- Este tópico contém 5 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 4 meses atrás por
hudsona.
-
AutorPosts
-
31 de outubro de 2009 às 4:50 pm #90615
fs_abreu
ParticipantePessoal bom dia.
Por causa de um trabalho na faculdade estou pesquisando já a algum tempo, tanto na internet, com em livros a realização de volumetria no BD Oracle.
Encontrei muito sobre como realiza-la em um banco já existente, mas nada referente a um banco que ainda será criado (planejar a volumetria).
Cheguei a encontrar no livro “ERwin 4.0 – Modelagem de Dados” um pequeno capitulo sobre volumetria, que inclusive gostei muito, pois trata de uma forma simples e objetiva, mas o mesmo infelizmente é direcionada para o SQL Server e eu precisaria especificamente para o Oracle.
Bom como sou iniciante no assunto Banco de Dados estou precisando de uma ajuda da comunidade oracle para conclusão desse trabalho…
Alguem poderia indicar algum livro que falaria sobre o assunto, pois pesquisei no Manual do DBA, tanto para as versões 10G e 11G, mas não encontrei nada específico.
Desde já fico grato.
4 de novembro de 2009 às 12:59 am #90689hudsona
ParticipanteA Questão da volumetria é muito váriavel.
Para se pensar em planejar a mesma ,você precisa pensar de como vai ser a estrutura do seu ambiente, transações e etc.
Nesse seu trabalho você tem algum ponto de partida ? Algum ambiente ? algum mini-mundo o qual você realizou a modelagem e pretende montar o projeto fisíco ?Você precisa ter uma idéia (aproximada) da intensidade a qual os dados vão ser manipulados e tratados para depois pensar em planejar a volumetria do banco de dados.
Att
4 de novembro de 2009 às 5:32 am #90690fs_abreu
ParticipanteObrigado pelo retorno.
Bom o ambiente na verdade é simples…
Vamos dizer que meu BD terá uma única tabela e nessa tabela terei campos do tipo char, varchar2 e number.