Pular para o conteúdo

Backup RMAN – Conceitos básicos para backup e restore do Banco de Dados Oracle

Backup RMAN conceitos básicos

RMAN

O RMAN é uma ferramenta nativa do Banco de Dados Oracle, que foi incorporada na versão 8i. O RMAN não precisa de licenças adicionais para ser utilizado, uma vez que o Banco de Dados é instalado, o RMAN também é instalado e já pode ser utilizado. A ferramenta RMAN facilita o trabalho do DBA em suas tarefas de  backup e restore, com uma vasta gama de comandos para gerenciamento dos backup, esta ferramenta imprescindível para quem quer realizar backups do Banco de Dados Oracle de forma segura.

Backup consistente

O backup consistente é o backup realizado com o Banco de Dados fechado, porém, ele somente será consistente se o Banco de Dados for fechado pelos comandos shutdown immediate ou shutdown normal ou shutdown transactional, em caso de shutdown abort, ele não é consistente, pois as informações do redo log files ainda não foram escritas nos datafiles.

Backup inconsistente

O backup inconsistente é feito com o banco aberto e necessita dos archive logs para realizar o recover media e garantir a consistência do Banco de Dados “pós-recover”. A consistência do backup será feita através do archive log, ou seja, uma boa pratica é realizar o backup dos archive logs logo após realizar o backup do Banco de Dados.

Local de armazenamento do backup

O backup RMAN pode ser armazenado tanto em disco interno no próprio servidor do Banco de Dados quanto em disco externos entregues via SAN, NAS, iSCSI, etc…  e também pode ser armazenado em fitas LTO

Politicas de retenção das posições de Backup

Você pode especificar nos parâmetros de configuração do RMAN, para que ele registre por quanto  tempo ele deverá guardar a posição dos backups antes de marca-los como obsoleto. Isso é muito útil para que backups que não façam mais parte de sua estratégia sejam apagadas após a execução do comando de deleção de backups obsoletos.

Backup incremental a nível de blocos

O  RMAN consegue realizar backups à partir de um backup full, fazer um backup incremental  a nível de blocos modificados. isso diminui o tempo da janela de backup e também o tamanho que o backup irá ocupar.

Armazenamento das informações sobre os backups

Repositório

Quando um comando de backup é executado dentro do RMAN, as informações sobre o backup, precisam ser armazenadas em algum lugar, para isso, existe o repositório. O repositório é uma coleção de metadados que contém informações necessárias sobre as atividades de backup, restore e gerenciamentos do RMAN. Existem duas maneiras, para armazenar estas informações, dentro do controlfile e no catalogo.

Controlfile

O RMAN sempre armazenará as informações do repositório no controlfile, independentemente se a atividade de backup irá utilizar o catalogo para armazenar estas informações também. Dentro do Controlfile, são gravados dois tipos de registros, os registros circulares e os registros não circulares.

Não Circular

São informações criticas que não podem ser alteradas e nem sobrescritas.

Circular

informações não criticas que podem ser sobrescritas se necessário, são registro que são continuamente gerados no Banco de Dados. É neste tipo de registro que o repositório do RMAN se enquadra.

Vale salientar que o controlfile tem um tamanho máximo que ele pode atingir, ou seja, o tamanho de um controlfile é limitado.

Catalogo

Podemos armazenar as informações dos backups realizados via RMAN em um repositório que fica em um Banco de Dados que não seja o da origem dos dados, isso é chamado de catalogo. O catalogo nada mais é que um schema criado em um Banco de Dados separado para fim exclusivo de armazenamento do repositório.

Principais benefícios em se utilizar o Catalogo:

  • Podem ser armazenados uma quantidade bem maior de registros em relação ao controlfile.
  • Centralização de informações do backup de vários Banco de Dados em um único lugar.
  • Features que só podem ser utilizadas com o Catalogo.

No próximo artigo, será mostrados comandos de backup, restore e manutenção do RMAN.

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 4.5 / 5. Contagem de votos: 17

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress