Pular para o conteúdo

DBA – Ser ou não Ser…

DBA – Ser ou não Ser…

Olá,

Vamos a mais um tema polêmico que tanto ronda nosso fórum. Percebo que há muita gente querendo ser DBA mas ainda não tem muita certeza sobre isso. Provavelmente por não ter muito conhecimento sobre as funções de um DBA ou como está o mercado de trabalho para este tipo de profissional. Como o mercado está sempre em movimento e com seus altos e baixos devido as crises, cortes ou reestruturações vou focar um pouco a discussão sobre as funções e atividades de um DBA. Acho que com isso ficará mais claro para os iniciantes sobre o que é realmente ser um DBA e se isso faz parte ou razão para querer ser um DBA.

Em primeiro lugar, como eu havia dito na minha introdução a este blog (Tecnologia versus Negócios) não me classifico como DBA (deixo isso para os excelentes profissionais que temos aqui neste fórum) sou apenas um profissional que tem uma ampla experiência em Oracle.

Bom, acho que vocês já sabem o que é um Banco de Dados e se não souberem já podem desistir de serem DBAs. O que faz realmente um DBA? Quais são seus conhecimentos (ou deveriam ser)? Qual a diferença de um DBA e um DA? Qual a magia em volta do DBA?

Caso não tenham notado, ainda não falei do Oracle, afinal um DBA mesmo não está atrelado a um tipo de Banco de Dados de uma ou outra empresa, o que pode e acontece é uma experiência maior em um dos Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados de uma ou outra empresa.

O que faz realmente um DBA?

Como o nome diz, DBA – Administrador de Banco de Dados (DataBase Administrator). Por ter minha formação em Administração de Empresas vou passar o conceito teórico de Administração e também algumas pitadas de prática de mercado. Administrar significa planejar, organizar, dirigir e controlar uma Empresa ou um Banco de Dados. Então, um DBA deve: Planejar todas as etapas de criação, manutenção, atualização e utilização de um Banco de Dados; Organizar sua estrutura física e a correta utilização de seus acessos e usuários; Dirigir os processos de segurança de acesso ao Banco de Dados e finalmente; Controlar o Banco de Dados. Sendo que esta última parte talvez a mais complexa das demais, pois como controlar algo que não conheço? Como controlar algo que nem sei qual a sua finalidade? Como controlar algo que não tenho certeza de que pode fazer? E principalmente Como controlar algo que está num ambiente que não conheço também…

Quais são seus conhecimentos (ou deveriam ser)?

Com as últimas questões vocês já podem imaginar quais são os conhecimentos necessários para a formação de um DBA. Se você for seguir a carreira de DBA deve então ter um conhecimento profundo sobre o Banco de Dados que escolher (e nunca escolha um apenas), desde seu funcionamento interno e seus limites. Como parte importante também, uma vez que a escolha de um Banco de Dados pode limitar ou não, é o S.O. (Sistema Operacional) não há necessidade de ser expert no assunto de SO, mas fica difícil entender como um Banco irá se comportar em uma determinada plataforma de SO sem conhecer nada do mesmo SO. (Por exemplo: não é possível instalar o Banco de Dados sem um SO…e se vocês acham isso engraçado, tem gente que crê nisso…) Outro exemplo: se você estiver na Plataforma Microsoft (M$-Win qualquer coisa) qual o tamanho limite de um arquivo? Se não souber isso como gerenciar o tamanho do datafile?

Redes? Acho fundamental para qualquer profissional de tecnologia tenha um conhecimento mínimo de redes, mas para o DBA acho ainda mais fundamental, pois vários problemas de performance estão mais associados a rede do que ao funcionamento do Banco de Dados em si, é lógico que há problemas de programação, de estrutura física, de estrutura lógica, de fragmentação de dados e por aí vai, mas conectar no Servidor com o cliente de qualquer Banco de Dados deve ser o mínimo a ser feito. Com isso já dá para discutir com os profissionais de Infra-Estrutura de Redes ou Administradores de Redes em pé de igualdade.

Mas o mais importante ultimamente tem sido o conhecimento de Negócios para o DBA, pode parecer estranho, porém há uma tendência para que este profissional que já tem uma vasta experiência técnica comece a compreender o Negócio da Empresa. O por que disso? Simplesmente porque no caso de algumas empresas bem gerenciadas, ficou claro que Tecnologia e consequentemente o DBA, tem que estar alinhados com o Negócio!! Estamos deixando de ser apenas mais um departamento que gera custos para ser um Departamento Estratégico!!!

Não há magia nenhuma, apenas uma dedicação maior que outras pessoas, uma vontade de aprender sempre mesmo que não seja sua especialidade. Isso faz um DBA, sua atitude em relação ao aprendizado e desafios. Vergonha não é perguntar e sim dizer que sabe a resposta quando não sabe…

Nos próximos posts irei discutir a carreira profissional em especial para a Tecnologia.

Abraços

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 3

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Marcações:

1 comentário em “DBA – Ser ou não Ser…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress