Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 10 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos atrás por David Siqueira.
Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
  • Autor
    Massa
    Participante

Boa noite, estou com um problema com minha tablespace undo, não consigo iniciar a instancia em modo open, da erro no datafile da tablespace undo.Como faço para criar uma nova tablespace undo no modo mount e dropar a que está danificada ?

Obrigado.

David Siqueira
      Participante

Massa, muita calma nessa hora meu brother, já quase perdi um database por causa de UNDO com problemas, seria possivel tu postar aqui os erros que estão aparecendo no seu ALERT log????

Abraço

David

Massa
        Participante

[quote=”Drbs”:1zz3fovo]Massa, muita calma nessa hora meu brother, já quase perdi um database por causa de UNDO com problemas, seria possivel tu postar aqui os erros que estão aparecendo no seu ALERT log????

Abraço

David[/quote]

Cara, o problema é no arquivo dbf, não tem archive e nem backup deste arquivo, olha o erro :
          ORA-01113: o arquivo 2 precisa da recuperação de mídia
          ORA-01110: 2 do arquivo de dados: ‘D:ORACLEORADATAORCL92UNDOTBS01.DBF’

Se eu conseguisse criar um novo seguimento com o banco em modo mount e alterar para esse novo, resolveria, é possivel ?

abraço

David Siqueira
          Participante

Hum!!!..você tentou colocar a instance em modo MOUNT e executar o comando de RECOVER DATABASE, para ver se pelo menos ele consegue abrir logo após isso???
            Tente fazer isso antes de criar um novo segmento.

David Siqueira
            Participante

Massa coloque sua instance em modo MOUNT e tente verificar se tem algum datafile em modo BEGIN BACKUP, caso essa informação seja positiva efetue o comando de END BACKUP para esse datafile, e em seguida execute um RECOVER DATABASE , e veja se sua instancia normaliza, por vezes alguns datafiles ficam em modo BEGIN BACKUP e acabam por gerarem esse erro que aparece pra ti no ALert.

Abcs.

David

CleitonHanzen
              Participante

Opá..

Você está fazendo a volta de um backup do seu banco? Caso sim, como você está restaurando este backup?
                Ao que tudo indica está faltando a aplicação de archives/redo’s para deixar este arquivo sincronizado. Caso você não tenha mais archives para aplicar, infelizmente você terá perda de dados e terás que fazer um “point in time” recover, isso em caso do teu backup estar integro (todos os datafiles backupeados da maneira correta).

Massa
                Participante

O problema é que o banco não está em modo archive, e não tenho o backup deste arquivo.
                  Existe alguma maneira de criar uma nova tablespace undo, ou então fazer alguma alteração nela com o modo mout ?

CleitonHanzen
                  Participante

Opá..

Olha, caso a instance tenha abortado (shutdown abort ou uma queda de energia), você não vai conseguir fazer nada, pois o processo de instance recovery precisa fazer o rollback dos dados não-comitados (que estão na tablespace de UNDO).

Caso tenha dado um shutdown limpo (normal, transactional ou immediate), eu já vi uma vez o suporte da Oracle fazer uma “gambi”, que era colocar o parâmetro UNDO_MANAGEMENT=MANUAL e o parâmetro oculto _ALLOW_RESETLOGS_CORRUPTION=TRUE, montar o banco e dar um RECOVER DATABASE, eles conseguiram subir o banco, com o banco aberto fazer export e recriar o banco ***NÃO MANTENHA O BANCO COMO ESTÁ, POIS ELE ESTÁ INCONSISTENTE, PORÉM VOCÊ VAI CONSEGUIR ABRIR O BANCO***

Mas assim, faça um backup antes do teu banco, caso isto não funcione, abra um SR na Oracle meu véio…. 😉

David Siqueira
                    Participante

Massa tu tentou o RECOVER DATABASE??..As informações pra fazer o recover, com muita sorte, podem ainda estar nos teus REDO’s, e com isso possa ser que tu consiga subir teu banco, criar outra tablespace de UNDO é como dizer ao database que tudo aquilo que ele esta esperando pra fazer ROLLBACK que ficou preso no UNDO antigo é lixo, tu pode certamente perder dados das ultimas transações DML que estavam rolando antes do momento da queda e deste problema, mais de qualquer forma respondendo tua pergunta , é possivel criar sim uma segunda tablespace, basta fazer o seguinte :

CREATE TABLESPACE UNDOTBS2
                      DATAFILE
                      SIZE M
                      EXTENT (Escolha seu modo de gerenciamento LMT ou não);

Em seguida altere o parametro UNDO_TABLESPACE do seu INIT.ORA ou SPFILE :

ALTER SYSTEM SET UNDO_TABLESPACE=UNDOTBS2;
                      Obs.:Caso faça com o banco no ar, se a instance estiver fora 100% altere manualmente seus arquivos de parametros.

Abcs.

David

Massa
                      Participante

Bom dia.

Tentei o recover database, porém ele pede o log de archive, o banco estava sem o modo de archive, não consigo criar um outro segmento de undo porque o banco não abre, fica somente em modo mount.
                        Acredito que ja era !!

David Siqueira
                        Participante

Velinho refaça o recover database, só que antes veja na V$LOGFILE qual seu Redo que esta como CURRENT e quando ele pedir o ARCHIVE passe o nome do seu REDO que esta em CURRENT.
                          Isso ocorreu comigo e ele conseguiu fazer MEDIA RECOVER através do que tinha no REDO que nada mais é do que o ARCHIVE em seu estado inicial antes de se transformar em ARCHIVE FILE.

Abcs.

David

Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
                        • Você deve fazer login para responder a este tópico.