Pular para o conteúdo

Função DECODE no Oracle SQL

Função DECODE no Oracle SQL

Fala PessoAll,

Hoje vamos falar de Construção de SQL.

As vezes precisamos fazer umas coisas mais avançadas num comando SQL e aí precisamos utilizar alguns recursos mais interessantes que o Oracle nos proporciona.

Quem nunca pensou: “Ai como seria bom se tivesse um IF no select”. Tem sim!

O primeiro recurso que podemos utilizar é o DECODE, essa função é bem interessante e quebra um bocado de galhos, vamos ver um exemplo pra “clarear” as idéias.

Suponha que você tem uma tabela que contém o sexo das pessoas, mas na tabela só armazena F ou M e você quer que seja mostrado “Masculino” e “Feminino” no retorno do seu select, como fazemos isso no select? Com DECODE!

Assim:

select nome, dt_nascimento, decode(sexo,'M', 'Masculino','F', 'Feminino','Indefinido') sexo from pessoas;

Como funciona isso… o DECODE testa o valor que você passa no primeiro parâmetro e vai comparando com o que você especifica e retorna o que você deseja. Complexo não? NÃO!! Vamos explicar o nosso exemplo:

No exemplo acima é passado o campo sexo, em seguida passamos o primeiro valor de teste e o que vai retornar caso encontre este valor, que neste caso é: Se encontrar 'M' retorne 'Masculino', sempre aos pares. Ou seja, valor encontrado e logo depois o valor que vai retornar. Como podemos ver, depois vem mais um par… 'F' e 'Feminino' o que nos diz que se encontrar um 'F', traga 'Feminino' na coluna.

Tá, mas e esse último valor que tem 'Indefinido'? Ele não tem par!! Vai dar erro? Não, esse é uma espécie de ELSE do DECODE… se ele não encontrar nenhuma das alternativas passadas para retornar um valor especificado, ele retorna esse último valor. No nosso exemplo, podemos ver que caso não encontre 'M' nem 'F' no campo, ele irá retornar o valor 'Indefinido' para a coluna… agora ficou claro!

O DECODE não tem um limite mínimo nem máximo de “pares de teste e retorno”, você pode ir especificando os valores e os retornos de acordo com sua necessidade.

Bom, esse é um recurso do Oracle que pode ser bem útil para pessoas que fazem SQL, que elaboram relatórios, que vivem fazendo query entre outros casos.

Como podemos verificar, para usar o DECODE nós temos que saber os valores que estão na coluna para que possamos informar qual o retorno caso determinado valor seja encontrado, mas… e se eu quiser utilizar uma faixa de valores por exemplo? Tipo… se coluna nota estiver entre 0 e 3 retorno 'Péssimo', entre 4 e 5 retorne 'Ruim', entre 6 e 8 retorne 'Bom' e acima de 8 retorne 'Ótimo'? Não dá pra fazer isso com DECODE né? Mas, tenha calma… no próximo post falaremos sobre uma outra função do Oracle que é uma espécie de DECODE avançado, que permite esse tipo de teste e muito mais.

Espero que gostem e que seja útil. Até a próxima.

Não exitem em comentar e/ou mandar e-mails.

Atc

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 29

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Marcações:

3 comentários em “Função DECODE no Oracle SQL”

  1. Avatar de Alencar Flavio

    Primeiramente parabéns pelo seu blog, os assuntos abordados são muito interressantes.
    Acabei de ler o tópico: Função DECODE no Oracle SQL, esta função já tinha conhecimento, porém fiquei muito curioso sobre o próximo assunto que será sobre uma Função “DECODE Avançada”, este é o assunto que estou pesquisando sobre isso mesmo.

    Aguardo a nova publicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress