Pular para o conteúdo

Oracle Database – Funcionalidades de consolidação de ambiente e criação de um pluggable database

Oracle MULTITENANT – Criação de um Pluggable Database

Neste artigo nós iremos discutir novas funcionalidades do Oracle Database 12c relacionadas a consolidação de ambiente. Então veremos como criar um pluggable database e uma introdução a esta nova arquitetura do Oracle 12c voltada para a nuvem.

Oracle Multitenant – Visão Geral

Em 2013 a Oracle lançou publicamente o seu novo release de base de dados, o Oracle Database 12c, que veio com uma série de novas funcionalidades, porém, uma delas me chamou muito a atenção, pois trata- se de um assunto que eu gosto muito que é consolidação de bases de dados. Na guia de features abaixo de consolidation, iremos encontrar o MULTITENANT, aposto que também ficou curioso tanto quanto eu para saber o que é isso que todos estão comentando em fóruns e em blogs sobre essa mudança de paradigma sobre como o Oracle funciona.

O que é o MULTITENANT? É uma funcionalidade do Oracle construída especialmente para a nuvem, que permite o DBA consolidar diversos bancos de dados em uma única estrutura sem criar dezenas de instances. Essa nova arquitetura veio para simplificar o processo de consolidação na nuvem, permitindo que bases de dados plugáveis estejam conectadas a um mesmo container database, isolando-as de uma maneira que um DBA não conseguia antes através de schemas. Mesmo sendo uma funcionalidade desenvolvida para a nuvem, irá ser útil em diversas empresas para consolidação de ambientes, migrações, aplicações de patches, alta disponibilidade e etc.

Quando tínhamos que separar bases de dados em um mesmo servidor, antes do Oracle database 12c tínhamos que criar várias instancias, o que criava uma série de processos no S.O (duplicados ex.: SMON, PMON para cada instance), alguma memória para essas bases de dados entre outros recursos. Algumas das desvantagens eram observadas na hora de se aplicar patches que mexiam em binários e no catálogo do Oracle, pois todos os databases precisavam sofrer essa mudança ao mesmo tempo *** A menos que você tivesse mais de uma versão de binários instalada no servidor.

Com a nova arquitetura do Oracle 12c, você irá ter apenas 1 ou mais container databases e até 252 pluggable databases que estarão conectados nesse container database principal.Fazendo uma analogia barata “o plugable database seria quase um schema” de uma versão anterior do oracle nessa nova arquitetura, porém, podemos criar schemas dentro do plugable database, o que do ponto de vista de aplicação continua sendo a um database normal como qualquer outro.

 

1

A figura acima mostra bem o que eu expliquei sobre desperdício de recursos quando se tem várias instances no mesmo ambiente, mas, por uma questão de segurança e regras de negócio, há casos em que você era obrigado a separar databases em um mesmo servidor.

Entraremos mais afundo no assunto pluggable database e nessa nova funcionalidade do Multitenant, e este artigo irá guia-lo na criação de um novo banco de dados pluggable database ligado a um container database previamente criado pela instalação padrão do Oracle Database 12c.

Antes de mais nada, você precisa ter previamente baixado e instalado o Oracle 12c Enterprise Edition diretamente do site da Oracle no link abaixo, se ainda não fez, faça o download e instale o software Oracle.

http://www.oracle.com/us/downloads/index.html#menu-downloads

2

Obs.: Não irei abordar a instalação do Oracle Database 12c neste artigo, pois ela é bem simples e fácil. O Oracle Universal Installer é uma ferramenta bem intuitiva e quem já utilizou a mesma antes não terá dificuldades com a da versão 12c.

Irei mostrar neste artigo como é simples, através do nosso conhecido DBCA (Assistente de Configuração de Bancos de Dados), criar e gerenciar bancos de dados plugáveis em questão poucos segundos.

1. Abra o DBCA e escolha a opção Gerenciar Bancos de Dados Plugáveis

3

2. Escolha a opção criar um banco de dados Plugável

4

3. Escolha o Container DB onde o seu pluggable database será criado e também forneça a senha do usuário SYS do banco de dados de container. No nosso caso, o nome do Banco de Dados Container é o ORA12c que foi o nome que escolhi durante a instalação do produto Oracle Database 12c e fiz a criação de um database container no momento da instalação.

5

4. Escolha a opção criar um novo banco de dados Plugável

6

5. Forneça o nome do banco de dados plugável que deseja criar

7

6. Tela de resumo da criação do banco de dados plugável

8

7. Tela de progresso da criação do novo banco de dados pdb12c2

9

8. Banco de dados pdb12c2 criado com sucesso.

10

9. A configuração via DBCA já ajusta e cria o serviço no listener assim como em qualquer outra instalação do Oracle.A tela abaixo mostra uma entrada de tnsnames.ora que fiz no meu notebook para acessar o banco de dados plugável recém criado pdb12c2.

11

10. O acesso foi feito via instant client 11.2.0.3 normalmente através do sqlplus conforme mostrado abaixo

12

11.Foram realizadas algumas consultas ao dicionário de dados para ver algumas diferenças como datafiles e etc. Note que apenas alguns datafiles ficam disponíveis para um pluggable database

13

12.No que ao realizar a mesma consulta no Container database ele mostrou outros datafiles

14

13.Criando um usuário e objetos dentro do banco de dados plugável

15

Conclusão  

Essa nova funcionalidade é fantástica e olha que ainda não deu tempo de explorar toda sua capacidade. Irei escrever mais artigos sobre o Oracle 12c e com certeza voltarei a falar sobre o MULTITENANT que foi até agora a funcionalidade que mais me chamou a minha atenção como DBA e apaixonado pela tecnologia Oracle.

Alguns documentos de referência

  • http://www.oracle.com/technetwork/database/enterpriseedition/documentation/database-093888.html
  • http://www.oracle.com/technetwork/database/oracle-database-editions-wp-12c-1896124.pdf

Espero que este artigo possa ser uma peça de valor para seu conhecimento,

Até o próximo.

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 32

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress