Pular para o conteúdo

Ser ou Não Ser? Eis a Questão!!

Estive pensando um bom tempo para escrever este post.. Gostaria muito de sempre postar aqui coisas novas voltadas a tecnologia ORACLE.. mas nem sempre é possível..
Agora estou me perguntando se o título do post deveria ser realmente este ou não.. Bom.. não sei.. só vou saber quando terminar de escrever..
O que eu quero dizer com Ser ou Não ser.. é sobre o que as empresas acham das nossas qualificações quando realizamos alguma entrevista ou até mesmo quando já estamos trabalhando…
Se somos ou não capazes de exercer a função ou as funções que eles nos impoem.. Quando realizamos uma entrevista (normalmente com alguem do RH que não entende nada de TI) nos é questionado se temos faculdade, cursos, especializações, certificados, tempo de experiência e etc.. (Logo logo, irão nos perguntar se conseguimos transportar um objeto com a força do pensamento.. ) Quando a resposta é negativa para algumas das questões.. surge uma ou mais rugas na testa da pessoa que nos esta entrevistando e logo veem com aquela conversa.. “Iremos analisar outros CV´s e entraremos em contato futuramente”

PROFISSIONAL ESPERANDO CONTATO
“Acima Foto de um Profissional Esperando Contato da Empresa”

Ai em algumas vezes há aquela pergunta que fazemos para nos mesmos.. “Será que somos ou não capazes?” Mas logo tem que vir a resposta “Claro que sou capaz!!”

E quando nos deparamos com situações na empresa que também colocam em dúvida nossa capacidade ou não.. Quando nos candidatamos aquela vaga almejada e surge a resposta do chefe “Iremos procurar alguem no mercado”.. e subconcientemente ele diz “Não lhe acho capaz de exercer esta função”.. Mas pera ai.. como que ele não nos acha capaz se nem por algum momento perguntou qual seria o nosso conhecimento.. qual a nossa capacitação para esta vaga e/ou fazer um teste de conhecimento e aptidão…

E muitas vezes as empresas perdem otimos profissionais por não darem o devido valor ao mesmo, eles deveriam levar em consideração que um funcionário que está se candidatando a uma outra vaga dentro da empresa, quer e pretende ficar naquela empresa por muito tempo, onde a empresa não precisará “moldalo”..

Já no mercado de trabalho muitos profissionais são eliminados em processos seletivos por pessoas que mal sabem utilizar o bloco de notas e querem jugar nossa capacidade e/ou conhecimento…
Profissional de TI somente deveria ser entrevistado por outro profissional de TI e na mesma área, pois não adianta mandar um DBA entrevistar um Analista JAVA e vice-versa…

Ahhh.. uma coisa que acabei de lembrar.. Ontem na Faculdade.. na aula de Etica.. a Professora contou uma estoria (sem H pois é invenção).. Ela contou a história da Galinha que o Marcio Almeida já havia postado no blog dele.. A GALINHA – Por Marcio Almeida

E começou a associar aquela estória a vida de profissionais de TI.. Muitas vezes estamos na mesma situação da galinha e por medo não nos arriscamos mais… por medo das consequencias.. Mas nós temos que lembrar que o mundo é amplo.. existem N possibilidades mundo afora.. Que sempre quando uma porta se fecha, outras se abrem.. Acredite mais na sua capacidade e sempre responda a pergunta “Ser ou Não Ser” com um baita grito “EU SOU!! EU SOU CAPAZ”…

Este post é também um desabafo..
E mundo aqui estou eu… To ai… procurando novos desafios e empresas/profissionais que acreditem na minha capacidade… pois sei que isto eu tenho..!!
Meu CV

Abraços..!!

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress