Pular para o conteúdo

A Importância do Plano B em Projetos: Como Preparar uma Rota de Escape.

Plano B

Olá,

Sempre penso em qualquer projeto ou tarefa mais complexa: Qual será o Plano B? Qual nossa rota de saída ou escape caso tudo mais falhe? Acho isso de extrema importância no sucesso de qualquer Projeto. O Plano B deve ser aquele em que nunca se deveria usar, mas quando tudo mais falhar, pelo menos esse não será contestado, seja pela sua qualidade (às vezes pouca, mas funcional) ou pela sua urgência.

003

Muitas vezes, vi projetos geniais irem para o buraco simplesmente por não ter um Plano Alternativo. Quem nunca fez uma migração urgente de servidor e descobriu que não tinha Backup na última hora? Quem nunca teve problemas de super-aquecimento por causa de uma ventoinha ou ar-condicionado com problemas?

photopodborka 012

Não importa se não ficou “bonito” ou se não está o ideal, lembrem-se apenas de 2 Regras:

1) O ótimo é inimigo do bom
2) Espere pelo Melhor e prepare-se para o Pior

Tem uma coisa que você pode fazer, mas somente quando for o responsável pelo Projeto. Isso garante confiança da Equipe: O Plano B é para todos os membros mas a decisão de acionar é do Responsável, por isso se você for o responsável tenha ainda o Plano C!! (D, E ou F pode ser meio paranóia, porém em casos de Grandes Projetos, pode vir a serem úteis…)

Abraços

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 2

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Marcações:

1 comentário em “A Importância do Plano B em Projetos: Como Preparar uma Rota de Escape.”

  1. Avatar de Rodrigo Almeida

    Grande Ishii,

    Concordo plenamente contigo, planos B, C, D e etc, sempre serão necessário em algum ponto do projeto, por depender de fornecedor, instalação elétrica, ar-condicionado e por aí vai!

    Vale até colocar um balde de água no Data Center para os ar-condicionados residenciais conseguirem refrigerar a sala! Vale de tudo!

    E muito legal as fotos. Principalmente a última. 🙂

    Abraços,
    Rodrigo Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress