE 9 e instalamos a versao 10, precisamos fazer a migração dos dados do servidor antigo para o novo, qual seria a melhor forma, seria com o EXPORT (DUMP) do servidor velho ou teria como eu fazer pelos arquivos gerados pelo RMAN?
Minha rotina de EXPORT dura cerca de 12 horas enquanto que a rotina do RMAN e realizada em 01:15 hs. E que eu tenho que fazer esta migração em um final de semana e usando o EXPORT e IMPORT vai demorar muito.Att.
Romulo
30 de agosto de 2010 às 7:07 pm #95759Regis Araujo
ParticipanteOla Romulo..!
Uma duvida.. esta migração é de máquina tbm??
Se sim.. a melhor opção é o RMAN, vc pode usar a opção clone database do RMAN..
Se não… vc faz a migração via DBUA..
Abraços..!
30 de agosto de 2010 às 7:58 pm #95761rwarstat
ParticipanteUma dúvida, em se tratando de migração entre versões diferentes não seria o mais aconselhável que fosse feito exp/imp?
Abraço,
Roberto30 de agosto de 2010 às 8:26 pm #95762jspaulonci
ParticipanteVamos lá Romulo.
A sua janela técnica para essa migração contempla o tempo de você compiar os datafiles para a outra máquina ?
Se sim, eu faria o upgrade manualmente , já fiz isso com uma bases de 5 Tb em Unix Aix, é tranquilo, mas antes de homologar várias vezes.Você precisa levar em consideração os planos de execução das querys, rotinas de coleta de estatisticas , você ja fez homologação da aplicação na versão 10g com os analistas ?, recomendo você ir pelo menos para a 10.2.0.4.0, pois a 10.2.0.3.0 tem muito bug, ou se puder 10.2.0..5.0
30 de agosto de 2010 às 11:30 pm #95775VitorLeandro
ParticipanteEu acho que depende do tempo de indisponibilidade. Se for Zero ou perto disso, eu montaria um standby no 10G, importaria os dados e depois mudaria o Standby para produção. O Switchover é super rápido.
Se Puder ficar parado, tipo domingo a noite que não tem ninguem utilizando, faça um RMAN ou IMPDP mesmo via DB-link do 9i para o 10G com a instancia em modo read only.
Depende de qual você se sente mais seguro.
31 de agosto de 2010 às 1:47 pm #95789jspaulonci
ParticipanteÉ Romulo, você tem várias opções, o que recomendo é testa-las muito bem antes de implementa-las.
1 de setembro de 2010 às 1:08 am #95815RomuloRDM
ParticipanteBoa noite,
Tive pesquisando em vários sites e vi cometarios que não é possivel fazer a migração dos dados (Usando o RMAN) do ORACLE9 para o ORACLE10, isso é verdade?
Preciso fazer a migração dos dados de um servidor que está com o ORACLE 9 para um novo servidor que está com o ORACLE10 (RAC), qual seria a melhor forma?Mais uma vez obrigado.
Romulo RDM
1 de setembro de 2010 às 2:32 pm #95816jspaulonci
ParticipanteBoa noite Romulo, esse pergunta me deixou intrigado, estou procurando algo no metalink mas não encontrei nada dizendo que funciona ou não funciona, poste para mim a página que você encontrou dizendo que não dá para usar o RMAN nesse tipo de tarefa.
1 de setembro de 2010 às 2:59 pm #95819CleitonHanzen
Participante[quote=”jspaulonci”:2bh1pztp]Boa noite Romulo, esse pergunta me deixou intrigado, estou procurando algo no metalink mas não encontrei nada dizendo que funciona ou não funciona, poste para mim a página que você encontrou dizendo que não dá para usar o RMAN nesse tipo de tarefa.[/quote]
+1
Tem um Tópico no forum do OTN que questiona exatamente isso:
http://forums.oracle.com/forums/thread. … dID=694213
E apesar de funcionar via restore, acredito também que o passo mais “seguro” seja atualizar do 9i para o 10g em Single-Instance primeiro (no mesmo servidor, atual) e depois migrar/converter para RAC. Lembrando que existe mecanismo de converter single-instance pra RAC sem a necessidade de “formatação” do servidor.
[]s
1 de setembro de 2010 às 7:00 pm #95825Peterson
ParticipanteAcredito que o mais correto é fazer o que o Cleiton sugeriu. Migrar primeiro para uma instância single server no 10G e depois migrar do single server para RAC.
Dúvida, já que está fazendo migração, não é legal homologar de uma vez para a versão 11G?1 de setembro de 2010 às 8:33 pm #95839jspaulonci
ParticipanteRomulo, vc tá tranquilo cara, faz um backup via RMAN e tentar subir na outra máquina, lembrando que é necessário considerar pre reqs que concerteza tem, mesmo SO e coisas to tipo.
1 de setembro de 2010 às 8:44 pm #95842VitorLeandro
Participante[quote=”CleitonHanzen”:1wwmouqe][quote=”jspaulonci”:1wwmouqe]Boa noite Romulo, esse pergunta me deixou intrigado, estou procurando algo no metalink mas não encontrei nada dizendo que funciona ou não funciona, poste para mim a página que você encontrou dizendo que não dá para usar o RMAN nesse tipo de tarefa.[/quote]
+1
E apesar de funcionar via restore, acredito também que o passo mais “seguro” seja atualizar do 9i para o 10g em Single-Instance primeiro (no mesmo servidor, atual) e depois migrar/converter para RAC. Lembrando que existe mecanismo de converter single-instance pra RAC sem a necessidade de “formatação” do servidor.
[]s[/quote]
Boa explicação. Mas acho que alem de trocar a versão, será trocado o servidor tambem! Não é isso? Se for o import dos esquemas para o outro banco seja mais aconselhável! Pelo menos na minha opinião!
1 de setembro de 2010 às 9:31 pm #95845CleitonHanzen
Participante[quote=”VitorLeandro”:39ovsypm][quote=”CleitonHanzen”:39ovsypm][quote=”jspaulonci”:39ovsypm]Boa noite Romulo, esse pergunta me deixou intrigado, estou procurando algo no metalink mas não encontrei nada dizendo que funciona ou não funciona, poste para mim a página que você encontrou dizendo que não dá para usar o RMAN nesse tipo de tarefa.[/quote]
+1
[]s[/quote]
Boa explicação. Mas acho que alem de trocar a versão, será trocado o servidor tambem! Não é isso? Se for o import dos esquemas para o outro banco seja mais aconselhável! Pelo menos na minha opinião![/quote]
Mais um motivo pra atualizar antes para 10g no servidor atual e depois migrar para o ambiente novo, digo isso, por que caso ocorra algum problema de lentidão você terá 100% de certeza q foi resultante da mudança de versão, enquanto q se estiver em hardware diferentes é mais uma coisa a se preocupar…. 😉
7 de setembro de 2010 às 5:57 pm #95957Peterson
ParticipanteDepois de fazer a migração post aqui o resultado ok?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.