Pular para o conteúdo

Auditoria X Performance no Oracle Database

Auditoria X Performance no Oracle Database

Introdução

No artigo de hoje vou apresentar um assunto que faz parte do meu treinamento de Performance Tuning em Oracle Database 10G/11G   (http://www.fabioprado.net/p/performance-tuning-oracle-database.html), voltado principalmente para DBAs que precisam diagnosticar e resolver problemas de performance, onde vou falar sobre Auditoria no BD e seus benefícios e desvantagens, com relação à performance.

Para aqueles que são leigos no assunto, os recursos de auditoria em BD permitem registrar o que um ou mais usuários estão fazendo dentro do BD. É possível auditar qualquer operação ou instrução SQL de um ou mais usuários. É possível registrar, por exemplo, se um usuário fez LOGON ou LOGOFF, se ele apagou uma tabela ou se ele executou um SELECT em determinada tabela. Auditoria é um recurso poderoso que permite verificarmos o que está acontecendo dentro do BD. Se um registro importante some de uma tabela e ninguém sabe quem apagou ou ninguém quer se responsabilizar por essa perda, podemos saber exatamente quem apagou o registro, que instrução SQL foi executada e quando ele foi apagado. Em muitas empresas e sistemas, manter estes registros é essencial para o negócio. Em empresas, por exemplo, que possuem ações na Bolsa de Nova York, é necessário se adequar à lei Sarbanes Oxley (SOX), e um dos requisitos necessários para isso, é auditar grande parte dos sistemas. O Grupo Pão de Açúcar, uma empresa onde eu já trabalhei, tinha que cumprir as exigências da SOX e por isso precisava auditar a maior parte dos sistemas, principalmente aqueles que envolvem operações financeiras.

Tipos de auditoria

No Oracle Database, atualmente existem 3 formas de auditar o BD:

– Auditoria Padrão:

Esse tipo de auditoria é o mais simples de usar e vem já habilitado por padrão no Oracle 11G. Os registros de auditoria podem ser gravados em uma tabela do BD (AUD$), em um arquivo do SO ou em arquivo XML. Como não é o objetivo deste artigo explicar como usá-la, sugiro a leitura do artigo COMO AUDITAR E GERAR RELATÓRIOS DE AUDITORIA EM ORACLE DATABASES (http://www.tiespecialistas.com.br/2012/04/como-auditar-e-gerar-relatorios-de-auditoria-em-oracle-databases/#.UQEp4m881Fo) para aqueles que quiserem obter mais detalhes sobre o assunto;

– FGA (Fine Grained Auditing):

Esse tipo de auditoria  permite refinar a auditoria do BD. Ele permite filtrar o que a gente precisa auditar, baseando-se por exemplo, em colunas ou filtros de uma instrução SQL;

– Auditoria baseada em valor:

Esse tipo de auditoria é totalmente criado e gerenciado por um desenvolvedor ou DBA. É o tipo de auditoria mais flexível e que também precisa de maior esforço para criar e gerenciar. A sua criação é feita através de triggers que são disparadas em eventos diversos, tais como, depois da execução de uma instrução INSERT em uma determinada tabela, e que inserem registros em tabelas de auditoria criadas pelo próprio desenvolvedor ou DBA.

Performance da auditoria

Agora vamos à parte principal deste artigo: Evite auditar objetos do BD ou operações desnecessárias. Audite somente o que for necessário pelo tempo necessário, pois ela gera consumo adicional de CPU e I/O, e consequentemente degrada a performance do BD.

Testes de auditoria padrão publicados no White Paper “Oracle Database Auditing: Performance Guidelines” em 08/2010, realizados em um BD Oracle 11GR2, gerando aproximadamente 250 registros de auditoria por segundo, usando 50% da CPU antes de habilitar a auditoria.

De acordo com os testes realizados pela Oracle, ao habilitar auditoria padrão do Oracle com gravação em uma tabela do BD (Audit Trail Setting = DB), tivemos uma degradação de 4,57% de I/O e 8,77% no consumo de CPU. Se for habilitado o modo de gravação extendido (Audit Trail Setting = DB_Extended), o desempenho fica ainda pior. O consumo de I/O aumentou quase 3X e o consumo de CPU quase dobrou. Se você prioriza performance e precisa realmente habilitar auditoria, considere o uso da auditoria padrão com gravação em arquivos do SO (Audit Trail Setting = OS), pois esta configuração é a mais light, adicionando um sobrecarga média de apenas 1,39% de I/O e 1,75% de CPU.

Bom pessoal, por hoje é só!

[]s

Referências

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 4.2 / 5. Contagem de votos: 23

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress