- Este tópico contém 6 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 5 meses atrás por
hudsona.
-
AutorPosts
-
29 de outubro de 2009 às 12:26 am #90566
Shiono
ParticipanteOla pessoal
eu preciso mudar a senha do banco no Oracle 10g
e criar um usuario apenas para leitura.
Aqui na empresa na equipe nova ninguem sabe a senha do sysdba tem como resetar ?
Se alguem puder me ajudar eu agradeço ❓
29 de outubro de 2009 às 3:15 am #90568Ishii
ParticipanteOlá,
alter user identified by ;
Para mudar a senha…isso com o usuário que quer mudar ou com um usuário com privilégios para tal.Agora usuário somente leitura… Leitura do que exatamente?
Você pode criar usuários e dar o grant create session eles apenas fazer login no Oracle, mas precisaria saber de mais detalhes do que você precisa. Sugiro uma leitura na documentação sobre Segurança do Oracle para maiores opções.
[]s Ishii
29 de outubro de 2009 às 4:11 am #90570vieri
Participanteusuário somente leitura é muito utilizado no SQL SERVER
que tem a role db_data_reader.No Oracle não é bem assim você precisa “destrinchar” mais qualsi objetos quer acessar.
Se sua base de dados for 10G
você pode dar o seguinte privilégio.grant select any table to ;
Ai ele irá acesssar(consulta) qualquer tabela de usuário.
29 de outubro de 2009 às 2:18 pm #90572Shiono
ParticipanteO que acontece é o seguinte!
Não sabemos porque o antigo responsavel pelo gerenciamento do banco liberou acesso ao usuarios para que eles fizecem suas querys, o problemas é que eles alteram a base de dados do ERP da Microsiga e estamos tendo problemas, então eu tenho que criar um usuario que tenha apenas acesso de SELECT e mudar a senha o usuario atual que da acesso total ao banco.
Eu sou novo na administração do Oracle, eu sou desenvolvedor e assumi esta função também por isto algumas perguntas que parecem meio estranhas
Nao sei se é possível copiar um usuario para o outro e mudar o seu perfil[/b]
29 de outubro de 2009 às 3:47 pm #90573Regis Araujo
ParticipanteFala Shiono..!!
Bom.. vou tentar ajuda-lo com a alteração das senhas de administração e demais usuários..
Logue no SQL*PLUS direto no servidor…
Se for Linux.. assim..
export ORACLE_SID=
sqlplus /nolog
connect / as sysdbaalter user identified by
No Windows
set ORACLE_SID=
sqlplus /nolog
connect / as sysdbaalter user identified by
Vc logando diretamente no servidor.. vc ja estara com acesso de Sysdba.. então vc poderá trocar a senha do usuário que precisar e/ou criar um usuário com grant de sysdba e/ou dba ou qualquer outro usuário…
Ja com os usuários alterando tabelas..
Crie uma ROLE com grant de SELECT, crie novos usuários e adicione os usuários a esta ROLE..
Só uma dica.. para melhor controle.. se houver a necessidade de dar mais que permissão de select.. crie um usuário para cada pessoa.. assim vc poderá saber quem fez e está fazendo oq.. ai vc pode criar uma trigger apenas de alter table.. e pegar quem muda oq..
Bom.. espero que lhe ajude..
Abraços..!!
30 de outubro de 2009 às 1:28 am #90580Shiono
ParticipantePessoal
É possível copiar um usuario para outro com todos grants que o usuario origem tem?
30 de outubro de 2009 às 4:12 pm #90585hudsona
ParticipanteFala Shiono
È possivel você criar roles (que na realidade é um conjunto de permissões), você da permissão pra role, e depois você concede o permissionamento dessa role para qualquer usuário que você quiser.
Ex:
Os usuários do setor de vendas tem que acessar as tabelas vendas,clientes,produtos.
CREATE ROLE EMP_US_VEND;
(Criação da Role)GRANT SELECT,UPDATE ON T_VENDAS to EMP_US_VEND;
GRANT SELECT,UPDATE ON T_CLIENTES to EMP_US_VEND;
(Permissionamento pra role)GRANT EMP_US_VEND TO HUDSON;
(Permissionamento pro usário)Agora o usuário hudson tem permissão de select e update nas tabelas vendas e clientes, se você precisasse dar o mesmo permissionamento para outro usuário era só dar permissão dessa role para ele.
Att
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.