GPO ( Grupo de Profissionais Oracle )
A maior comunidade Oracle do Brasil !

Diversidade

Este texto foi a minha exposição no curso de MBA ontem…

Esta palavra nos leva a uma variedade substancial de opções, vamos nos ater a algumas delas :

O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.
A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.
Texto acima retirado do site
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diversidade

Linhas heterogêneas de pensamento nos dão uma riqueza de possibilidades, a oportunidade de discutir com pessoas com pensamentos diferentes dos nossos pode produzir um crescimento para ambos os lados, quando todos defendem um único ponto de vista, certamente estará sendo deixado para trás uma infinidade de possibilidades. Defesa da vida incondicionalmente é um ponto de vista bastante controverso e que certamente merece uma visão mais ampla. Questões religiosas e sociais são temas que geram uma infinidade de pontos de vista de podem gerar horas de calorosa discução.

As diferenças antropológicas merecem certo destaque, principalmente no Brasil, onde a tolerância e a intolerância andam de mãos dadas à luz do dia. As diferenças sócio-culturais e religiosas que movem este país são motivos de discordância da grande maioria das pessoas, a grande maioria não suporta ver suas convicções sendo colocadas à prova ou a prosperidade de quem não desfruta das mesmas opções culturais, religiosas, comportamentais, etc.
Por outro lado, o Brasil é reconhecido por não impedir, pelo menos na legislação, o ingresso de qualquer tipo de pessoa, independente de sua crença, cultura, comportamento e valores. É claro que há limites constitucionais, porém a livre expressão é algo que a lei protege.

Diferenças sexuais é e sempre será o grande tabu nas sociedades, não aceita-se facilmente opções diferenciadas da tradicional homem e mulher, aceita-se até muitos para um, porém o homossexualismo e a abstenção sexual são tidos como doença na grande maioria das vezes. Anualmente temos uma passeata representando esta opção sexual diferenciada, muitos apoiam, muitos condenam. O que temos é uma imposição de valores, causando ainda mais a divisão de uma sociedade e certamente sem bom final.

Temos também a diversidade da vida, tanto plantas quanto animais apresentam uma diversidade incrivelmente grande, porém dentro desta diversidade há um equilíbrio muito tênue, onde o desaparecimento de uma espécie pode causar todo um desequilíbrio no ecossistema local. Aprendi, quando criança, que se exterminássemos todos os ratos de uma mata, que está nas proximidades de nossa fazenda, teríamos sérios problemas com cobras, se eliminássemos as cobras, teríamos problemas com seus predadores naturais, o desequilíbrio certamente causaria a desintegração da mata e o fim de seu habitat.

Na lógica há uma diversidade de opções para a solução de um mesmo problema que podemos ver claramente a mente trabalhando para a obtenção de resultados. Existem diversas curiosidades matemáticas que tem resoluções de intermináveis formas distintas. Também existem algumas poucas proposições que não tem solução até o momento. A pouco tempo atrás, um matemático russo descobriu a solução de uma dessas proposições, recebeu um bom prêmio em dinheiro, porém o mesmo foi rejeitado, pois não acreditava que deveria receber por algo que devia ser compartilhado com a sociedade, uma lógica diferente do mundo ocidental.

Também vemos as possibilidades dentro de um sistema de informação.
Uma aplicação mundial, como a internet, por exemplo, tem a capacidade de ser executada nas mais diversas línguas e culturas. O Google está saindo da China por não concordar com as imposições sociais restritivas do governo chinês. Existem diversos exemplos de instituições que tentam se adequar às condições de outras sociedades e culturas, no site da Oracle, por exemplo, para você baixar um programa, você tem que fazer uma declaração de que não é terrorista e que não usará este programa para o mau.
A internet pode ser acessada de diversos tipos de aparelhos e com diversas possibilidades. Podemos ver um site sendo acessado de um celular, de uma televisão, de uma geladeira e até mesmo de um computador (quem diria)…
O grande problema desses diversos tipos de acesso é que o provedor/desenvolvedor nem sempre pensa que todas essas possibilidades serão utilizadas.
A grande maioria dos portais não suporta acesso por celular, suas páginas contém informações que não podem ser processadas por tal aparelho.
Os jornais não estão preparados para serem acessados por pessoas surdas, a navegação pela internet é extremamente complicada para os cegos, os idosos tem uma dificuldade a parte neste mundo tão rápido e dinâmico.

Vemos também a diversidade de aplicações que uma empresa pode empregar seus recursos.
Muitas empresas estão diversificando sua atuação em busca de incrementar sua participação neste mundo globalizado, podemos ver empresas como a empresa Friboi, maior processador de carnes do mundo, agora está investindo no ramo de papel e celulose.
A maior empresa de tecidos da América Latina, Vicunha, comprou a maior empresa siderúrgica do Brasil e tenta mante-la entre as maiores do Mundo.
Podemos facilmente encontrar diversas empresas que possuem bem forte em seus dicionários o termo diversidade.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *