Pular para o conteúdo

Até quando existirão profissionais de informática ?

Até quando existirão profissionais de informática ?

Quando eu iniciei na área de informática, à vinte e tantos anos atrás (velho é você… risos), a história era sempre a mesma, todos previam que o COBOL iria acabar, que iriam surgir linguagens gráficas que acabariam inclusive com os programadores.

Pois é, as linguagens gráficas chegaram, a internet, que até então era algo totalmente além da imaginação, os bancos, que antigamente eram de alguns MB, isso mesmo MB, não existia nem a noção de TB, CD/DVD eram coisas a serem inventadas, o que existia eram os poderosos disquetes de três polegadas com sua maravilhosa capacidade de armazenamento de 1.2 MB, onde eu colocava tanto o editor de textos WordStar quanto seus arquivos editados cheios de recursos.

Se olharmos o que os computadores de antigamente conseguiam fazer e o que os de hoje conseguem, imaginamos por que ainda são necessários profisisonais de informática, afinal, hoje os computadores são tão inteligentes, qualquer pessoa pode fazer praticamente qualquer coisa sem o auxílio de profisisonais qualificados.

Muitos irão dizer que ainda precisarão de profissionais para fazer os programas que permitem qualquer um fazer qualquer coisa. Mas a verdade é que, quanto mais complexas são as tarefas, mais simples elas se tornam com as novas ferramentas, e mais acomodados os “qualquer um” vão ficando.

Conectar um ouse em um computador é extremamente simples, basta ver a cor do cabo e cinecta-lo no único buraco com a mesma cor, porém muitos ainda são incapazes de fazer esta simples tarefa.

O sonho dos donos das empresas é que a área de informática seja substituída por simples robôs que farão as tarefas diárias como tirar backup e manter tudo funcionando, poré a realidade é que a cada dia surgem variáveis impensáveis que nos torna imprescindíveis, pois administrar uma rede com mil computadores trabalhando a todo vapor precisa de administradores ninjas, administrar bancos com TB de dados precisa de DBAs ninjas, pois sem a atuação sempre presente de profissionais qualificados, estas empresas ficariam à mercê da sorte.

Os donos das empresas acham que, uma vez configurado o banco, os backups e todas as manutenções sejam devidamente esqueduladas, não seria necessário nada além de um aprendiz de feiticeiro para manter tudo funcionando, o que percebemos é que, quanto mais automatizadas são as funções básicas, mais necessárias são as intervenções em situações imprevistas.

Nós, felizmente, nunca deixaremos de existir, o fator humano da informática vai nos garantir trabalho para todo sempre…
Se vou ser superado é uma simples questão de tempo, se vou deixar de ser necessário, isso nunca, principalmente por que me mantenho sempre atualizado, mas, mesmo que não me mantivesse, sempre haverá empresas precisando de profissionais, de todos os níveis.

Ontem fui à pizzaria, enquanto esperava a minha pizza sair, vi o sistema em que os pedidos eram cadastrados e administrados, o sistema foi feito em CLIPPER, sim, ainda existem sistemas feitos em clipper, por mais desatualizado que eu esteja, sempre haverá um lugar à sombra da área de TI para mim.

Eu e meus colegas existiremos para sempre !!!

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress