Pular para o conteúdo
Visualizando 13 posts - 1 até 13 (de 13 do total)
  • Autor
    hudsona
    Participante

Pessoal To com o seguinte Update, que esta consumindo 100% de CPU:

DECLARE
      intCont integer :=0;
      BEGIN
      FOR lcons IN (SELECT c.ident_contrato, c.cd_categoria FROM categoria_contrato c)
      LOOP
      BEGIN
      UPDATE categoria_contrato SET CD_SUBCATEGORIA = lcons.cd_categoria WHERE ident_contrato = lcons.ident_contrato AND cd_categoria = lcons.cd_categoria;
      END;
      intCont := intCont+1;
      END LOOP;
      DBMS_OUTPUT.PUT_LINE(‘REGISTROS ATUALIZADOS ‘ || intcont);
      END;

Meu servidor é subdimensionado tem duas instancias mas
      a que estou executando oupdate tem a seguinte configuração:
      Intel Petium 4 2,80Ghz 2 Gb de RAM

Com
      920MB de SGA,
      244MB de PGA

Alguma sugestão ?

Participante

Boa tarde Hudson!

Só uma dúvida, pq vc está dando update dos dados da tabela categoria_contrato nela mesma?

Assim realmente irá consumir muita CPU, alem de gerar muito UNDO…

É algum teste?

Qual a quantidade de linhas que possui nesta tabela?

Abraços..

hudsona
        Participante

A Tabela tem 263054;
          E Ocupa Hoje 8388608 BYTES

Na realidade poderia ter feito o seguinte comando:

UPDATE categoria_contrato SET CD_SUBCATEGORIA = cd_categoria ;
          Sim é um teste

E eu acho que não era pra consumir Tanto de CPU, pra mim tem alguma coisa a mais.

Participante

É..

Faz o seguinte.. coloca um COMMIT após o intCont := intCont+1;

Pois do jeito q está, ele gera muito SWAP e muito UNDO.. esta troca de SWAP que deve estar consumindo sua CPU…
            (Bom, estou deduzindo q vc esteja usando Linux)…

Este teste é para q?

Abraços..!

hudsona
            Participante

E o pior que não
              Estou Usando um Server 2003,

Esse Teste é pra mostrar as merdas que eu seguro dos desenvolvedores,

Já tinha pensado no Commit também, mas como são muitas linhas,
              acho melhor colocar um commit a cada um número determinado de linhas.
              Se não quem vai começar a se ferrar é o buffer de redo log ….

Na realidade eu não quero nem otpimizar isso, só quero mostrar as causas dele estar consumindo toda a minha CPU.

Obrigado !!

Participante

Bom Hudson..!!

Então o jeito é gerar um TRACE desta sessão e analisar o resultado… ou um AWR ou ADDM…

Abraços..!!

hudsona
                Participante

Boa!!

È Acho que vou gerar um AWR,

Obrigado!

burga
                  Participante

Será que no seu update, ele não está reconhecendo as variáveis como bind? Vai saber… Dá pra testar definindo as binds explicitamente… rs!!!

fsitja
                    Participante

Por que está fazendo num loop isso? O chaveamento de contexto das milhares de chamadas ao SQL engine desse loop está matando seu servidor. Faça tudo num update só, o desempenho vai melhorar muito.

Qual a PK da tabela? São as próprias colunas c.ident_contrato e c.cd_categoria? Se forem roda o seguinte:

BEGIN
                      UPDATE categoria_contrato SET cd_subcategoria = cd_categoria;
                      DBMS_OUTPUT.PUT_LINE('REGISTROS ATUALIZADOS ' || SQL%ROWCOUNT);
                      END;

Se mesmo assim for muito para a máquina, quebre em lotes por bulk collect, 100 a 100, por exemplo, para não detonar a PGA com uma estrutura muito pesada.

Sinceramente, 200 mil linhas não é muito. 2 milhões não é muito. Fala com o poderoso aí e baixa uma diretriz: “proibido usar CURSOR FOR LOOP na empresa”. 😆

Mas sem brincadeira agora, não se usa cursor for loop para qualquer coisa que necessite de um mínimo de escalabilidade ou desempenho. 😉

Dá uma olhada no link abaixo.
                      http://www.oracle.com/technology/oramag … sktom.html
                      Como diz o Tom Kyte sobre row-by-row (cursor for loops):
                      “the single most inefficient approach to loading data. I have a name for this type of approach: I call it SLOW by SLOW processing. Avoid it.”

[]’s
                      Francisco

hudsona
                      Participante

[quote=”hudsona”:pwx874q8]A Tabela tem 263054;
                        E Ocupa Hoje 8388608 BYTES

Na realidade poderia ter feito o seguinte comando:

UPDATE categoria_contrato SET CD_SUBCATEGORIA = cd_categoria ;
                        Sim é um teste

E eu acho que não era pra consumir Tanto de CPU, pra mim tem alguma coisa a mais.[/quote]

fsitja

Eu mesmo já sabia da solução do update, como disse nessa mensgaem acima, não fiz quem fez isso e faz diversas asneiras são so desenvolvedores aqui na empresa, só que essa foi o estopim pra mim.

Queria saber todos os problemas de performance que esse for loop pra um simples update poderia ter gerado.

Alguns eu já sabia e confirmei com os comentarios do Thunder_Catz,

E respondendo ao burga, sim ele reconhecia as variaveis como bind,

Ontém criei um snapshot com o awr e vou hoje mostrar o que aquele pequeno código fez com o servidor que é “uma maravilha”.

Mas Obrigado

E vou fazer uma reunião com o chefão pra bloquear o for loop, e depois vou ser linchado , já que 99% são desenvolvedores.
                        rs

Anônimo

Nossa, acompanhei linha a linha desse tópico, penso eu que devo passar pela mesma situação aqui na empresa. Tem os desenvolvedores que creio eu que devem fazer várias “&&#$#” no banco e como eu sou iniciante ainda na área não consigo enxergar e expor isso.

Mais logo logo chegará a minha a hora, a hora da vingança. Rsrs…

Se vc conseguir bloquear o for loop, boa sorte e se não conseguir boa sorte tb. Rsrsrs…

[]’s
                          Erik

fsitja
                          Participante

hehe, foi mal da minha parte Hudsona, eu não reparei naquele pedaço do post, deve ser pq estava com sono já, quase 11 da noite. Eu tinha visto que você falou que foi outra pessoa, mas gastei o verbo de graça. 😀

Mas é isso aí, vc mandando o snapshot deve resolver a confusão, afinal contra fatos não há argumentos, vc até escapa com vida dessa sala cheia de desenvolvedores.
                            8)

hudsona
                            Participante

Gastou o Verbo a Toa não fsitja

Vou usar seu comentario pra mostrar a ironia das pessoas ,
                              ao ver essas obras de arte ….

rsrsrsrs

Sim, de qualquer forma já comprei um taco de basebool mesmo …

Visualizando 13 posts - 1 até 13 (de 13 do total)
                            • Você deve fazer login para responder a este tópico.