Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 20 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 18 anos, 9 meses atrás por Marcio68Almeida.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 21 do total)
  • Autor
    souza
    Participante

Como tinha colocado no artigo anterior tenho uma tablespace temp que está lotada. Gostaria de saber como faço para verificar que processos estão utilizando muita tablespace !? Ou como detectar problemas nela !?

Desde já obrigado

passanha
      Participante

Amigo, ve se esta query ajuda…
        select b.tablespace
        ,b.segfile#
        ,b.segblk#
        ,round(((b.blocks*p.value)/1024/1024),2) size_mb
        ,a.sid
        ,a.serial#
        ,a.username
        ,a.osuser
        ,a.program
        ,a.status
        from v$session a,v$sort_usage b,v$process c ,v$parameter p
        where p.name=’db_block_size’
        and a.saddr = b.session_addr
        and a.paddr=c.addr
        order by b.tablespace,b.segfile#,b.segblk#,b.blocks

[]’
        Passanha

souza
        Participante

Só uma dúvida. No lugar do DB_BLOCK_SIZE coloco o nome da tablespace ?

passanha
          Participante

Nao, vc pode fazer assim na ” where …
            and b.tablespace = ‘TB_XX’

blz?
            []’ Passanha

souza
            Participante

Deu certo usando a cláusula Where, porém não retornou nada e minha tablespace está lotada….

Sugestões..!?

passanha
              Participante

Não, esta com algum erro? Pois a TS TEMP lotada nao que dizer nada, o Oracle administra isso.

souza
                Participante

Então não terei problemas mesmo a TEMP estando com 99% usada !?

souza
                  Participante

Não estou com nenhum erro, porém o espaço está quase esgotado como te falei acima …

Existe alguma maneira de o banco avisar quando estiver esgotando o espaço ?

passanha
                    Participante

Bom dia amigo,

Se vc não esta com erro, então esta tudo bem. Pois o Oracle adm. sua tablespace TEMP. Vc tem que alterar ela se ocorrer algum erro por falta de espaço, por exemplo.
                      OK?

[]’
                      Passanha

souza
                      Participante

Só achei estranho de ela estar com apenas 1MB livre, mas como te falei não tenho nenhum erro.

souza
                        Participante

E também porque temos vários clientes. E não queria deixar que estourasse num final de semana ou feriado. Por isso minha preocupação com a TEMP que estava com espaço esgotado. Existe alguma outra tablespace que tenho que cuidar além da que meu sistema guarda os dados.

souza
                          Participante

E também porque temos vários clientes. E não queria deixar que estourasse num final de semana ou feriado. Por isso minha preocupação com a TEMP que estava com espaço esgotado. Existe alguma outra tablespace que tenho que cuidar para não estourar além da que meu sistema guarda os dados ?

Marcio68Almeida
                            Participante

O ideal é que você fique de olho em todas as tablespaces e deixe pelo menos 20% livre, pois qualquer uma que estoure para todo o banco…

souza
                              Participante

Tenho as seguintes tablespaces num banco 9i

TEMP 99% usado
                                XDB 99% usado
                                USERS 0.25
                                UNDOTBS1 95% usado
                                Tools 1% usado
                                System 55$ usado
                                ODM 48% usado
                                EXAMPLE 99% usado
                                DRSYS 50% usado
                                Cwmlite 80% usado
                                Dados 40% > Essa é a que a minha aplicação usa e tudo é criado nela !!

Minha dúvida é sobre quais devo realmente alterar e quais o Oracle administra
                                e não preciso me preocupar nem se o espaço estiver esgotado ???

Marcio68Almeida
                                Participante

nenhuma tablespace deve estar com possibilidade de esgoramento de espaço, pois na tentativa de alguma criação ou crescimento, haverá falha…
                                  do que você tem ai, não há com o que se preocupar…
                                  só uma sugestão administrativa… 💡
                                  crie uma tablespace para índices e separe índices de dados, não importa se a aplicação é pequena…

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 21 do total)
                                • Você deve fazer login para responder a este tópico.