Pular para o conteúdo
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    fs_abreu
    Participante

Pessoal bom dia.

Por causa de um trabalho na faculdade estou pesquisando já a algum tempo, tanto na internet, com em livros a realização de volumetria no BD Oracle.

Encontrei muito sobre como realiza-la em um banco já existente, mas nada referente a um banco que ainda será criado (planejar a volumetria).

Cheguei a encontrar no livro “ERwin 4.0 – Modelagem de Dados” um pequeno capitulo sobre volumetria, que inclusive gostei muito, pois trata de uma forma simples e objetiva, mas o mesmo infelizmente é direcionada para o SQL Server e eu precisaria especificamente para o Oracle.

Bom como sou iniciante no assunto Banco de Dados estou precisando de uma ajuda da comunidade oracle para conclusão desse trabalho…

Alguem poderia indicar algum livro que falaria sobre o assunto, pois pesquisei no Manual do DBA, tanto para as versões 10G e 11G, mas não encontrei nada específico.

Desde já fico grato.

hudsona
      Participante

A Questão da volumetria é muito váriavel.

Para se pensar em planejar a mesma ,você precisa pensar de como vai ser a estrutura do seu ambiente, transações e etc.
        Nesse seu trabalho você tem algum ponto de partida ? Algum ambiente ? algum mini-mundo o qual você realizou a modelagem e pretende montar o projeto fisíco ?

Você precisa ter uma idéia (aproximada) da intensidade a qual os dados vão ser manipulados e tratados para depois pensar em planejar a volumetria do banco de dados.

Att

fs_abreu
        Participante

Obrigado pelo retorno.

Bom o ambiente na verdade é simples…

Vamos dizer que meu BD terá uma única tabela e nessa tabela terei campos do tipo char, varchar2 e number.

Apartir daí eu teria que ter uma estimativa de quanto espaço essa tabela ocupara quanto tiver por volta de 100.000 registros (valor apenas de exemplo).