GPO ( Grupo de Profissionais Oracle )
A maior comunidade Oracle do Brasil !

Oracle Live SQL


O Oracle Live SQL é um serviço da Oracle para aprendizado de SQL e PL/SQL. Feito em Apex, ele dá aos seus usuários acesso a uma base de dados Oracle e todo o conteúdo necessário para iniciantes se aprofundarem na linguagem.

Para acessar o Live SQL, acesse o link abaixo:

https://livesql.oracle.com/

É necessário ter uma conta Oracle. Caso não tenha, você pode criar na mesma hora.

Após fazer o login, essa é a tela de boas vindas:

Em SQL Worksheet, você pode executar comandos SQL e inclusive salvar os scripts que montar clicando no botão Save.

Eu tinha dito PL/SQL também, certo ?

Em My Session, você recebe na tela inicial, todos os statements executados até o momento. Caso tenha iniciado uma nova sessão, pode clicar em Previous Session e acessá-los. Você também pode executá-los diretamente por essa página.

Em Utilization você tem acesso a todos os dados de utilização de sua sessão (observe que existe um limite de 480 minutos de utilização).

EM NLS você tem acesso a todas as variáveis da sessão do National Language Support. Curiosamente, todas as variáveis foram apresentadas em branco.

Voltei em no SQL Worksheet e executei o comando abaixo:

Aparentemente funcionou, então voltei na opção NLS:

Veja que além do Date Format, ele acabou setando todos os outros com valores default. Você pode alterar qualquer um deles, apenas utilizando ALTER SESSION.

Vamos agora para o menu Schema. O Live SQL permite que você crie seus próprios objetos no seu schema, ou utilize uma série de schemas prontos:

Em Quick SQL, você tem acesso a uma ferramenta que facilita a criação de scripts DDL (Data Definition Language) através de exemplos já definidos. Clique em Sample, escolha o tipo de modelo e clique em Copy to worksheet.

EM My Scripts, você pode subir os seus próprios scripts para sua biblioteca de scripts pessoal.

E na última e mais interessante opção do menu (Code Library), você tem acesso a diversos tutoriais e scripts para o seu aprendizado. São quase mil no total !

O Live SQL é uma ferramenta indispensável para quem quer aprender SQL e PL/SQL. Tudo o que é necessário para esse aprendizado, está acessível de maneira simples e prática !

Claro que nem tudo são flores ! Nos meus testes iniciais com a plataforma, tive problemas com lentidão e um timeout estilo Oracle se apresentou de maneira mais frequente do que deveria.

Tenho certeza de esse problemas se resolverão em breve. Além disso, não são impeditivos para sua utilização.

Ah, um último detalhe. O Live SQL roda no banco de dados Oracle 19c ! 🙂

Bom pessoal, espero que esse overview seja útil para vocês. Dúvidas podem ser enviadas através do contato no meu perfil.

Share

You may also like...

2 Responses

  1. Theo disse:

    Não conhecia o Live SQL. Muito bom !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.