- Este tópico contém 7 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 5 meses atrás por
jspaulonci.
-
AutorPosts
-
29 de setembro de 2009 às 8:49 pm #89997
jspaulonci
ParticipanteBoa tarde pessoal, estou precisando de ajuda
Temos aqui na empresa, o Veritas outros dizem NetBackup, o pessoal já implementou no SQL Server e agora precisam implementar no Oracle.
Até aí legalA pergunta é , alguem conhece essa ferramenta? alguem já implementou ela com o RMAN ? tem algum macete ?
Abraços
João Paulo Spaulonci
29 de setembro de 2009 às 10:14 pm #90000paleo
ParticipanteMacete voce fala no RMAN , da instalação do client do netbackup , do repositorio?
Como é a arquitetura da solução de backup? Vai ter storage node ? TYpe library ? O backup vai acontecer por rede propria ? Pela SAN ?
No RMAN repositorio e criar o repositorio e linkar as bibliotecas que o proprio veritas indica.
No client do netbackup nada.
O script de RMAn vai depender da quantidade de drivers que voce vai ter disponivel , tipo da rede , etc .
29 de setembro de 2009 às 10:29 pm #90002vieri
ParticipanteNormalmente esses ferramentas,
net backup , arcserver
oque elas fazem simplementa é gerar o script internamente
de backup/restore
de acordo com as info’s que você passar,
e cria job’s para sua execução, basicamente isso.Normalmente em ambiente grandes para o DBA perder menos tempo com esse gerênciamento e passar isso para um operador…
Porque um BOM dba que domina o RMAN não precisa de ferramenta concorda?
Mas se o DBA está em pouco número na empresa essa ferramenta se faz nescessária para transformar o ambiente de backup mais monitorado e simples.
Basicamente vc deverá criar algum link simbolico apontado
o RMAN para o driver utiilizado pela ferramenta.E criar o catalogo do RMAN para usufruir de todas as funcionalidades.
De resto é particularidade da ferramente e deve ser informada por ela e
por sua documentação…[]s
30 de setembro de 2009 às 2:37 pm #90012jspaulonci
ParticipanteVieri, para usar esse tipo de ferramenta, eu sou obrigado a utilizar um catálogo para o RMAN ou eu posso utilizar o controlfile como catalogo ?
Você pode passar pra mim qual é o seu email ?
Obrigado
30 de setembro de 2009 às 6:33 pm #90014vieri
ParticipanteCara não sei se sou a pessoa mais indicada para te ajudar…
eu utilizei o arcserver algum tempo atrás!!
Mas veritas nunca vi..Acho que vc pode utilizar o control file, mas o mais indicado é sempre o
catalogo, ainda mais com essas ferramentas que devem acessa-lo
para exibir info’s e façar um controle centralizado das
informações.Se vc domina o RMAN oque lhe dará dor de cabeça é a própria ferramenta.
Me lembro que no arc server vc tinha que instalar
um agente em cada máquina que vc fosse backupear o BD,
no setup do agent vc passava qual era o recovry catalog a ser utilizado,
oracle_home, dias que os script’s seriam retidos entre outras perfumarias alêm de informações das intâncias.Depois vc criava um usuário padrão em todos as instâncias
com grants adequados…, registrava od database nos catalogos.instalava a ferramenta em um servidor a parte e
depois vc acessava via Web a ferramenta, que se comunicaria com
as bases via esses agentes instalados.O resumão da infra era esse acredito que no veritas é similar..
1 de outubro de 2009 às 11:44 pm #90061Rodrigo Almeida
ParticipanteE ae pessoal,
Netbackup é uma boa solução de backup, principalmente se configurar o MML (Media Management Layer) do Netbackup com o RMAN e usar direto as tapes a partir dos scripts de RMAN! Sem usar a interface (Java – pesado) do Netbackup.
Você pode usar o catálogo do RMAN ou não, fica a sua escolha.
O Netbackup tem library que específicas para Oracle, principalmente quando se trabalhar com grandes robôs de backup, como um Storagetek. Onde pode trabalhar com canais exclusivos de alocação nos robôs.
Se for no site da oracle (OTN ou a whitepapers) terá documentações exclusivas de configuração do RMAN com Netbackup.
Abraços,
2 de outubro de 2009 às 4:26 am #90068David Siqueira
ParticipanteOpa!!!
Aproveitando o gancho do Rodrigo, no livro de RMAN para Oracle 10g ele tem as receitinhas de bolo, para VEritas, Tivoli etc…
Abraço
2 de outubro de 2009 às 3:03 pm #90073jspaulonci
ParticipanteMuito obrigado pelos posts meus amigos.
Abraços
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.