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Como resolver conflitos de porta no Oracle: Meu caso com o arquivo portlist.ini

Portilist.ini

Olá amigos!

Já faz um tempinho que não escrevo aqui no blog, pois as coisas estão muito corridas e ainda estou estudando muito, para tirar minha primeira certificação Oracle (OCA) então o tempo está escasso mesmo, mais gostaria de deixar aqui um breve relato de um caso ocorrido há alguns dias atrás que parece banal mais achei interessante compartilhar com todos vocês.

Alguns dias atrás precisei montar um servidor de banco de dados as pressas, pois no dia seguinte o cliente precisaria de tudo funcionando em seu ambiente de produção em um projeto cujo o SLA é apertadíssimo (detalhe: tudo isso começou as 18:00 hs).

O sistema operacional foi instalado (Linux distribuição Fedora) e então fui instalar o Oracle 10g. Tudo ocorria muito bem só que durante a instalação recebi uma mensagem de alerta do OUI (Oracle Universal Installer) dizendo que não foi possível instalar o Enterprise Manager e que eu poderia executar a instalação manualmente depois, como era uma situação onde o tempo era curto prossegui com a instalação.

Bem, software instalado, instancia configurada, rotina de backup programada enfim o banco de dados estava pronto só faltava o Enterprise Manager então fui executar a instalação manual, a instalação foi executada com sucesso também, porém a hora em que fui inicializar o serviço do EM recebi outra mensagem, só que desta vez de erro, dizendo que a porta 3938 já estava em uso por outro processo do Oracle.

Para resolver este caso eu precisaria saber qual processo estava a utilizar a porta 3938, para acertar e continuar com a instalação do EM, só que meu conhecimento em Linux não é dos melhores e a essa altura eu já não tinha nenhum “sysadmin” na empresa para me ajudar então estava meio que sem saída até que me lembrei de um trecho do livro que estou estudando para certificação que falava de um tal de “portlist.ini”.

Para quem já tem um bom tempo de estrada isso não é novidade, mais para novatos como eu esse arquivo ajudou e muito, pois ele te mostra todas as portas que estão em uso pelo Oracle. Então fui até o “portlist.ini” e verifiquei que esta porta estava em uso por outro processo, então fiz os ajustes necessários e consegui terminar em 100% minha instalação.

Para quem não conhece o “portlist.ini” aí vai o caminho onde ele fica e uma pequena amostra do arquivo.

Caminho: $ORACLE_HOME/install/portlist.ini

iSQL*Plus HTTP port number =5560
Enterprise Manager Console HTTP Port (CITIHOMO) = 1158
Enterprise Manager Agent Port (CITIHOMO) = 3938

Detalhe: Este arquivo somente lista as portas que estão em uso pelo Oracle e o processo que está a utilizar a referida porta. Para alterar você deve ir aos arquivos de configuração do referido processo e alterá-lo para a porta que deseja.

Bem, espero que esse post tenha sido útil, pois para quem não conhecia este arquivo pelo menos não ficar tanto tempo perdido como eu fiquei (rsrsrsrs).

Forte abraço a todos e até a próxima

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1 comentário em “Como resolver conflitos de porta no Oracle: Meu caso com o arquivo portlist.ini”

  1. Avatar de Daniel Marchiori

    Fala Douglas!

    Parabéns pela iniciativa e mais ainda pelo conteúdo dos posts.
    Muito útil ai na hora do aperto….rs.

    Sucesso!!!

    Daniel Marchiori
    Analista de Sistemas

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