- Este tópico contém 5 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 9 meses atrás por
vilnei.
-
AutorPosts
-
13 de março de 2013 às 3:18 pm #105169
vilnei
Participanteola bom dia Pessoal, estou com o seguinte problema, tenho um terminal que não sei qual é, que no configurador da aplicação esta com a senha incorreta do usuário que conecta no banco, e em algum momento alguém vai usar este terminal, e acaba tentando conectar mais de uma vez, e por consequencia o oracle bloqueia o usuario e a aplicação para. Diante dissso, eu gostaria de saber se tem como saber se tem algum parametro pra setar no oracle para que ele não bloqueio o usuário, ou se tem como eu descobrir qual terminal, ip da máquina esta tentando conectar e não consegue.
Desde ja Agradeço.
13 de março de 2013 às 3:53 pm #105170rman
Participante@vilnei
Para o limite de falha de login você pode alterar o PROFILE do usuário, provavelmente o usuário usa o PROFILE DEFAULT, mas é bom verificar antes de alterar:
ALTER PROFILE DEFAULT LIMIT FAILED_LOGIN_ATTEMPTS UNLIMITED;
Bom, creio que o correto não seja alterar o PROFILE, e sim descobrir qual terminal que está com a senha incorreta. Bom, o jeito mais fácil é envolver os usuário nisso, desbloqueia o usuário e pede para os usuário logarem apenas 1 vez no sistema, o que não conseguir é o terminal com problema.
Talvez exista uma solução técnica para descobrir isso, mas a solução prática é essa.
14 de março de 2013 às 4:01 pm #105178Fábio Prado
Participante@vilnei,
Para verificar dados (máquina, usuário, data/hora e outras informações) do usuário que está tentando se conectar e não está conseguindo, é necessário utilizar os recursos de auditoria. Se for Oracle 11G a auditoria já vem habilitada por padrão e todo logon com sucesso ou falha também já é auditado. Para verificar registros de logon auditados, execute a consulta abaixo:
[b]select * from dba_audit_trail
where action_name = ‘LOGON’ and returncode 0
order by timestamp desc;[/b]Se o BD for 10G ou se a auditoria estiver desabilitada, sugiro a leitura do artigo http://www.tiespecialistas.com.br/2012/04/como-auditar-e-gerar-relatorios-de-auditoria-em-oracle-databases/ para que vc aprenda a habilitá-la e depois mande auditar eventos de logon executando o comando abaixo:
audit create session;[]s
15 de março de 2013 às 8:42 pm #105181rman
Participante@fbifabio
Só uma observação, a auditoria é habilitada por padrão caso o banco de dados for criado pelo DBCA.
Segue a documentação oficial:
http://docs.oracle.com/cd/E11882_01/ser … REFRN10006
Uma pergunta, o que significa cada CODRETURN da visão DBA_AUDIT_TRAIL ? Procurei na documentação oficial e não encontrei, lá só diz que ZERO é sucesso.
15 de março de 2013 às 9:20 pm #105182Fábio Prado
Participante@rman,
returncode = 0 significa que não ocorreu erro no comando/instrução auditada, se o valor for diferente de zero significa que ocoreu o erro Oracle ORA- + valor "returncode", ok?16 de março de 2013 às 2:48 am #105184vilnei
Participanteola pessoal
agradeço a todos pela ajuda.
resolvi da seguinte maneira, criei um profile novo, e atribui o usuário a este profile, e coloquei o usuário como erro de conexão ilimitado.
Obrigado. -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.