Pular para o conteúdo

Shell Script e Batch Script

Shell Script e Batch Script

Trabalho com shell script e desenrolo bem em batch script. Essas terminologias indicam que passei pela pré-história, onde os dinossauros trabalhavam em uma tela preta digitando inúmeros comandos e pequenos “programas” para que suas tarefas desenvolvessem a contento. Mas não pensem que a pré-história da informática está longe, porque não está; quando comecei a trabalhar com computadores, em meados de 1991, era comum sabermos um pouco de basic e vários (senão quase todos) os comandos do MS-DOS, alguns mais privilegiados tinham contato com Unix e comandos derivados. Isso era a pré-história comparado a hoje, onde não há a necessidade de sabermos comandos de DOS, Linux ou Unix, pois todos os sistemas carregam uma interface gráfica que auxilia vários administradores a desenvolver suas tarefas.

Atualmente o shell script é amplamente utilizado nos sistemas operacionais Linux e Unix e batch script é utilizado (não tão amplamente) em Windows através do prompt de comandos.

Os scripts do Linux, apesar das telas gráficas que executam praticamente todos os serviços, são poderosos, pois carregam implicitamente uma linguagem de programação simples e intuitiva, o bash.

Os scripts no Windows são, nada mais nada menos, que um punhado de comandos do próprio Windows, muitas vezes enfileirados ou organizados de uma forma que parecem linguagem de programação, mas não o são.

O objetivo principal da utilização de scripts é executar alguma tarefa tão peculiar que de outra forma seria necessário saber uma linguagem de programação ou obter um aplicativo específico. Mas como uma boa parte dos administradores de sistemas e bancos de dados (como eu) não são desenvolvedores ou não tiveram essa experiência, a criação de scripts é muito útil e bem vinda para essas situações.

Não discutirei aqui o poder das linguagens de programação amplamente divulgadas e disponíveis no mercado, algumas até implícitas em sistemas operacionais, pois todas têm seu poder e merecem crédito. Estou relatando uma experiência sobre scripts. Sempre me perguntam por que eu não troco meus scripts por uma linguagem simples tipo o perl (pois é uma linguagem utilizada tanto em Linux quando Windows); eu respondo que teria que, primeiramente, aprender perl para depois alterar os scripts para tal, e isso levaria algum tempo…, e sinceramente, prefiro ficar com os scripts, pois são simples e fáceis de fazer. Nem sempre são bem organizados como qualquer linguagem de programação seria, mas funcionam que é uma “belezura” e a manutenção é simplificada. 🙂

Bom…, chega de história. Hoje vou deixar duas fontes valiosíssimas de consulta sobre scripts Linux e Windows.

Shell Script
http://wiki.softwarelivre.org/TWikiBar/WebHome

  • Esta página é do Júlio Cesar Neves, que tem vários livros publicados sobre o assunto.
  • Uma fonte valiosa para quem quer, além de dicas avançadas, aprender shell script.

Batch Script
http://www.robvanderwoude.com/

  • Página sobre tudo que rola em Scripts para Windows, incluindo Power Shell e WScript.
  • Existe também várias linguagens de programação que trata esta página.
  • Uma vantagem assustadora sobre muitas é a disponibilidade de vários exemplos e scripts prontos.

Deixarei estas duas páginas como links permanentes no blog. Quando precisarem lembrar, consultem o blog que estarão lá.

Espero que aproveitem a dica.

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 4

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

2 comentários em “Shell Script e Batch Script”

  1. Avatar de David (Drbs)

    Grande Braga, como vai essa força?
    Recentemente adquiri um livo interessante de Shell Script voltados a administração Oracle, da editora RAMPANT. Bom Post Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress