GPO ( Grupo de Profissionais Oracle )
A maior comunidade Oracle do Brasil !

GUOB Tech Day 2019 – Eu estive lá !

GUOB Tech Day 2019 – Eu estive lá !

No dia 10/08 ocorreu o GUOB Tech Day 2019 LA OTN Tour. E eu pude acompanhar de perto, tudo o que ocorreu nesse evento que foi recheado de palestras e muito, muito conteúdo técnico e humano.

Só para se ter uma ideia, esses eram os palestrantes das dezenas de palestras e workshops.

Creio que a maioria deles dispensa apresentações.Quem acompanha o mundo Oracle já os conhece bem, principalmente os nossos camaradas brasileiros. Mas se é marinheiro de primeira viagem e não os conhece, acesse o link abaixo:

https://guobtechday2019.eventize.com.br/index.php?pagina=10

Essa foi a primeira vez que eu compareci ao GUOB no campus Vergueiro da Uninove, pois não pude ir nos dois anos anteriores. O local é bem localizado e possui diversos estacionamentos a um custo bem acessível, a menos de 300 metros da faculdade. Cheguei por volta dás 7:30 que era o horário de início do credenciamento e peguei minhas credenciais.

Apesar do horário, muita gente já tinha chegado e se juntava perto da mesa do café da manhã para conversar. Nesse momento encontrei muitos dos meus camaradas conhecidos (muitos deles palestrantes) e prossegui com o network até o horário da abertura.

Alex Zaballa @zaballa foi o mestre de cerimônias da abertura do evento, após a introdução, ele fez a apresentação os novos conselheiros do GUOB.

Observe que as fotos estão no padrão Willians @will de qualidade (um dia ainda faço um curso de fotografia) !

Em seguida, O professor Marcos Alexandruk (grande professor) dá ás boas vindas em nome da Uninove.

Logo após, Marcelo Christianini (Digital and Solution Architecture Senior Director da Oracle) toma a palavra e começa a explanar sobre as mudança nas quais o mundo está passando, explicando que até alguns anos atrás ás mais bem avaliadas empresas do mundo eram do setor de energia e petróleo, e agora são todas do setor de tecnologia. “Dados são o novo petróleo !”.

Falou também sobre a segunda geração da Cloud Oracle e também sobre o novo data center que a Oracle estava abrindo no Brasil.

Pablo Ciccarello (manager OTN Latin America) falou sobre a importância das comunidades latino-americanas e explicou sobre o programa Oracle ACE. Além de incentivar aos profissionais a escreverem mais e compartilharem os seus conhecimentos ( https://community.oracle.com/welcome ).

Logo após, ele convidou os ACEs brasileiros que estavam no evento a subirem ao palco. Da esquerda para direita Rodrigo Jorge, Matheus Boesing, Franky Weber Faust @frankyweber, Ricardo Portilho @ricardoportilhoproni e Alex Zaballa @zaballa.

Após a abertura, mais um Coffee break.

Logo após fomos direcionados a área onde as palestras seriam apresentadas. Tudo muito bem organizado e simples de acompanhar.

Como estava sozinho, era impossível assistir a todas ás palestras e workshops (eram até 9 simultâneas), vejam abaixo a programação:

Escolhi algumas e a primeira que assisti foi a do Mike Dietrich com o título Being Smarter than Chucky Norris: Fallback Strategies for Database Upgrades.

Nem preciso dizer que o Mike aparenta ser fã do Chucky Norris :). Nessa palestra ele abordou com muito bom humor, as diversas estratégias de backup e fallback, e seus prós e contras.

“Export is not backup !” disse Mike. Como vejo muita gente enfatizando isso, creio que deve ser algo mais corriqueiro do que se imagina.

A próxima palestra que assisti foi a Jedi Database Monitoring com meu camarada Ricardo Portilho Proni.

Quem já assistiu ás palestras do Portilho sabem como elas podem ser divertidas e enriquecedoras. Ele mostrou como ele trabalha no seu dia a dia no monitoramento dos bancos de dados de seus clientes. Mostrando os principais pontos de atenção e o que é realmente importante monitorar.

Após a palestra do Portilho, fui almoçar. Como tinha dito antes, o campus Vergueiro da Uninove é muito bem localizado. Além de ser vizinho de um McDonalds, há diversos restaurantes perto. Acabei optando pela Sukiya Tokyo Bowls e Noodles. Para quem não conhece, é um restaurante que serve uma gostosa comida Oriental. Recomendo !

Após comer meu Kara-ague Don, fui assistir a palestra do meu camarada sem sobrenome, o Marcus Vinicius Miguel Pedro com o tema Methods to Migrante Tour Database Cloud.

Vinícius falou sobre a expansão do OCI (Orcle Cloud Infraestructure) e discorreu sobre todos os passos e poréns para levar seu banco de dados Oracle On Premise para nuvem.

Continuando na maratona de palestras, a próxima foi do camarada Franky Weber Faust com a Navigating on the Oracle Exadata Architecture.

Franky deu uma verdadeira aula sobre Exadata ! Para quem queria conhecer sobre esse incrível hardware, foi uma palestra imperdível. Inclusive com um vídeo de um Exadata em funcionamento (o som parecia com uma secadora de roupas).

Em sequência assisti a palestra do Matheus Boesing com o tema Tips & Tricks from 20k+ as DBA on Call.

Matheus levou a sua experiência atendendo a ocorrência dos mais variados tipos que afetavam os clientes por ele atendidos. Desde alterações não programadas de aplicações a problemas de performance. Além de como resolver os mais variados desvios.

A próxima palestra por mim assistida foi a do Fabio A P Soares com o tema Gerencie seu banco de dados em DevOps, protegendo seus dados confidenciais.

Fabio mostrou os diversos produtos que a Quest possui para auxiliar os DevOps em seus processos de automação.

E finalmente a última e interessantíssima apresentação do Alex Gorbachev com o tema Back of a napkin guide to digital Future.

Nessa palestra o Alex deu um vislumbre sobre como a tecnologia foi mudando nos últimos anos e como algumas companhias (inclusive a Oracle) por pouco não perderam o time dessa nova onda (com direito a frases de desdém a Cloud do próprio Larry Elisson).

Uma curiosidade sobre o palestrante, foi o fato de ele falar o português razoavelmente, e o motivo disso é que o Alex mora no Brasil e constituiu família aqui. Ele comenta que quando veio palestrar no GUOB a alguns anos atrás, isso mudou a vida dele, fazendo com que conhecesse a sua futura esposa. Bacana não ?

Infelizmente não pude assistir ao encerramento.Era aniversário de minha esposa e precisava chegar no horário da comemoração ! 🙂

Vini, roubei uma foto do seu blog para ilustrar o encerramento ! rs

E foi assim que acabou o GUOB Tech Day 2019 LA OTN Tour.

Para aqueles que não foram esse ano, sugiro que não percam o do ano que vem ! É uma ótima oportunidade para ampliar os seus conhecimentos técnicos e networking. Seja você um DBA ou Developer.

Agradeço a organização do GUOB pela oportunidade de ter participado desse grande evento !

Abraço

Share

You may also like...

4 Responses

  1. Grande Sérgio!
    Bom te reencontrar e neste ano a promessa será cumprida!

  2. Anderson disse:

    Excelente resumo do evento! Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.