Pular para o conteúdo

GUOB Tech Day 2013

GUOB Tech Day 2013

No dia 10/08/2013 ocorreu o GUOB Tech Day 2013. Evento que reuniu alguns dos principais profissionais de tecnologia Oracle no mundo e que já virou referência no calendário mundial.

Nós do GPO (Grupo de Profissionais Oracle) estivemos lá e vamos contar um pouco do que foi esse grande evento. Eu enfatizo a palavra “pouco”por que é impossível sintetizar tudo o que ocorreu em apenas um artigo.

Esse artigo conta com a colaboração de Sergio Wilians, Victor Armbrust, Roberto Maccabelli (equipe GPO) e Bruno Reis (colaborador e articulista do GPO).

Chegamos por volta dás 6:50. Nesse horário o credenciamento já estava organizado e recebendo os primeiros participantes do evento. Encontramos logo o André Dutra, outro de nossos articulistas, e o Marcus Vinícius, um dos tantos Oracle ACEs presentes no evento e que faz parte do conselho técnico do GUOB. Para aqueles que assistiram o último Café com o GPO, o Vinicius é aquele que prometeu escrever mensalmente para o GPO e ainda não o fez (cobrada básica Vinícius, nada pessoal).

Após um rápido bate-papo nos encontramos com o Eduardo Hahn, presidente do GUOB. Ele nos recebeu com a cordialidade esperada de sempre e enfatizando que o procurasse caso necessitássemos de algo. Felizmente estávamos munidos com todo o tipo de aparato técnico (notebook, smartphones, tablets, câmeras, etc…) e mesmo assim vocês observarão que apesar de todos esses eletrônicos, as fotos ficaram na melhor das hipóteses um lixo. Da próxima vez ou aprendemos a tirar fotos, ou contratamos alguém para fazer isso.

Continuando, não demorou muito para que mais e mais profissionais chegassem. O credenciamento foi ficando cada vez mais agitado e começou um dos mais importantes pontos de um evento como esse.  O networking !

O período dás 7:30 ás 8:30 foi o momento que encontramos mais figuras conhecidas de nossa comunidade. Bruno Reis, Fábio Prado e Ricardo Portilho (articulistas GPO), Rodrigo Mufalani, André Santos, David Siqueira (Oracle ACE) e tantos outros que se fossêmos enumerar, já daria um folha inteira. Cada minuto no GUOB Tech Day é sempre muito proveitoso !

Pontualmente ás 8:30 se iniciou a abertura do evento. Eduardo Hahn recebeu a todos com muito ânimo e prestigiou a aqueles que se esforçaram para comparecer ao evento. Também agradeceu o grande apoio que a comunidade deu na divulgação, citando todos os blogueiros e é claro o GPO. Nesse momento deu para avaliarmos o quanto esse esforço foi realmente válido, pois o público era grande.

Logo após entraram no palco Marina Neumann da Oracle e Pablo Ciccarelo da OTN Latino America. Ambos falaram sobre o GUOB e a importância de eventos desse nível em solo Brasileiro. O ponto fonte desse momento foi quando Pablo explicou sobre o funcionamento do programa Oracle ACE.

Antes de começar a discorrer sobre as palestras, falarei um pouco sobre o networking café e a organização. O primeiro foi uma extensão do credenciamento regado a muitos comes e bebes. A organização do GUOB Tech Day deu realmente uma aula de como se organiza esse que para muitos é um dos grandes pontos altos do evento.

Nesse momento estudantes, profissionais júniores, plenos e seniores, Oracle ACEs, congressistas e staff da Oracle confraternizavam juntos e trocavam cartões e experiências. Você podia saltar entre as diversas rodas que se formavam em vários pontos e acompanhar discussões técnicas, orientações e todo o tipo de informação que qualquer um do mundo Oracle gostaria de acompanhar. Não havia distinção, apenas troca de conhecimento e muita didática e simpatia partindo dos mais experientes.

Foi no Networking Café do período da tarde que tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente Tim Hall, criador do Oracle Base e Oracle ACE Director. Tivemos um longo bate-papo com ele e com Rodrigo Almeida, que resultou em uma verdadeira aula sobre como conciliar trabalho, família e atividades na comunidade. Quando mencionamos o fato da falta de tempo para escrever artigos, ele nos disse o seguinte:

“Textos gigantes de várias páginas não é artigo, é manual. Se os profissionais quisessem ler manual, acessariam o site da Oracle que tem ótimos documentos lá. Artigo tem que ser sempre objetivo. Seguindo essa receita, fica mais fácil encontrar tempo para escrever.”. Fica a lição de um dos maiores expoentes sobre tecnologia Oracle do mundo !

Para fechar com chave de ouro essas sessões de networking, foi acertado que o Rodrigo Mufalani seria o nosso mais novo articulista.

Os relatos acima mostram o quanto é importante o networking café em um evento desse porte. Muita coisa interessante pode acontecer nesses momentos de “descontração”, coisas que facilmente tiram o foco das palestras, mas que foram gentilmente lembrados pelo pessoal da organização, que conduziam todos aos seus lugares.

Voltando as palestras, abaixo você terá pequenos reviews sobre cada uma delas. Se também fossêmos descrever todas, teríamos que destacar umas 50 páginas no minímo. Temos certeza de que o que citaremos será o suficiente para incentivá-los a comparecer no evento do ano que vem e acompanhar de perto.

PL/SQL: Stop Making the same Performance Mistakes e Using an assortment of caching techniques to improve performance of SQL containing PL/SQL calls.

Apresentadas por Tim Hall, que demonstrou com maestria como evitar erros crassos nas construção de códigos PL/SQL, além de exemplificar como construir soluções mais performáticas.

External tables instead UTL_FILE guys !

RAC12c Nuevas Caracteristicas e 12c Databases Nuevas Caracteristicas para DBA

Essas duas palestras foram apresentadas por Joel Perez, Oracle ACE Director. Altamente concorridas, Joel falou sobre as esperadas novas características do Oracle 12c e sobre como os DBAs irão se beneficiar delas.

Alta disponibilidade e alta performance com o MySQL Cluster 7.3

Apresentado por Airton Lastori, a concorrida palestra sobre o MySQL Cluster onde Airton mostrou sobre todas as vantagens como alta disponibilidade (99,999%) e escalabilidade. Além da constante evolução apresentada nos últimos anos.

Licenciamento de Tecnologia, Mitos y Realidades

Apresentado por Arnaldo Tramontando, essa esclarecedora palestra explicou em detalhes as formas de licenciamento e seu melhor uso.

Building Better Applications User Experience with the Oracle Fusion Applications User Experience Designer Patterns

Apresentado por Ultan Ó Broin Diretor de Application UX da Oracle, essa excelente palestra que não teve o merecido comparecimento na platéia, explanou sobre os recursos de usabilidade para desenvolvedores ADF e o uso de padrões do projeto UX (User eXperience).

Database Installation and Administration – Operating System Requirements: What they are ? Why I should use them ?

Apresentado pelo Oracle ACE Marcus Vinicius, sim, aquele que citamos no começo do artigo. Vinicius mostrou toda a sua experiência com instalação e administração de banco de dados Oracle, citando dicas valiosas na implementação de novos projetos.

What’s new in Java EE 7

O Java Evangelist Bruno Borges apresentou as novidades do Java EE 7

Lendas do Oracle

Apresentado por Ricardo Portilho, ele desconstrói os diversos mitos sobre banco de dados oracle. O vídeo de entrada da palestra pode ser encontrado no link abaixo:

https://profissionaloracle.com.br/blogs/portilho/2013/08/11/lendas-do-oracle/

Why Choose Oracle Linux for your Oracle stack

Apresentado por Leandro Camargo, nessa palestra ele apresentou as vantagens do Unbreakable Linux Kernel.

Infelizmente não conseguimos acompanhar todas as palestras. No próximo iremos nos programar melhor e se preciso requisitar a ajuda dos nossos colaboradores que comparecerem ao evento.

Encerramento

O que me chamou a atenção durante o encerramento foi que a evasão foi muito pequena. O pessoal aguentou firme até o final.

Após o discurso final do Eduardo Hahn, e a oportunidade que nos foi dada para divulgar o trabalho do GPO, começaram os sorteios que distribuíram Ipad, cursos da Nerv Informática, ingresso para a Oracle Open World e até um jantar no Fogo de Chão com os palestrantes.

Conclusão

Mais uma vez o GUOB Tech Day provou que o evento veio para se firmar como o principal evento técnico sobre tecnologia Oracle no Brasil e no mundo. Se você não conseguiu acompanhar o evento desse ano, se programe para o próximo.

O GUOB está de parabéns pelo profissionalismo e competência demonstrados. Nós do GPO ficamos realmente contentes em poder acompanhar toda a evolução que o evento tem demonstrado ano a ano.

Agradecimentos

Agradecemos a nossos colaboradores que nos apoiaram nesse evento, em especial a Bruno Reis que nos ajudou na cobertura.

A Eduardo Hahn e toda a equipe do GUOB pela oportunidade de mostrarmos mesmo que brevemente o nosso trabalho com a comunidade Oracle.

Curiosidades

  • Tim Hall adorou o pão de queijo do evento. Por pouco ele não comeu a travessa inteira.
  • Para provar que realmente estava disposto a se tornar articulista do GPO, Rodrigo Mufalani twitou direto do evento para todos os seus seguidores (espontâneamente forçado)
  • Ricardo Portilho veio paramentado com a camiseta de sua empresa de treinamento, a Nerv Informática, na qual podia-se ler os seguintes dizeres: “NUNCA SERÃO !”.
  • Body Builder, Mendigo da Sé, Hobbit e jogador de Badmington são os apelidos carinhosos de alguns dos Oracle ACEs que estavam no evento. E um deles não possui sobrenome.

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 4.2 / 5. Contagem de votos: 31

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress