A Luz no fim do túnel …

Perdeu os archives ???
Perdeu o backup ???
Não tem mais jeito ???
Demissão ???

È pessoal pode ser que ainda exista a última esperança.

_allow_resetlogs_corruption = true

Com esse parametro no spfile, pode ser que  o banco abra resetando os logs , ai você recupera os dados e reza, mas raza muito pra ninguém descobrir o que realmente aconteceu.

Bem não preciso nem dizer que esse é um parâmetro não documentado, que a chance de dar errado é grande, e se você ferrou seu ambiente de produção pra testar se ele funciona, boa demissão!!!

Sem brincadeiras, já testei o parâmetro em um ambiente de testes, fiz o backup, deletei todos os archives e exclui alguns datafiles, acrescentei ele no spfile e dei um alter database open resetlogs e ele subiu.

Já presenciei outra situação na qual ele também funcionou, mas espero que nem eu nem vocês nunca tenham que usá-lo pra valer.

Abraços!!

6 comentários em “A Luz no fim do túnel …”

  1. Olá Hudson, realmente esse parâmetro pode ajudar e muito aqueles que precisam abrir uma base corrompida. Como você disse, espero não precisar usa-lo, mas pode ser útil em alguma situação de emergência. 🙂
    Parabéns pelo Blog, vou adicionar um link do seu blog no meu ok ?
    Abraço!

    Rodrigo Santana
    http://rodrigo-oracle.blogspot.com

    Responder
  2. Obrigado Rodrigo,

    Realmente, é um daqueles recursos que serve como uma carta na manga, mas que o culpado não seja você … rs

    Abraços

    Responder
  3. Não é bom divulgar esse parâmetro sem frisar que logo em seguida deverá ser feito um backup lógico e uma nova instância deve ser criada,
    pois alêm dos dados da aplicação estarem corrompidos, dados do dicionário de dados do Oracle podem estar “ferrados” em algum ponto também.

    Responder
  4. Vieri

    È óbvio que o individuo que recorre a este parâmetro, sabe muito bem que ele não fez milagre, que outro backup tem que ser feito é lógico, não existe palavra no dicionario que com mais força que óbvio para definir essa situação.
    Quanto a criação de uma nova instância eu não sei se realmente é necessaria, porque o dd não necessariamente foi corrompido, entendo que por medida de preoucação é uma ótima ação, mas não sei se existe uma obrigatoriedade, nem sempre o system é corrompido, eu mesmo já presenciei uma situação como essa.
    Obviamente que não estou falando de ambiente de produção, se isso acontecer com um banco de produção, você agradece aos céus por conseguir salvar os dados, agradece mais ainda se salvar seu emprego, e monta uma estrutura decente pra não precisar desse parâmetro nunca mais ….

    Responder
  5. Vieri,

    Muito Legal o post do legatti, ele literamente mostra o “caminho das pedras” para usar o parâmetro.
    E eu não sei a galera que ta começando precisa, ou vai aprender esse parâmetro agora, mas a sua ressalva foi importante …
    Alertar quanto aos problemas que você continua tendo é super necessário, e realmente eu poderia e deveria ter citado eles no post …

    No próximo a lista de recomendações,preocações e efeitos colaterais vai vir completa ….
    Obrigado pelo comentário …

    Abraços !!

    Responder

Deixe um comentário

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detectado !

Verificamos que está usando alguma extensão para bloquear os anúncios. O GPO (Grupo de Profissionais Oracle) obtém a sua renda através dos anúncios, para assim manter toda a estrutura dedicada a universalização do conhecimento.

Se você gosta de nosso trabalho, pedimos por gentileza que desabilite o ads blocker. Trabalhamos somente com o Google Adsense e tentamos ao máximo exibir apenas o necessário.

Agradecemos de antemão ! :)

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock