- Este tópico contém 8 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos atrás por
Peterson.
-
AutorPosts
-
3 de março de 2010 às 2:26 am #92919
Peterson
ParticipanteBoa noite Lista,
Tenho um servidor Oracle 10.2.0 e estou com uma dúvida. Na flash recovery area há logs que são de sequências menores que a que existe no campo SEQUENCE# da V$ARCHIVED_LOG.
Verifiquei o parâmetro control_file_record_keep_time e estava setado com 7 dias. Desconfio que esses logs anteriores aos que vejo na V$ARCHIVED_LOG não são mais necessários. Estou certo?Obrigado!
abraço a todos!
Peterson
3 de março de 2010 às 2:52 am #92920Regis Araujo
ParticipantePeterson, boa noite..!
Então mano.. assim.. vc esta certo em um ponto.. mas não quer dizer que o archive não é mais necessário..
As informações da V$ARCHIVED_LOG te mostram quais os archives que foram gerados dentro do seu tempo de control_file_record_keep_time..
Tanto que se vc ficar um crosscheck all e depois um “delete noprompt expired archivelog all;”.. ele irá deletar todos os archives que não estão nesta lista..
Mas assim.. antes de apagar algo.. FAÇA BACKUP dos arquivos.. pois eles poderão lhe ser muito uteis…!!
Eu ja passei por um problema q sem os archives eu estaria frito… da uma lida no meu blog q vc vai entender..!!
Abraços..!
3 de março de 2010 às 4:36 am #92921Peterson
ParticipanteRegis,
Então cara, fiz o backup pelo RMAN com a opção delete all input e depois do backup ficaram esses logs na flash recovery area. Aí consultei no v$archived_log e vi que eles não eram mencionados lá. Acha ainda que preciso desses logs? Mesmo depois de fazer o backup archivelog all no RMAN?
3 de março de 2010 às 6:25 pm #92926Regis Araujo
ParticipantePeterson, bom dia..!
Então.. se vc ja fez o backup destes archives.. então pode apagar eles.. mas eh sempre bom mandar apagar via rman.. vc pode rodar o comando delete com a opção completed before ‘sysdate-7’ que vai apagar os arquivos que foram gerados a mais de 7 dias….
O importante é sempre ter o backup destes archives.. vc não precisa deixar eles na área de flashrecovery.. pois quando precisar utiliza-los para restaurar algo.. basta retirar do backup e colocar na área de archive e recuperar o que vc precisa..!!
Abraços..!
3 de março de 2010 às 6:43 pm #92928Peterson
ParticipanteRegis,
A situação foi que fiz o backup full tanto da base quanto dos archives e mandei apagar os archives depois de backupear. Porém, ficaram alguns archives na FRA que nem foram backupeados nem foram apagados.
Olhando na v$archived_log essas sequências de archives que foram ignorados pelo RMAN não constavam lá. Imaginei, bom… se não estão na v$archived_log o RMAN não backupearia mesmo, pq pra ele ele nem sabe da existência desses arquivos.
Imagino que esses arquivos não foram listados na v$archived_log porque o banco estava com o parâmetro control_file_record_keep_time=7, portanto, TALVEZ os dados de archives mais antigos q esse período não foram mantidos.Não sei se é isso ou se estou viajando…
O fato é que apaguei os arquivos. Fiz o backup via RMAN dos archives (que estavam listados na v$archived_log), do banco e do controlfile. Tomara que não precise deles mais tarde!3 de março de 2010 às 6:58 pm #92933Rodrigofs
ParticipanteOlá Peterson,
Acho que você não precisará mesmo destes archives. Se você precisar fazer um restore/recover os únicos archives necessários agora serão os archives gerados durante a operação do ultimo backup (online). Ao menos se você queira fazer um “point time recover” para um momento em que esses archives seriam necessários para colocar o banco em um estado consistente.
Um recurso interessante e que pode ajudar a saber se você precisará usar esses archives é fazer um backup dos datafiles com o RMAN, e usar o comando RESTORE DATABASE PREVIEW. O RMAN irá mostrar o que ele irá precisar para fazer o restore da base de dados, e como ele irá sincronizar a base de dados com o controlfile atual, ou seja, quais archives ele irá usar para fazer o recover. Com isso você observa se ele usará tais archives. Mas no seu caso você já deletou os mesmo então não será mais necessário.Espero ter ajudado.
Abraço.3 de março de 2010 às 8:09 pm #92939Peterson
ParticipanteRodrigo,
Muito obrigado, vou testar o comando do restore database preview e coloco aqui o resultado.
Mais uma vez, obrigado!3 de março de 2010 às 10:14 pm #92948VitorLeandro
ParticipanteFala Peterson,
Você pode também fazer um backup plus archivelog, fazer uma cópia física dos arquives na mão (por segurança) e depois rodar um “delete archivelog all” para deletar todos. Confira se a politica deixa você fazer isso (RMAN>show archivelog deletion policy;)
Se esses arquivos continuarem fisicamente na Flash Recovery Area, pode deletar na mão mesmo.
3 de março de 2010 às 10:50 pm #92950Peterson
Participantefoi isso que havia feito Vitor.
No meu entendimento não preciso mais dos arquivos que ficaram na FRA.
Obrigado pela ajuda!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.