Pular para o conteúdo
Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Autor
    rudak
    Participante

Boa tarde pessoal!
      Estou elaborando um relatório onde descrevo a movimentação de bens da instituição para a qual presto serviço. O sistema existe há muito tempo. O problema é que agora eles querem que apareça o usuário que efetuou a movimentação do bem, contudo, o usuário que eles usam para logar no sistema não é individual, e sim por setor; por exemplo, todos os usuários do almoxarifado usam um único login e senha; mas o problema é que exigiram quem de fato fez a movimentação, ou seja, o usuário logado no Sistema Operacional. É possível via Oracle? Me sugeriram usar Active Directory, mas não sei nem pra onde vai…

Gilkauer
      Participante

Possivel é, mas para tal você deveria ter salvo a informação de quem fez a movimentação, e não acredito que exista tal nivel de log no seu sistema já que nem o usuário é individual.

SELECT OSUSER FROM V$SESSION WHERE AUDSID = USERENV('SESSIONID')

este select mostra o usuario da maquina logada em determinada seção.

rudak
        Participante

Pois é, mas o problema é que várias (leia centenas de milhares) movimentações foram feitas desde 2004 (ano em que o sistema entrou no ar) e não existe tabela alguma que guarde os usuários(individuais) que efetuaram as movimentações, apenas os usuário coletivos (usuário: almoxarifado, usuário: informatica)… e quanto ao Active Directory? Alguma idéia? Muito obrigado!!!!!

rman
          Participante

@rudak

Quando falaram pra você que o Active Director é um caminho. Digamos que pode ser um caminho, se o seu sistema de gestão possui suporte ao Active Director. Se tiver, quando o usuário logar no SO, o sistema de gestão já saberá qual usuário é, ele não necessita logar no sistema com usuário e senha.

O sistema de gestão é próprio ou é terceirizado ?

Mas, uma perguntinha, por que simplesmente cada funcionário não possui o seu próprio usuário no sistema de gestão ? Muitos problemas que caem sobre o TI e que são resolvidos tecnicamente, na verdade são problemas administrativos.

rudak
            Participante

Opa! Obrigado pela atenção!

O sistema de gestão é próprio ou é terceirizado ?

Próprio

Mas, uma perguntinha, por que simplesmente cada funcionário não possui o seu próprio usuário no sistema de gestão ?

Ótima pergunta!

Muitos problemas que caem sobre o TI e que são resolvidos tecnicamente, na verdade são problemas administrativos.

Concordo plenamente. Mas o cliente é do tipo “faça mágica se preciso for …” rsrsr .

rman
              Participante

@rudak

Entendeu a ideia do Active Directory ? Consulte os desenvolvedores do sistema de gestão, e verifique a possibilidade do uso do mesmo.

Mas eu acho que a solução não por esse caminho. Procure alternativas. Caso não tenha suporte ao Active Directory hoje, o custo de implementação disso é muito alto, tornando inviável.

Victor Armbrust
                Mestre

@rudak

Esse post nao ajuda?
                  https://profissionaloracle.com.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=5475

Não sei se será possível pegar user do SO logado em datas anteriores…

rudak
                  Participante

@rman

Entendi sim cara, muito obrigado! Vou pesquisar com eles!

@varmbrust

Pois é cara, o problema maior é pegar os anteriores, acho que só com AD mesmo. Muito obrigado pela ajuda!

😀

Rodrigo Almeida
                    Participante

Olá,

Dá uma explorada melhor na view v$session que tem informações que você precisa, por exemplo, a coluna OSUSER informa o usuário do sistema operacional, caso não seja um web server, senão serão todos iguais.

Com AD deverá configurar o LDAP com o banco e não sei se irá ajudar, pois deverá contar com a arquitetura da aplicação realizando o Single Sign-On do usuário para registrar quem é. Caso a aplicação também use usuários não nomeados não ajudará muito.

Pode ser problema da arquitetura e falta de segregação de usuários por parte da aplicação.

Abraços,

rudak
                      Participante

Valeu pela ajuda pessoal! Eles foram convencidos de que não seria possível recuperar os usuários que efetuaram as alterações anteriormente. Muito obrigado pela ajuda!!!! 😛

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
                      • Você deve fazer login para responder a este tópico.