Pular para o conteúdo

Hierarquias

Olá,

Continuando nossa jornada na compreensão dos Negócios e como isso impacta no mundo da Tecnologia, vamos a mais um conhecimento necessário para esta compreensão. A estrutura hierárquica das empresas. Vou passar um desenho exemplificando um empresa de médio/grande porte mas que pode ser adaptado para cada caso.

Note que podemos adequar quase todas as empresas estruturadas neste modelo exemplo. Se sua empresa é um tanto diferente desta pode ser que a estrutura seja mais informal (ou até familiar) mas não se preocupe pois o ponto principal está na forma em que cada “casta” ou faixa pensa e é essa a proposta deste post.

Procure estruturar mentalmente a sua empresa em três ou mais níveis no caso de Nacionais e no caso de Multi-nacionais pode-se ter mais níveis, mas a variação de pensamento não será muito diferente.

Já vi alguns tópicos no fórum, ou post de outros colegas, mas sempre com o mesmo ponto.

Por que o Gerente/Diretor vai cortar este custo?
Por que ter um DBA Sênior em vez de 4 Analistas júniores?
Por que implantar (ou remover) o RAC?
Por que temos que implantar o RMAN ou um Backup? (essa deve ser a melhor…)

Com isso fica mais fácil falar com cada faixa ou “casta” da Empresa quando tivermos essa responsabilidade. Perceba que para cada um deles há uma linguagem que pode ser compreendida. Então, no caso da Gerência, deve-se mesmo manter o nível técnico, porém tomando o cuidado para que se entenda o impacto no Resultado, afinal é isso que o Gerente está sendo cobrado pelo Diretor, mas alertando sobre o fator financeiro (quanto custa ou quanto economiza), procure sempre ter os valores em mãos para não ficarmos no “achismo” , pois essa é a visão da Diretoria pois ela também é cobrada pelo Dono, Acionistas ou Presidente por valores….

Quando perguntado diretamente pelo Diretor, sempre se dirija a ele/ela com menos termos técnicos e com mais aspectos em Resultado. “A implementação do Back-up pode nos gerar uma segurança no dados no caso de termos uma perda do Servidor, sem isso, o downtime será de 24 horas ou mais contra 2 horas no caso de restaurar o Back-up, ou seja, em DUAS horas podemos voltar a ativa e sem perda de dados ou perda de tempo com redigitação

Matador não? Neste caso, como falei em tempo, para a Diretoria Tempo=Dinheiro=Resultado então nem preciso falar muito em valores, eles pensam conforme a fórmula acima.

Quando questionado diretamente pelo Presidente/Proprietário fale menos ainda em termos técnicos, isso pode não acontecer em algumas empresas, pois ele não irá romper a Hierarquia, mas caso seja inevitável.
Senhor, o custo da Implementação do Back-up é de US$$$$, mas a relação custo/benefício no caso de um desastre de perda de Dados é bastante compensada com a segurança de retornarmos (nem fale em Restore….) rapidamente compensará muito para toda a empresa

Riscos nesta resposta:

Se você não se sente preparado para o Lado Negro da Força em assumir a Gerência, nem se arrisque! Alguns Gerentes e Diretores nem conseguem se esclarecer melhor, pois no caso de uma resposta desta o Presidente/Proprietário pode querer detalhes técnicos e aí poucos Gerentes ou Diretores podem dar uma segurança neste caso. Isso pode ser também uma arma poderosa contra o nosso Pseudo-Gerente, mas cautela pois há sempre o “Empire Stikes Back“…e ai meu amigo “May the Force will be with you”….

No próximo post, pretendo esclarecer como funciona uma tablespace e como isso se relaciona com uma Empresa.

Abraços

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

2 comentários em “Hierarquias”

  1. Avatar de Blog do Fabio Ishii » Blog Archive » Reunião do Xixi

    […] Isso em tecnologia acontece com muita freqüência, pois sempre temos algumas reuniões, senão a maioria, parecidas com a Reunião do Xixi: reunião sobre a necessidade ou não de Back-up, se o Servidor precisa mesmo de no-Break ou se a Rede precisa de Anti-vírus, ou ainda justificar o porque o Servidor Oracle – Pentium IV com 512 Mb de RAM – precisa ser trocado para atualizar o Oracle 8.0.5 para o Oracle 10g ou 11g com os novos 200 usuários adicionais para uma máquina mais potente e mais cara $$$$ (lembrem-se da linguagem da hierarquia!) […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress