Pular para o conteúdo

Oracle Open World 2016 – São Paulo

Oracle Open World 2016 – São Paulo

No dia 28/06/2016 eu compareci ao Oracle Open World 2016 em São Paulo. A minha intenção era conferir quais as novidades da Oracle para nós profissionais e para os seus clientes. Uma única palavra poderia definir qual é o rumo da companhia, e essa palavra é CLOUD !.

Após pegar as minhas credenciais, fui direto ao auditório principal onde seria feita a abertura do evento. Para minha surpresa, o próprio Mark Hurd (CEO Oracle) já deu a nota do que seria o tema que definiria o evento. A Oracle está investindo pesado em Cloud e demonstrou que esse é um caminho sem volta.

Mark disse em primeira mão a pláteia, que naquele dia estava sendo lançado no nosso país o ERP Cloud, junto com seu datacenter no Brasil. Apesar de já ter sido lançado em outros países, nós ainda não tínhamos acesso ao ERP Cloud, devido a nossa legislação proibir que dados financeiros e contábeis sejam armazenados fora do país. Com essa barreira eliminada, o Brasil já tinha acesso a todos os produtos da linha ERP Cloud localizados.

O ERP Cloud também veio com preços competitivos no ramo de pequenas empresas, o que mostra que a Oracle veio para brigar sério com empresas como a Totvs, que dominam atualmente o mercado nesse segmento.

E isso era apenas o começo. SaaS (Software as a Service), PaaS (Platform as a Service), DaaS (Database as a Service) e IaaS (Infrastructure as a Service) já estão disponíveis de maneira robusta para empresas de pequeno a grande porte.

Como já tinha adiantado em meu blog, se quiser conferir sobre o que estou falando, acesse o link abaixo:

http://cloud.oracle.com

Já falarei sobre esse link mais a frente no artigo.

Diversos keynotes aconteciam simultâneamente em várias salas. Como resolvi me aprofundar no tem cloud, quase não consegui acompanhar. O fato de eu também só poder comparecer no primeiro dia, não ajudou muito.

Assisti apenas a Modernize sua empresa com o Oracle ERP Cloud.  Como os palestrantes Ricardez Gerardo (Diretcor, Cloud Applications Development) e Tojo Hernan (Director, Financials Strategy).

Rodei bastante os stands. Grandes parceiros da Oracle como a Ação, Bertini, entre outras, estavam lá. Fica a impressão de que o evento encolheu bastante em área de exposição, principalmente levando em conta que o Java One estava acontecendo no mesmo espaço físico.

Os stands da Oracle ocupavam pelo menos ¼ da área, exagerando um pouco. Andando entre Exadatas, Exalogics e SuperClusters, fui ao totem solicitar informações principalmente sobre IaaS. Após escolher as informações no totem, ganhei uma senha que me garantia um atendimento personalizado. Muito organizado e rápido ! Fui atendido pelo Armando Martinez, profissional muito competente que me mostrou na própria plataforma da Oracle o funcionamento do IaaS. Tenho que admitir que fiquei entusiasmado com o que vi !

Resumindo, após escolher quais produtos eu gostaria de instalar através do Oracle Market Place, era possível montar diversas máquinas virtuais, discos, distribuir memória e processadores e fazer a instalação de servidor de aplicação, banco de dados, etc… Instalações pré-configuradas ou de acordo com sua necessidade. Estou falando de dezenas de produtos disponíveis, que vão desde PHP até Joomla !

Para conferir isso, acesse o link que disponibilizei acima. Faça o cadastro e solicite um Free Trial que te dá acesso a toda essa estrutura !

Uma coisa eu garanto, você gostará muito do que irá ver e tenho certeza de que se empolgará, como eu me empolguei.

Networking

Claro que eventos como esse são oportunidades de networking. Encontrei velhos conhecidos como Rodrigo Almeida, David Siqueira, Eduardo Hahn (GUOB), Alex Zaballa entre tantos outros.

Tenho que admitir que foi muito bom rever a todos. Devido a correria do dia a dia, muitas vezes nossos contatos se resumem a esbarrões em eventos como esses. Sempre é gratificante a troca de informações e as risadas (que não são poucas) que esses encontros proporcionam.

Não foi no OOW2016, vá no próximo !

Para aqueles que perderam, só posso dar a dica para que não perca o próximo. Seja para ver as novidades que a Oracle nos trás, ou para networking ou mesmo para confirmar uma tendência de mercado. Não importa o motivo, mas vá !

Abaixo algumas fotos que tirei do evento. Espero que o meu relato sirva para mostrar pelo menos uma pequena parcela, do que foi esse evento.

Um grande abraço,

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 14

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress