Pular para o conteúdo

Quanto custa um carro na garagem

Fiz um projeto de contingência e, obviamente, ficou relativamente caro.
É quase como ter um carro novo para o dia a dia e ter outro igual para emergências.
É relativamente caro você deixar um carro na garagem aguardando uma eventualidade, que você torce para que nunca ocorra.
Existem diversas alternativas, nem todas aceitáveis, para você ter uma contingência de seus bancos de dados.
A primeira e imprescindível é backup atualizado, SEMPRE !!! Se isto não estiver OK, pode procurar outro emprego, preferencialmente em outra atividade que não bancos de dados…
A segunda é saber quanto tempo a empresa pode ficar sem o banco de dados em caso de catástrofe. Imaginemos se os servidores explodiram, foram roubados ou algo que impessa a reutilização dos mesmos (o que não é totalmente impossível), em quanto tempo a empresa tem que ter novamente seus dados disponibilizados ?
Caso não possua nenhuma contingência, a empresa vai precisar comprar servidores, instalar o sistema operacional, instalar os SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) e restaurar backup. Se a empresa for bastante ágil, pode resolver tudo isso em uma semana. Isso sem dizer que as últimas atualizações depois do último backup de archive serão perdidas. Sua empresa pode esperar tanto ??
Você pode ter uma outra infraestrutura em outro lugar físico (ter contingência no mesmo local físico é tolice para o caso de catástrofes) e faz atualizações com o banco em stand by, essas atualizações baseadas em archive log, pode ser a cada archive gerado ou a cada tempo pré-definido, você terá uma certa segurança e pouco tempo para restaurar as atividades da emrpesa, este é um dos métodos mais adotados pelas empresas de tecnologia. Quem tem MUITA transação a cada instante, como companhias telefônicas, não pode se dar ao luxo de perder tempo para restaurar uma estrutura de bancos de dados e muito menos de perder informações entre o último archive copiado e a quebra dos servidores.
A mais cara, em todos os sentidos, é a atualização via Data Guard, isso tem um custo relativamente alto para os processos que necessitam estar atualizados na contingência, tem um custo de transmissão entre os pontos (source e target), tem o custo de todo o equipamento no destino para suportar as transações caso a origem sofra algum dano.
Tem o custo do software, pois para ter Data Guard é necessária a versão enterprise do Oracle, todas as licenças de servidores e tudo mais, tem o custo do hardware, tem o custo de manutenção do local (um datacenter pode custar R$ 100.000,00/mês, dependendo de sua estrutura), tem o custo de manutenção e administração, tudo isso para, quem sabe, nunca utilizar. A grande maioria das empresas tem medo de ter estes custos e preferem ignorar a possibilidade de um crash generalizado em sua infraestrutura.
Já tive que ir socorrer empresas onde a casa caiu, não literalmente, mas que torna-se necessário resgatar informações o mais fidedígnas possível com o mínimo de perda.
Se sua empresa não se preocupa com a contingência, grite e esperneie, pois isso pode lhe valer um sossego na hora do pânico, se a sua empresa não se preocupa com o backup, entre em desespero e envie CV, pois vai precisar muito em breve…
Um carro na garagem pode parecer um desperdício de dinheiro, mas é, na verdade, uma garantia para momentos de crise e desastres…

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress