Pular para o conteúdo

DBA Brasil 4.0 – Eu estive lá !

DBA Brasil 4.0

Ontem dia 04/05 eu estive no evento DBA Brasil 4.0, promovido pelo pessoa da DBA Brasil.

Depois de levar 1:20 de São Bernardo para a Faculdade Impacta no Bom Retiro, consegui chegar ás 8:20 e fazer o check in. Nesse momento a galera já estava começando a chegar em massa ao evento.

Após o credenciamento que foi rápido e ocorreu sem problemas, fui me juntar ao pessoal no café e fazer uma social. Lá já encontrei camaradas das antigas, como o André Santos, o Wagner Vinicius, o Adriano e o Régis Araújo (@thunder_catz) que fazia parte do staff do evento. Sem falar nos palestrantes Fábio Prado (@fbifabio), Alex Zaballa (@zaballa), Franky Weber Faust (@frankyweber) e Rodrigo Almeida (@rman).

Percebam que as fotos estão no padrão Willians de qualidade. Não esperem nada melhor do que isso.

Ás 8:45 foi feita a abertura do evento:

A abertura foi assim, pertinho do pessoal. Nada de palco ou slides. Isso me fez lembrar um pouco dos antigos eventos, onde todo o staff, assim como os palestrantes, ficavam lado a lado dos participantes. E o DBA 4.0 foi exatamente dessa maneira. Um resgate dos bons e velhos tempos !

Ás 9:00 eu fui para a minha primeira palestra, a do Fábio Prado (@fbifabio) com o tema Como influenciar o Otimizador do Oracle para melhorar (ou piorar) o desempenho das instruções SQL. O Fábio como sempre com maestria, mostrou como influenciar nas performances de pesquisas no banco de dados.

Antes de eu começar a falar sobre as outras palestras, quero que saibam que eram entre 7 a 8 simultâneas. Como podem observar na grade abaixo:

Infelizmente, por motivos alheios a minha vontade, só pude acompanhar uma palestra por vez ! 🙂

Ás 10:10 fui acompanhar a palestra do professor Marcos Alexandruk, com o tema Privacidade, Ética e Big Data sob a Lei Geral de Proteção Dados Pessoais. A LGPD é um assunto que tem atraindo muita atenção nos últimos tempos.

Ás 11:00 foi a vez de acompanhar a palestra do José Laurindo Chiappa (@jlchiappa) com o tema Alguns segredos (nada secretos) do Oracle Trace File. Nem preciso dizer que foi uma aula e tanto. Quem acompanha as resposta do Chiappa em nosso fórum, sabe do que eu estou falando.

Ás 12:00 foi a pausa para o almoço. Comemos em um restaurante dentro da própria faculdade Impacta. Apesar da quantidade de pessoas, conseguiu dar conta do recado.

Ás 13:00 recomecei a maratona e fui para a palestra do Franky Weber Faust (@frankyweber) com o tema Scripts que você deve ter quando trabalha com Exadata / GI / RAC / ASM / OPatch. Ele inclusive disponibilizou os scripts para quem quiser baixar.

Ás 14:00 eu fui acompanhar a palestra do Anderson Rodrigues Ferreira (@andersonrfgmail-com) com o tema DBAs podem criar aplicações web rápidas usando Oracle Application Express! Além de mostrar como rapidamente se pode construir uma aplicação de apoio no Apex, o Adriano forneceu um link para um curso grátis de Apex.

Após o Coffee break, fui para a palestra dás 15:20 do Rodrigo Almeida (@rman) com o tema Stand-by no Oracle Standard Single Instance. Onde ele demonstrou o uso de uma ferramenta da Dvisit a Dbvisit Standby for Oracle SE Disaster Recovery.

E ás 16:20 fui assistir a última palestra do dia, a do Alex Zaballa (@zaballa) com o tema Exploring All Options to Move your Oracle Databases to the Oracle Cloud. Nessa palestra ele explica sobre todas as opções disponíveis para migrar o seu banco de dados Oracle para a Cloud.

Ele também demonstrou uma ferramenta de sua autoria, a Migration 360.

Após a palestra, o encerramento do evento.

Conclusão

O evento DBA Brasil 4.0 foi um evento rico em conteúdo, com palestras concorridas e com uma nostalgia que remonta os excelentes eventos técnicos de outrora. Eventos esses onde os palestrantes e staff confraternizavam em um mesmo espaço, trocando experiências e conhecimento. Resumindo, é um evento imperdível para qualquer Administrador de banco de dados,e também para Developers.

Apesar de não ter participado dos últimos três, ás informações que tive dos participantes comprovam a evolução que ocorre a cada evento. Tenho certeza que novos DBA Brasil X.0 acontecerão no futuro !

Agradecimentos

Gostaria de agradecer ao Fábio Cotrim e a todo o pessoal da DBA Brasil pela oportunidade de participar desse evento.

Em breve o pessoal da DBA Brasil disponibilizará o material apresentado no evento. Vocês podem conferir através do site deles https://dbabrasil.net.br.

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 19

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress