Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 1 mês atrás por Avatar photoRegis Araujo.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    mpungan
    Participante

Pessoal, ocorreu um problema no banco que estou trabalhando, por acidente dropei alguma roles. Criei esta roles novamente so que criei no schema SYSTEM, no alert_log esta aparecendo o seguinte erro:
      ORA-28031: maximum of 148 enabled roles exceeded

Gostaria de saber qual a melhar alternativa para resolver esse problema, se tem como mover as roles para os usuário corretos, pois o paramêtro max_enabled_roles esta configurado para o máximo de 150 e no esquema SYSTEM tem bem mais que esse valor.
      Outra coisa quando eu crio uma role, esta role fica vinculada ao usuário que a criou?

hudsona
      Participante

Fala mpungan

Você vai ter que recriar as roles , ou pelo menos algumas delas em outro usuário.
        Logue com outro usuário , e crie um script de grant dos objetos da roles. Para não ter que dar privilégios aos objetos das roles de um e um.

Participante

Fala Mpungan (q nick).. bom dia.!

Mano.. seguinte.. as roles tem que ser criadas com o schema proprietario dos objetos que vc irá dar os privilégios..

O owner system ja tem varias roles administrativas.. e é sempre uma boa politica de administração que vc crie todo e quanto tipo de objeto dentro do schema que irá utiliza-lo.. exceto quando o objeto somente pode ser criado com sys ou system..!!!

utilize o pacote dbms_metadata.get_ddl para pegar o comando DDL de criação das roles… faz assim..

code]

SELECT DBMS_METADATA.GET_DDL(UPPER(‘ROLE’), ‘NOME_DA_ROLE’)
          FROM DUAL;
          [/code]

Ai vc pode montar um script para pegar todas as roles que vc precisa e gerar um arquivo pelo spool e depois rodar no schema que vc precisa..!!

Abraços..!

hudsona
          Participante

[quote=”Thunder_Catz”:3toi8rw4]Fala Mpungan (q nick).. bom dia.!

Mano.. seguinte.. as roles tem que ser criadas com o schema proprietario dos objetos que vc irá dar os privilégios..

O owner system ja tem varias roles administrativas.. e é sempre uma boa politica de administração que vc crie todo e quanto tipo de objeto dentro do schema que irá utiliza-lo.. exceto quando o objeto somente pode ser criado com sys ou system..!!!

utilize o pacote dbms_metadata.get_ddl para pegar o comando DDL de criação das roles… faz assim..

code]

SELECT DBMS_METADATA.GET_DDL(UPPER(‘ROLE’), ‘NOME_DA_ROLE’)
            FROM DUAL;
            [/code]

Ai vc pode montar um script para pegar todas as roles que vc precisa e gerar um arquivo pelo spool e depois rodar no schema que vc precisa..!!

Abraços..![/quote]

Esse é um método facil de fazer o que eu disse, não lembrava da DBMS_METADATA.GET_DDL, ultimamente tenho feito script de recuperação de DDL na marra mesmo com as visões do dicionario de dados.

Show de bola Thunder_Catz!!

Participante

Salve Grande Hudson..

Então mano.. eu procuro criar scripts para tudo o que eu faço.. para agilizar o meu trabalho.. pois em um futuro muito.. mas muito proximo eu terei que fazer algo novamente.. e imagina lembrar de todo o procedimento que foi feito.. E eu procuro agilizar ao máximo o meu trabalho..

Eu procuro anotar tudo.. tenho uma área de scripts com varios.. mas varios procedimentos das coisas que faço.. melhor previnir do que remediar né..!!!

Tenho certeza de que alguma vez algum daqueles procedimentos será util..!!

Abraços..!

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.