GPO ( Grupo de Profissionais Oracle )
A maior comunidade Oracle do Brasil !

Oracle Cloud Day Irlanda

Neste artigo não teremos detalhes técnicos dos serviços e sim uma visão macro das novidades que a Oracle apresentou neste evento.

Oracle Enterprise Cloud Strategy

Modelo apresentado pela Oracle de estratégia corporativa em Cloud. Até 2020 estima-se uma grande adoção aos serviços em Cloud devido a melhoria do nível de maturidade das empresas.

Uma pesquisa interessante foi feita pela RightScale em 2016 e 95% dos entrevistados dizem fazer uso de algum serviço em Cloud.

Esta pesquisa identificou pontos interessantes:

  • 17% das empresas possuem mais do que 1000 VMs rodando em public cloud;
  • A segurança não foi mais identificada como fator #1 no quesito desafio. Outros fatores como infraestrutura, recursos e expertise entraram na lista;
  • A adoção de DevOps cresceu 74% nas empresas.

O gráfico abaixo é utilizado na decisão no caminho de adoção de modelos em Cloud:

Oracle Engineered Systems Cloud Services

A Oracle mencionou que alguns serviços em Cloud para Engineered Systems são idênticos aos oferecidos on-Premise como por exemplo o Exadata Cloud Service, Big Data Cloud Service, Database Cloud Service permitindo a movimentação de workloads entre on-Premise <> Cloud.

Data Integration Cloud

Serviço que permite a movimentação de dados on-Premise para Cloud com foco em ambientes DW e Analytics.

Virtual Assistant (ChatBots) Platform

Plataforma que permite conversas contextuais através do uso de Chatbots para agilizar pedidos padronizados e faz procura específicas de informações empresariais etc.

Big Data Discovery Cloud Service

Serviço com foco na rápida procura de dados usando Apache Spark transformando-os em business insights.

Oracle NoSQL Database Cloud Service

– Roda utilizando o hardware do BDA (Oracle Big Data Appliance);

– 3 Nodes por storage em servidores dedicados;

– Os servidores, rede e storage são administrados pela Oracle (redução do CAPEX);

– A Oracle mantém o ambiente e serviços (redução do OPEX).

Serviços em Cloud para banco de dados

De uma forma geral o OCS (Oracle Cloud Services) para banco de dados possui 7 divisões de serviços:

  1. Oracle Database Cloud Service;
  2. Oracle Database Backup Cloud Service;
  3. Oracle Database Cloud Service – Bare Metal;
  4. Oracle Database Exadata Cloud Service;
  5. Oracle Database Exadata Cloud Machine;
  6. Oracle Database Exadata Express Cloud Service – Managed;
  7. Oracle Database Schema Cloud Service – Managed.

Não entrarei em detalhes de todos os serviços e o foco será no primeiro e segundo item da lista acima, ODCS e ODBCS respectivamente.

Oracle Database Cloud Service

Neste primeiro item, o ODCS (Oracle Database Cloud Service) é o serviço em Cloud em que a Oracle disponibiliza seu RDBMS nas versões 11g, 12.1 e 12.2 (sendo esta última versão no primeiro momento disponível apenas em Cloud). A estrutura de edições em Cloud da Oracle mudou em comparação ao tradicional on-Premise que temos atualmente.

As edições são:

  • SE: Standard Edition;
  • EE: Enterprise Edition;
  • EE/HP: Enterprise Edition High Performance;
  • EE/EP: Enterprise Edition Extreme Performance.

Abrindo um parênteses para a versão 12.2.0.1, o Mike Dietrich fez um post comparativo interessante referente as mudanças dos parâmetros do Oracle nas versões 11.2.0.4, 12.1.0.2 e 12.2.0.1 além de mencionar os novos parâmetros da versão 12.2.0.1.

Segue o link ! 

Outro detalhe é que segundo a Oracle, a versão 12.2 recebeu melhorias em seu desempenho na parte de In-Memory podendo performar até 60X mais rápido do que o In-Memory da versão 12.1.

Referente a cobrança desses serviços, a Oracle dividiu em quatro tipos de cobrança. Cada modelo possui a sua particularidade. A diferença básica das formas de cobrança são as opções por mês ou hora no Metered e apenas por mês no Non-Metered. Lembrando que estes tipos de cobrança poderão sofrer alterações de acordo com a política da Oracle.

Segue abaixo os métodos de cobrança:

  • Metered Services
  • Virtual Image
  • Non-Metered Services
  • Non-Metered Virtual Image 

Oracle Database Backup Cloud Service

Neste segundo item, o ODBCS (Oracle Dabatase Backup Cloud Service) consiste em um serviço escalável, seguro onde é possível efetuar backups dos bancos de dados Oracle para a Oracle Cloud. Também é possível utilizar outras ferramentas de backup (como por exemplo o CloudBerry Lab’s e o Oracle Enterprise Manager Cloud Control 13c) além do tradicional RMAN para efetuar os backups.

O Oracle Dabatase Backup Cloud Service é válido apenas para armazenar backups para banco de dados Oracle. A Oracle disponibiliza um outro serviço (Oracle Storage Cloud Service) que permite armazenar outros tipos de dados.

Antes de iniciar qualquer tipo de instalação recomendo a leitura do documento abaixo:

Oracle Database Backup Cloud Service FAQ (My Oracle Support Doc ID 1640149.1)

O link abaixo é referente ao procedimento de instalação do módulo de backup.

Como instalar o Oracle Database Cloud Backup Module

Antes que passe pela sua cabeça a pergunta: mas como será a latência se eu fizer um backup RMAN do meu banco de dados no meu Data Center de 1TB para a Oracle Cloud? Já adianto o seguinte: a sua infraestrutura precisa ser compatível em termos de velocidade para que processos deste tipo possam ser implementados com sucesso.

Entretanto, para minimizar problemas deste tipo, a Oracle possui um serviço interessante chamado FC (FASTCONNECT). Este serviço faz parte do Oracle Network Cloud Service. O FC é uma conexão de alta velocidade entre o Data Center do cliente e o Data Center da Oracle via fibra e é um serviço que está sujeito a viabilidade técnica obviamente.

Para finalizar este artigo, a Oracle disponibiliza por 30 dias (gratuito) a utilização de alguns serviços em Cloud. O Oracle Backup Cloud Service é um serviço interessante para ser testado. Não há necessidade de inserir cartões de crédito no registro (quando fiz o cadastro não foi necessário). Vale a pena fazer o cadastro para conhecer melhor o que a Oracle tem a oferecer de serviços em Cloud.

Para mais informações acesse cloud.oracle.com/database.

Share

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *