Pular para o conteúdo
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    fs_abreu
    Participante

Pessoal bom dia.

Por causa de um trabalho na faculdade estou pesquisando já a algum tempo, tanto na internet, com em livros a realização de volumetria no BD Oracle.

Encontrei muito sobre como realiza-la em um banco já existente, mas nada referente a um banco que ainda será criado (planejar a volumetria).

Cheguei a encontrar no livro “ERwin 4.0 – Modelagem de Dados” um pequeno capitulo sobre volumetria, que inclusive gostei muito, pois trata de uma forma simples e objetiva, mas o mesmo infelizmente é direcionada para o SQL Server e eu precisaria especificamente para o Oracle.

Bom como sou iniciante no assunto Banco de Dados estou precisando de uma ajuda da comunidade oracle para conclusão desse trabalho…

Alguem poderia indicar algum livro que falaria sobre o assunto, pois pesquisei no Manual do DBA, tanto para as versões 10G e 11G, mas não encontrei nada específico.

Desde já fico grato.

hudsona
      Participante

A Questão da volumetria é muito váriavel.

Para se pensar em planejar a mesma ,você precisa pensar de como vai ser a estrutura do seu ambiente, transações e etc.
        Nesse seu trabalho você tem algum ponto de partida ? Algum ambiente ? algum mini-mundo o qual você realizou a modelagem e pretende montar o projeto fisíco ?

Você precisa ter uma idéia (aproximada) da intensidade a qual os dados vão ser manipulados e tratados para depois pensar em planejar a volumetria do banco de dados.

Att

fs_abreu
        Participante

Obrigado pelo retorno.

Bom o ambiente na verdade é simples…

Vamos dizer que meu BD terá uma única tabela e nessa tabela terei campos do tipo char, varchar2 e number.

Apartir daí eu teria que ter uma estimativa de quanto espaço essa tabela ocupara quanto tiver por volta de 100.000 registros (valor apenas de exemplo).

Devido a pesquisa que realizei descobri que existem várias ferramentas que fazem isso automaticamente, já apartir da modelagem e tambem sei que para um BD já existente, existem scripts prontos.

O grande problema é que o trabalho, até por questão de aprendizado, precisa ser feito de forma manual, sem ajuda de ferramenta, no máximo um excel da vida e esse acabou sendo a pedra no sapato, pois conforme informei inicialmente, tanto na internet como em livros, não encontrei nada didático para me auxilar na realização desse trabalho.

Mais uma vez obrigado pelo retorno

sosa
          Participante

Então, você mesmo já deu a resposta…

Com base em uma planilha, crie as estruturas de dados que você vai ter e dê um tamanho a cada tipo de dado. Se tiver índices, para cada um você estima novamente o valor dos campos indexados como se fosse uma nova tabela. Exemplificando:

tabela A
            campo1 number(10) — 10 bytes
            campo2 varchar2(100) — 100 bytes

índiceA
            campo1

Então cada linha da tabelaA leva 110 bytes aproximadamente. O índice leva mais 10 bytes, cada linha leva 120 bytes, mas vamos contar separadamente por objeto. Crie esta tabela em banco fisicamente e veja a diferença de bytes para o modelo lógico. Você terá o percentual de diferença entre o modelo físico e o lógico, arredonde e use nos seus cálculos de estimativa.

Agora o volume. O ideal é de acordo com a cardinalidade de sua tabela verificar um número médio de combinações que você pode armazenar. Como é um trabalho acadêmico, você pode criar um mini mundo e estabelecer regras para estimar isto da melhor forma possível para você como disse o colega acima.

fs_abreu
            Participante

Blz entendi vlw.

hudsona
              Participante

Quando você for verificar o tamanho da tabela no oracle , após a sua criação verá que existe uma grande diferença do calculo acima:

Use a query para verificar o tamanho da tabela :

SELECT tablespace_name, segment_name,
                round(sum(bytes/1024/1024),2) Tamanho_em_MB
                FROM dba_segments
                WHERE segment_name=’TESTE’
                AND segment_type = ‘TABLE’
                GROUP BY owner, tablespace_name, segment_name;

Pesquise sobre as colunas da visão do dicionario de dados V$DBA_SEGMENTS e entenderá o porquê.

Att

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
              • Você deve fazer login para responder a este tópico.